Praia de Ponta Negra (Natal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia de Ponta Negra
Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo.
Localização Natal, Rio Grande do Norte,  Brasil
Extensão da orla 4km.
Tipo de praia oceânica
Banhada por Oceano Atlântico
Forma de acesso terrestre
Lista de praias do Rio Grande do Norte

A Praia de Ponta Negra é uma praia localizada no bairro de mesmo nome em Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Depois da urbanização, a praia se tornou a mais famosa da capital e a mais visitada pelos turistas.[1]

A Praia[editar | editar código-fonte]

A praia de Ponta Negra tem cerca de 4 km de extensão e pode ser considerada uma pequena baía.[2] No extremo sul fica o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal. Caminhando em direção ao norte, percorrem-se primeiramente ao redor de 2 km da avenida Erivan França, os quais são repletos de bares, restaurantes, hotéis, boates, pequenas galerias de shopping, etc.

Ao final do trecho beira-mar da avenida Erivan França, ocorre uma bifurcação: a avenida sobe uma íngreme colina, em direção ao bairro de Ponta Negra, e o calçadão prossegue por mais 2 km, frequentados por praticantes de caminhadas (nesse trecho, existe absoluta predominância de pousadas, ocasionalmente entremeadas por barracas).

A noite em Ponta Negra é agitada, entre os atrativos, são as ruas com vários bares e discotecas para animar os turistas e visitantes, além do tradicional forró pé de serra, dança tipicamente nordestina.

Investidores[editar | editar código-fonte]

Faixa de areia, com o Morro do Careca ao fundo.

Entre o inicio e a metade da década de 2000, investidores estrangeiros (principalmente italianos, portugueses e outros europeus) começaram a investir dinheiro na região, trazendo desenvolvimento para a área.

Até recentemente, Ponta Negra era local de trabalho de pescadores e local de lazer de natalenses (à época, a Praia do Meio era o local mais turístico de Natal); somente em 1990, o turismo começou a crescer na área, depois da construção da Via Costeira. Até 1980, Ponta Negra era a mais visitada pelos natalenses (à época a Praia do Meio era a mais turística), hoje, Ponta Negra é a menos visitada pelos natalenses.

Problemas[editar | editar código-fonte]

Em 2012, o forte avanço do mar destruiu boa parte do calçadão da praia. Estão em curso uma série de obras para a recuperação do trecho.[3]

A Praia de Ponta Negra é um dos sete pontos da "Area Especial de Interesse Turístico" do litoral, por isso, a praia é vigiada 24 horas por dia por algumas das 23 câmeras instaladas ao longo do litoral de Natal.[4]

Referências

Morro do Careca, Praia de Ponta Negra e bairro Ponta Negra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeira do Rio Grande do Norte.svg A Wikipédia possui o Portal do Rio Grande do Norte. Artigos sobre história, cultura, atrações, personalidades e geografia.
SEQUÊNCIA DE PRAIAS
Oceano Atlântico
precedida por:
Via Costeira

(Natal)
 Rio Grande do Norte

Praia de Ponta Negra

(Natal)
 Rio Grande do Norte

sucedida por:
Praia de Cotovelo

(Parnamirim)
 Rio Grande do Norte


Ícone de esboço Este artigo sobre uma Praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Rio Grande do Norte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.