Paixão (cristianismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Paixão (do latim tardio passio -onis, derivado de passus, particípio passado de patī «sofrer»[1] ) é o termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos — físicos, espirituais e mentais — de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução. Este evento, a crucifixão de Jesus, é um evento central às crenças cristãs.

As origens etimológicas da palavra estão no verbo grego πάσχω ("sofrer")[2] encontrado em passagens como Mateus 17:12 (e passagens paralelas em Marcos e Lucas - vide Transfiguração de Jesus), e Atos 1:3. O termo latino passio[3] é usado para se referir ao sofrimento mortal de Cristo na Vulgata. O termo volta a aparecer no século II em textos cristãos para descrever precisamente as dores e o sofrimento de Jesus neste contexto. O termo "paixão", que se originou do latim passio, acabou evoluindo para indicar outro significado, mais abrangente.

O termo "Agonia de Jesus" é usado de maneira mais específica, para se referir à Agonia no Jardim, a ação (grego: agon) de Jesus de orar antes de ser preso no Jardim de Getsêmani; de maneira semelhante a "paixão", a palavra "agonia" acabou por evoluir e indicar um determinado estado de espírito.

Os trechos dos quatro Evangelhos que descrevem estes eventos são conhecidos como as "narrativas da Paixão". O "Evangelho de Pedro", apócrifo, também é uma narrativa da Paixão. No calendário litúrgico a Paixão é comemorada na Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Sábado de Aleluia.

Referências

  1. Verbete Passione, Enciclopedia Treccani (em italiano).
  2. Palavra grega 3958 em Strong's Concordance.
  3. PassionWebster's New World College Dictionary.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Brown, Raymond E. An Introduction to the New Testament. Doubleday, 1997. ISBN 0-385-24767-2
  • Brown, Raymond E. et al. The New Jerome Biblical Commentary. Prentice Hall, 1990. ISBN 0-13-614934-0
  • Kilgallen, John J. A Brief Commentary on the Gospel of Mark. Paulist Press, 1989. ISBN 0-8091-3059-9
  • Miller, Robert J. Editor The Complete Gospels. Polebridge Press, 1994. ISBN 0-06-065587-9

Ligações externas[editar | editar código-fonte]