Portal:Piauí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal em construção


 ver · editar Portal do Piauí
Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Se localiza no noroeste da região Nordeste e tem como limites o Oceano Atlântico, ao Norte, Tocantins ao sul, Ceará e Pernambuco a leste, Bahia a sudeste e Maranhão ao leste.

É constituído de 224 municípios. Sua capital é Teresina, a única capital da região Nordeste que não se encontra no litoral.

 ver · editar Cidades Principais

 ver · editar Artigo em destaque


Teresina é a capital e o município mais populoso do Piauí. É a única capital nordestina não litorânea e foi a primeira do Brasil a ser projetada. Moderna, Teresina se destaca em seus serviços de saúde e educação. Lá está localizado o Palácio de Karnak, sede do governo administrativo do Piauí, onde se concentram todos os serviços estaduais.

ler artigo »

 ver · editar Região Metropolitana
Localização e municípios abrangentes da Grande Teresina.

A única região metropolitana do estado do Piauí é a Região Integradada de Desenvolvimento da Grande Teresina. Nela se encontram 12 municípios piauienses, entre eles, a capital Teresina, sendo a cidade-sede da metrópole.

Além dos 12 municípios piauienses, nela se encontra o município maranhense de Timon, conurbado com a capital piauiense.

Ver artigo principal: RIDE da Grande Teresina


 ver · editar No Piauí você encontra
  • a árvore Carnaúba, que é nativa da região.
  • o Monumento do Jenipapo, um símbolo de bravura do povo piauiense.
  • a capital Teresina, a primeira brasileira a ser projetada.
  • o peixe Piau, que é da região e cujo nome foi dado ao estado do Piauí.


 ver · editar Turismo

O Piauí tem vários pontos turísticos, como a Serra da Capivara, Serra das Confusões e o Delta do Parnaíba.

Pedra Furada, Parque da Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara é um parque brasileiro que está localizado no sudeste do estado do Piauí,ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti. Tem 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 quilômetros. É a área de maior concentração de pré históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade - UNESCO. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados remontam presença registrada há 50.000 anos.

O Delta do Rio Parnaíba, popularmente conhecido por Delta do Parnaíba é o único das Américas e um dos únicos do mundo em mar aberto.

Formado pelo Rio Parnaíba, que tem 1.485 km de extensão, o delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Piauí e Maranhão.

Ver artigo principal: Delta do Rio Parnaíba
 ver · editar Outros Portais do Brasil
 ver · editar Álbum do Piauí
O Monumento do Jenipapo é um símbolo de bravura do povo piauiense. Lá ocorreu uma das principais guerras em prol da independência do Brasil.
Praia Pedra do Sal
Teresina e o Rio Poti


 ver · editar Você sabia que...