Turismo em Santa Catarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Balneário Camboriú, cidade turística do estado.

O Estado de Santa Catarina possui um território repleto de contrastes: as serras com suas imponentes montanhas se contrapõem ao litoral com suas belas praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas; Na arquitetura, vários municípios mantêm as construções típicas da época da colonização enquanto suas maiores cidades, como Joinville, ao norte, e a capital Florianópolis, são cidades com edificações contemporâneas e sofisticadas. Florianópolis é ainda uma cidade marcada pela forte presença de jovens, dos esportes náuticos e dos campeonatos de surfe.

Hoje, conhecer o Estado de Santa Catarina é uma oportunidade de conhecer uma peculiar combinação de nacionalidades, que se percebe não apenas na cultura, como também no patrimônio histórico. O Estado oferece grandes atrativos, como as altas temperaturas do verão, que atraem inúmeros visitantes para suas lindas praias, espalhadas por destinos como São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Bombinhas, Garopaba e várias outras, além da beleza das lagoas situadas no sul catarinense; do rigoroso frio da Serra Catarinense durante o inverno, com suas fortes geadas – às vezes acompanhadas por neve - garantindo aconchegantes e românticos roteiros. Faça frio ou faça sol, existem incontáveis opções de passeios para o ano inteiro.

No Vale do Itajaí – situado no litoral centro-norte, com destaque para Blumenau – estão concentrados destinos onde o forte é o turismo de negócios. Já no município de Timbó, o destaque fica por conta dos ótimos locais para a prática de esportes radicais como o rafting, canyoning e práticas verticais. O único porto exclusivo para passageiros do Brasil está localizado na cidade de Itajaí, recebendo vários cruzeiros nas temporadas de verão.

Outra região que se destaca é a região oeste catarinense, conhecida como Rota da Amizade. A maior cidade da região é Chapecó. Uma das cidades mais procuradas de todo o oeste catarinense é a cidade de São Carlos, conhecida pelos seus brilhantes carnavais, entre outros eventos, como o Natal Luz e Reveillon, bem como por seus monumentos arquitetônicos, pelo balneário de água termal de Águas de Pratas e a Igreja Matriz São Carlos Bartolomeu, aonde está localizado o maior órgão do Brasil.

No litoral sul do Estado, outra grande atração turística é o Farol de Santa Marta, o maior das Américas e o terceiro maior do mundo.

Conhecido como um pedaço da Europa encravado no Sul do País, o Estado de Santa Catarina tem um dos maiores índices de desenvolvimento econômico do Brasil, baseado numa economia bastante diversificada.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Bandeira do Estado de Santa Catarina
Santa Catarina
História • Política • Subdivisões • Geografia • Demografia • Etnias • Economia • 
Cultura • Esportes • Turismo • Portal • Imagens
Ícone de esboço Este artigo sobre Turismo no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.