Carnatal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carnatal
'A Micareta do Brasil!'
Imagem aérea do Carnatal antes da demolição do Machadão, no bairro de Lagoa Nova.
Período de a(c)tividade 1991 - atualmente
Fundador(es) Destaque Promoções e Eventos
Local(is) Natal,  Rio Grande do Norte
Data(s) dezembro (anualmente)
Página oficial www.carnatal.com.br

O Carnatal é a maior micareta do Brasil.[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] Ocorre anualmente no começo do mês de dezembro na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Está no Guinness Book como o maior carnaval fora de época de rua do mundo.[2]

Reúne cerca de um milhão de pessoas .[8] [9] No ano de 2013, ocorrerá entre os dias 5 a 8 de dezembro no novo prolongamento da Avenida Prudente de morais.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro Carnatal ocorreu no ano de 1991 e foi realizado no centro da cidade, com apenas 3 blocos, entre eles o Bloco Caju, animados por Netinho, Banda Mel e Banda Cheiro de Amor. No circuito, havia 12 camarotes e nenhuma arquibancada. No ano de 1992 é criado o bloco Burro Elétrico, formado pelos jornalistas que cobrem o evento, o bloco Bicho puxado pelo cantor Ricardo Chaves e a banda Asa de Águia com o bloco Coco Bambu chegam para ficar. Em 1993 a estrutura era maior, a novidade foi a criação do bloco Nana Banana animado pelo Chiclete com Banana.

A festa cresceu e, devido a reivindicações de moradores do bairro, teve que ser transferida para o largo do estádio Machadão em 1994, onde foram montados 525 camarotes. Nesse ano já eram 14 blocos e mais de 50 mil foliões. Nos anos seguintes a estrutura continuou a mesma com acréscimos de mais blocos. No ano de 1997, o Carnatal teve a participação de um bloco puxado pelo grupo É o Tchan!, que tinha destacado espaço na mídia, o que contribuiu para divulgação do evento. Em 1999 o Carnatal foi a maior festa das comemorações dos 400 anos da cidade de Natal, foram 10 blocos animados pelos principais artistas da música baiana.

No ano 2000 o evento trouxe pela primeira vez a banda Harmonia do Samba e o rock invadiu o evento com a apresentação da banda Jota Quest. Neste ano, a cantora Daniela Mercury anunciou que não puxaria mais blocos de trio, sendo sua última micareta, porém voltando em 2002 para dividir o trio com Ricardo Chaves. Em 2001, a cantora Ivete Sangalo volta ao Carnatal depois de sair da Banda Eva. No Carnatal 2002, além da volta de Daniela Mercury, outra novidade foi a estreia da banda Babado Novo no bloco Caju. Em 2003 e 2004 o evento continuou trazendo muitas atrações em diferentes blocos. No Carnatal 2005, a grande novidade foi a estreia do bloco Cerveja & Coco, parceria entre Ivete Sangalo e Asa de Aguia.

O Carnatal consolidou-se como o principal evento do calendário turístico de Natal. Em 2010 compõe-se de 10 blocos, tais como puxados por bandas e cantores de axé music como também artistas potiguares e bandas de forró que fazem dessa micareta a maior do país.

Até o ano de 2010, o local do início do percurso fica na Avenida Lima e Silva com a Avenida Prudente de Moraes (largo do Estádio Machadão), no bairro Lagoa Nova. De lá, saia os trios, seguidos pelos foliões, para um percurso de cerca de 3,0 km.[10]

Mas, com o início das obras da Arena das Dunas, novo estádio para a Copa do Mundo 2014 fez com que o percurso fosse modificado no ano de 2011. Então, o Carnatal 2011 ocorreu no mesmo local com algumas modificações, o início do percurso continuou sendo na Av. Prudente de Moraes, mas o ponto de largada dos blocos foi ao lado do autódromo, no sentido zona sul-centro, em vez da antiga rotatória, sem a presença do antigo corredor da folia.[11]

Em 2013, o Carnatal terá novo percurso (Provisório) devido obras de mobilidade urbana, a Micareta em 2013 ganhará novo endereço, O percurso dos trios elétricos será na avenida Prefeito Omar O'Grady, prolongamento da avenida Prudente de Morais, já em Parnamirim, cidade da Grande Natal. [12]

Blocos[editar | editar código-fonte]

Burro Elétrico no Corredor da Folia.

