Rio Goiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Goiana
Comprimento 19 km
Nascente Diversas
Foz Oceano Atlântico
Altitude da foz 0 m
Afluentes
principais
Siriji, Tracúnhaém e Capibaribe Mirim
País(es)  Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
Brasil

O Rio Goiana é um rio brasileiro que banha o nordeste do estado de Pernambuco. A rede hidrográfica da bacia do rio Goiana tem como principais cursos d’água os rios Capibaribe-Mirim, Siriji, Tracunhaém e por ultimo o Goiana.

O rio Capibaribe-Mirim, com extensão de aproximadamente 93 km, drena a parte norte da bacia. A nascente do rio se localiza no município de São Vicente Férrer. Até as proximidades de Timbaúba, o rio apresenta regime fluvial intermitente, a partir de onde se torna perene, daí, segue de forma contínua até o município de Goiana, onde se encontra com o Rio Tracunhaém, que possui 127 km extensão, banhando o sul da bacia, formando nesse encontro o Rio Goiana, que possui daí até a sua foz no Oceano Atlântico cerca de 19 km, dos quais 10 km estão exatamente da divisa dos estados de Pernambuco e da Paraíba[1] [2] .

A bacia apresenta em total uma área de 2.847,53 km2 correspondendo a 2,90% da área total do Estado, englobando 26 municípios, dentre os quais: nove estão totalmente inseridos na bacia (Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Condado, Ferreiros, Machados, Nazaré da Mata, Timbaúba e Vicência); onze possuem sede na bacia (Bom Jardim, Carpina, Goiana, Itambé, Itaquitinga, João Alfredo, Lagoa do Carro, Macaparana e Tracunhaém); e 6 estão parcialmente inseridos (Araçoiaba, Casinhas, Igarassu, Limoeiro, Paudalho e Salgadinho).

Referências

  1. Bacia do Rio Goiana. Visitado em 26/07/2013.
  2. Estudo sobre a Bacia do Rio Goiana. Visitado em 26/07/2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.