Portal:Coronel Fabriciano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Coronel Fabriciano
Este portal foi criado em 27 de outubro de 2009 e reúne conteúdo relacionado ao município brasileiro de Coronel Fabriciano (MG)
Coronel Fabriciano | Imagens
Comentários na página de discussão.
 ver · editar Coronel Fabriciano
Bandeira de Coronel Fabriciano
Bandeira de Coronel Fabriciano

Coronel Fabriciano é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço, estando situado a cerca de 200 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 221 km², sendo aproximadamente 22 km² em área urbana.

O começo do povoamento ocorreu em meados do século XIX, associado ao fluxo de tropeiros, levando à formação do primeiro povoado, na região do atual Melo Viana. Na década de 1920 a localidade passou a ser atendida pela EFVM e foi construída a Estação do Calado, ao redor da qual se estabeleceu o núcleo urbano que corresponde ao Centro de Fabriciano. O desenvolvimento observado em função das indústrias locais culminou na criação do município, emancipado de Antônio Dias em 1948.

Tradições culturais como as marujadas, o artesanato e de celebrações religiosas como as festas de São Sebastião, da Semana Santa e de Corpus Christi se fazem presentes no município, bem como os monumentos de valor histórico e patrimonial da Igreja Matriz de São Sebastião, o Colégio Angélica e o Monumento Terra Mãe. Na Serra dos Cocais estão concentrados diversos atrativos naturais, a exemplo de cachoeiras, trilhas e montanhas, que propiciam desde a simples visitação até a prática de esportes radicais.

Saiba mais...


 ver · editar Artigo destacado aleatório
Vista parcial do bairro Júlia Kubitschek
Vista parcial do bairro Júlia Kubitschek

Júlia Kubitschek (antigo Professora Júlia Kubitschek), popularmente conhecido como JK, é um bairro do município brasileiro de Coronel Fabriciano, no interior do estado de Minas Gerais. Localiza-se no distrito Senador Melo Viana, estando situado no Setor 4. A área, que até o final da década de 1960 pertencia à Arquidiocese de Mariana, foi loteada e o bairro foi oficialmente criado no ano de 1971, sob mandato do prefeito Mariano Pires Pontes.

O nome recebido é uma referência a Júlia Kubitschek, que havia falecido naquele mesmo ano, mãe do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Este compareceu à cerimônia de fundação do bairro, que inicialmente contava com poucas casas, porém no decorrer das décadas seguintes houve um crescimento populacional da localidade, que passou a ter infraestrutura e comércio.

Leia o artigo completo...
 ver · editar História

A história de Coronel Fabriciano se iniciou no final do século XVI. Expedições seguiam pelos chamados Sertões do Rio Doce à procura de metais preciosos, no entanto o povoamento da região foi proibido no começo do século XVII, a fim de evitar contrabando do ouro extraído na região de Diamantina.

Centro de Fabriciano em 1991
Centro de Fabriciano em 1991

O povoamento foi liberado em 1755 e no decorrer do século XIX o fluxo de tropeiros levou à formação do povoado de Santo Antônio de Piracicaba na região do atual Melo Viana e à posterior criação do distrito em 1923. Na mesma ocasião, a localidade passou a ser atendida pela EFVM e foi construída a Estação do Calado, ao redor da qual se estabeleceu o núcleo urbano que corresponde ao Centro de Fabriciano. Em 1936, houve a instalação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, que esteve presente até a década de 60, fortalecendo a formação de um núcleo urbano que culminou na emancipação de Coronel Fabriciano em 27 de dezembro de 1948.

Coronel Fabriciano também sediou os complexos industriais da Aperam South America (antiga Acesita) e Usiminas, que foram essenciais para o desenvolvimento da cidade. Mas, com a emancipação política de Timóteo e Ipatinga, ocorrida em 1964, as empresas passaram a pertencer aos respectivos municípios.

Veja mais...
 ver · editar Imagem aleatória
Vista parcial da fachada do Colégio Angélica


 ver · editar Você sabia que...
  • ...a emancipação de Coronel Fabriciano foi decretada em 27 de dezembro de 1948, mas seu aniversário é comemorado no dia 20 de janeiro em homenagem ao dia do padroeiro São Sebastião?
  • ... mais da metade da área municipal (cerca de 60% do total) é coberta por eucalipto?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Colabore

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Coronel Fabriciano na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Colabore!
Colabore!
 ver · editar Coronel Fabriciano no...
 ver · editar Portais relacionados
Portal:Vale do Aço Portal:Minas Gerais Portal:Brasil Portal:Geografia