O Carnatal 2012 contou com dez blocos, sendo eles:

  • Balada (bloco sucesso no Carnaval de Salvador, fará parte da folia no sábado com o ex-vocalista da Banda Jammil e uma Noites, Tuca Fernandes)
  • Caju (o bloco mais antigo do Carnatal, será animado pela artista Claudia Leitte na sexta)
  • Cerveja & Coco (parceria entre os blocos Cerveja & Cia, de Ivete Sangalo e Cocobambu, da banda Asa de Águia, saindo na sexta e no domingo com a banda Asa de Águia e no sábado com Ivete Sangalo )
  • Nana Banana (puxado pelo grupo Chiclete com Banana. Sairá os três primeiros dias de folia.)
  • Bicho (um dos blocos mais antigos do Carnatal, é puxado pelo cantor Ricardo Chaves no sábado e domingo, e por Tomate na sexta)
  • Burro Elétrico (bloco muito procurado por jornalistas, publicitários, advogados, médicos, políticos e os formadores de opinião da cidade. Puxado por Capilé)
  • Bikoka (bloco que retornou depois de alguns anos sem sair, sendo muito procurado por universitários, puxado por Netinho)
  • Pirraça (novidade da edição 2012, terá a dupla sertaneja Jorge e Mateus)
  • Swingaê (bloco do Carnatal focado em swingueira. É puxado por Parangolé na sexta, Psirico no sábado e a Banda Grafith, que participa pela segunda vez no evento, no domingo)


A comercialização dos abadás de todos os blocos foi feita no site do Ingresso Rápido e na Central do Carnatal, um espaço que além da venda dos abadás, é responsável por todos os assuntos pendentes ao Carnatal junto aos clientes. A central fica no Natal Shopping, onde na sede não só são vendidas os abadás mas como outros ingressos para eventos promovidos pela Destaque Promoções e Eventos.

Corredor da Folia[editar | editar código-fonte]

De volta ao circuito na edição 2012, o Corredor da Folia ficou localizado na marginal que liga a Avenida Prudente de Moraes a Avenida Lima e Silva, com 200 m de camarotes dos dois lados, sendo um lado os camarotes privados e outro o Camarote da Skol. Na linha de camarotes especiais, que fazem “a festa dentro da festa”, o folião tem espaços projetados para oferecer muito conforto e diversão dentro de uma estrutura especial. Nos quatro dias de festa eles têm atrações diferenciadas, como DJs, acesso à internet, salões de beleza para fazer uma produção diferente, comida e bebida, áreas de relaxamento, praça de alimentação e pistas de dança.

As arquibancadas, que não estavam presentes na edição 2011, retornam em dois setores: o Azul(com capacidade para 1,2 mil pessoas) e o Rosa(com capacidade para 950 pessoas).

Em 2013, por mudanças do local do evento, o corredor ganhará adaptação, sendo assim o novo corredor da folia terá 960 metros composto por um camarote temático, uma ala de arquibancadas para 2 mil pessoas, área para montar até 100 camarotes particulares.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Em 2002 foi imposto um limite nos horários ao Carnatal, fazendo com que o evento começasse e terminasse mais cedo, de forma a evitar o desenrolar do mesmo até a madrugada. Em 2004, a Promotoria de Meio Ambiente solicitou a redução dos horários do Carnatal, alegando a problemática da poluição sonora e interdição das ruas, danosas aos moradores e comerciantes da região.[13] O pedido, entretanto, foi negado pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, e os horários permaneceram os normais.

O Carnatal também sempre foi rondado por críticas quanto a violência: são frequentes os relatos com relação a agressões cometidas principalmente por indivíduos alcoolizados e fazendo uso de drogas, atos desrespeitosos como urinar nas calçadas e o grande número de assaltos — estes motivados pelo grande fluxo de turistas que vêm a Natal para o evento.

