Portal:Caruaru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar  Portal da cidade de Caruaru
Bem-vindo ao Portal de
Hoje é sexta-feira, 26 de abril de 2024.
Este portal está on-line desde 03 de março de 2014, há 3707 dias.

Caruaru | Imagens
Comentarios na página de discussão.
 ver · editar Caruaru
Bandeira da cidade de Caruaru
Bandeira da cidade de Caruaru

Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado na região nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano e à Microrregião do Vale do Ipojuca e localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 130 km. Ocupa uma área de 920,611 km², sendo que 16,65 km² estão em perímetro urbano e os os 903,961 km² restantes formam a zona rural, e sua população em 2013 era de 337 416 habitantes, sendo então o mais populoso do interior pernambucano.


Leia mais sobre este artigo...
 ver · editar Artigo em Destaque

O Rio Ipojuca é um rio que banha o estado de Pernambuco, no Brasil.

"Ipojuca" é um termo originário da língua tupi antiga: significa "água das raízes podres", através da junção de 'y (água), apó (raiz) e îuka (podre). O rio Ipojuca tem sua nascente no município de Arcoverde, entre as localidades Pedreiras e Lagoa, à uma altitude de 876 metros. Segue a direção geral oeste-leste, da nascente até a cidade de Chã Grande, onde inflete para sudeste, mantendo-se nessa direção até a desembocadura ao sul do Porto de Suape.

Leia mais sobre o artigo...


 ver · editar História

Devido à sua posição geográfica favorável, no coração do Agreste, passagem obrigatória do transporte de gado do Sertão para o Litoral, logo se estabeleceram diversas propriedades agropastoris. Os donos das terras onde hoje se situa o município eram os "Nunes dos Bezerros", assim denominados em virtude da curta distância entre a fazenda e a paróquia de Bezerros. Admite-se que os Nunes eram remanescentes dos antigos concessionários daquelas terras, quando foram distribuídas como sesmarias. Os Nunes haviam adotado um casal de órfãos, sendo o menino, José Rodrigues de Jesus, considerado o fundador de Caruaru. Em virtude de desentendimento com a família, ele se apossou das terras que lhe cabiam por herança, a leste e a sudeste da fazenda dos Nunes. Com 20 anos já era um senhor poderoso e residia com a mulher – Maria do Rosário de Jesus – numa vivenda, a Casa Grande, no local denominado Caruaru. Com licença do Bispado de Olinda, em 1781, construiu a capela de Nossa Senhora da Conceição, que contribuiu para o surgimento de uma feirinha semanal e passou a ser ponto de convergência de novos moradores, iniciando-se assim o povoamento da região. Documentos de 1794 comprovam a existência desse povoado, "possuindo crescido número de casas", já conhecido com a mesma denominação atual.

Leia mais sobre o artigo...


 ver · editar Categorias


 ver · editar Biografia em destaque
Imagem do Mestre Vitalino.

Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino (Caruaru, 10 de julho de 1909Caruaru, 20 de janeiro de 1963), foi um artesão ceramista brasileiro. Filho de lavradores, Mestre Vitalino foi um artesão por retratar em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino, especialmente do interior de Pernambuco e da tradução do modo de vida dos sertanejos. Esta retratação ficou conhecida entre especialistas como arte figurativa.

Leia mais sobre o artigo...


 ver · editar Você sabia que...
 ver · editar Imagem destacada
Espaço Cultural Tancredo Neves


 ver · editar Colabore com o Portal

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Município de Caruaru na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Caruaru no...
b:Geografia do Brasil/Pernambuco/Caruaru
b:Geografia do Brasil/Pernambuco/Caruaru
Wikcionário Wikilivros Wikisource Commons
 ver · editar Portais relacionados