Portal:Natal (Rio Grande do Norte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal do município de Natal
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Natal (Rio Grande do Norte).

Portal do município de Natal




Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados ao município de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.


 ver · editar Município de Natal

Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal, à microrregião de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e ao Polo Costa das Dunas. A cidade nasceu às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil, numa região chamada "esquina do continente", distante 2.507 quilômetros de Brasília. É conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de "Capital Espacial do Brasil" devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim.

A capital potiguar é a capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, é a vigésima cidade mais populosa do país, detendo em 2010 uma população de 803.311 habitantes, além de ser a sede da quarta maior Região Metropolitana do Nordeste brasileiro, 15ª maior do país e 369ª maior do mundo. Deve-se observar que há áreas conurbadas à cidade, porém pertencentes aos municípios vizinhos, como Nova Parnamirim, com aproximadamente 50 mil habitantes, que é uma extensão da zona sul da cidade, dentro do município vizinho de Parnamirim, e outras áreas do aglomerado urbano da metrópole. Atrai aproximadamente 2 milhões de turistas ao ano por contar com muitas praias e belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país, o Carnatal, o que faz com que a cidade se configure como a oitava cidade mais visitada por turistas do Brasil (dado de 2005) e a mais visitada por portugueses. O município foi eleito pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo) como o melhor destino turístico do Brasil em 2007.

Historicamente, a cidade teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942 durante a Operação Tocha, já que os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustível no lugar que hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, sendo classificada como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" pelo Departamento de Guerra dos EUA, junto com Suez, Gibraltar e Bósforo. Natal é a segunda menor capital do país em área territorial e, por isso, possui uma das mais altas densidades demográficas do país.

Leia o artigo completo...


 ver · editar Artigo em destaque aleatórios
Praça André de Albuquerque.
Praça André de Albuquerque.

A Praça André de Albuquerque, também conhecida popularmente como Praça Vermelha, está situada no bairro da Cidade Alta, em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. É o ponto geodésico da cidade e também o seu marco zero. Seu nome se deve ao revolucionário André de Albuquerque Maranhão, que lutou ao lado dos revoltosos de Pernambuco na Revolução Pernambucana.

Sua criação se deu no ano de 1888, por parte da Câmara Municipal de Natal, que então renomeou a Rua Grande, dando-a o seu nome atual. Entre o final do século XIX e os tempos atuais, a praça sofreu inúmeras intervenções dos mais diversos governos, que lhe acrescentaram monumentos, modificaram seu paisagismo e adicionaram novos aparelhos públicos. A praça é uma das mais importantes da cidade, não apenas por ser o local de nascimento da mesma, mas por estar situada na confluência de prédios de grande importância para a sociedade natalense, como a Catedral Velha e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Veja mais sobre sobre esta praça


 ver · editar História

A história da Capitania do Rio Grande do Norte teve início a partir de 1535 com a chegada de uma frota comandada por Aires da Cunha, a serviço do donatário João de Barros e do Rei de Portugal, e que tinha o objetivo de colonizar as terras da região. A tentativa de colonização, porém, era impedida pela forte resistência dos índios Potiguares e de piratas franceses traficantes de pau-brasil. Estava iniciada a trajetória histórica da área situada na esquina da América do Sul.

No dia 25 de dezembro de 1597, sessenta e dois anos após a frustrada tentativa de Aires da Cunha, uma esquadra comandada pelo Almirante Antônio da Costa Valente e integrada por Francisco de Barros Rego, Manuel Mascarenhas Homem, Jerônimo de Albuquerque e Santiago, O Grande, entrava na barra do Rio Potengi. A primeira providência adotada pelos expedicionários foi tomar precauções contra os ataques indígenas e dos corsários franceses. Doze dias depois da chegada, no dia 6 de janeiro de 1598, começaram a construção de um forte sobre os arrecifes situados nas redondezas da chamada Boca da Barra. A edificação foi chamada de Fortaleza da Barra do Rio Grande e é conhecida popularmente como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, por ter sido iniciada no dia consagrado aos Santos Reis.

O forte foi concluído no dia 24 de junho do mesmo ano e, nas circunvizinhanças, logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de "Cidade dos Reis". Tempos depois, o povoado mudou de nome passando a se chamar "Cidade do Natal". Para alguns escritores, o nome Natal é explicado em duas versões: a primeira refere-se ao dia em que a esquadra penetrou na barra do Potengi; a segunda tem ligação direta com a data da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.

Veja mais sobre História de Natal
 ver · editar Você sabia...
 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem aleatória
Vista do Morro do Careca.


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Natal na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Adicione novas fotos na galeria de imagens.
  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • De suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados ao município de Natal dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Natal (Rio Grande do Norte)}} ou {{Portal-Natal (RN)}} em artigos relacionados.
 ver · editar Wikimedia
 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página