Com todos esses fatos, em 2007 a empresa organizadora requisitou ao governo um aumento do efetivo de policiais nas ruas durante o evento; como resultado foi criada a Delegacia do Carnatal e foram disponibilizadas ambulâncias do SAMU para atendimento aos foliões. A empresa organizadora também fez um acordo com a prefeitura para a proteção dos canteiros das avenidas e cercou alguns deles com grades — entretanto, os canteiros não-protegidos foram completamente destruídos,[14] e reeconstruídos pela empresa após o evento.

Sobre o Carnatal, Jansen Sanders do site Carnasite (site especializado em micaretas) citou: "É uma das mais bem organizadas".[15]

Carnatal e a Copa[editar | editar código-fonte]

Desde 1994 que o Carnatal é realizado no entorno do estádio Machadão. Em 2009, Natal foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. O projeto consiste na demolição do atual Machadão e a construção da nova Arena das Dunas. Especulava-se que o Carnatal teria que ser transferido para outra área da cidade.[16] Especulava-se transferi-lo para a Via Costeira, ou pro Prolongamento da Avenida Prudente de Morais, ou ainda para o bairro de Cidade Verde (no município vizinho, em Parnamirim).[17] Existia uma vertente que já falava em um Carnatal fechado no estilo Indoor[18] e muitos já criticam a opção, pois consideram que a festa deve ser na rua.[17]

Mas, no dia 6 de junho de 2010 foi anunciado que o Carnatal 2010 iria continuar no entorno do Machadão, o que se confirmou, pois o mesmo só será interditado definitivamente para demolição em 2011.[19] [20] . Assim, a Destaque Promoções e Eventos confirmou que o Carnatal seia realizado nos próximos anos na área, mas com as devidas adaptações seguindo o andamento das obras. Então, Carnatal 2011 ocorreu no mesmo local com algumas modificações, o início do percurso continuou sendo na Av. Prudente de Moraes, mas o ponto de largada dos blocos foi ao lado do autódromo, no sentido zona sul-centro, em vez da antiga rotatória, sem a presença do antigo corredor da folia.[21]

Referências

  1. Título não preenchido, favor adicionar. Carnasite.com.br.
  2. a b GloboEsporte, 24.08.2007: Carnatal, arma potiguar para sediar a Copa. Globoesporte.globo.com.
  3. Título não preenchido, favor adicionar. Carnatal.com.br.
  4. Título não preenchido, favor adicionar. Carnatal.com.br.
  5. Título não preenchido, favor adicionar. Tvpontanegra.com.br.
  6. Título não preenchido, favor adicionar. Pingado.terra.com.br.
  7. Título não preenchido, favor adicionar. Intravel.com.br.
  8. Título não preenchido, favor adicionar. Correiodatarde.com.br.
  9. Título não preenchido, favor adicionar. Carnatal.com.br.
  10. Título não preenchido, favor adicionar. Revistaturismo.com.br.
  11. Título não preenchido, favor adicionar. Noitebacana.com.
  12. {citar web | url=http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/10/destaque-lanca-oficialmente-novo-percurso-do-carnatal-2013.html | autor= |obra= | título= |data= |acessodata= |língua= }}
  13. Título não preenchido, favor adicionar. Mp.rn.gov.br.
  14. Título não preenchido, favor adicionar. Tribunadonorte.com.br.
  15. Título não preenchido, favor adicionar. 45graus.com.br.
  16. Título não preenchido, favor adicionar. Tribunadonorte.com.br.
  17. a b Título não preenchido, favor adicionar. Noticiasdorn.com.br.
  18. Título não preenchido, favor adicionar. Carnasite.com.br.
  19. Título não preenchido, favor adicionar. Nominuto.com.
  20. Título não preenchido, favor adicionar. Blog.tribunadonorte.com.br.
  21. Título não preenchido, favor adicionar. Noitebacana.com.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]