Hayden Panettiere

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde dezembro de 2011) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Hayden Panettiere
Panettiere no 6º Annual Hollywood Style Awards de 2009
Informação geral
Nome completo Hayden Leslie Panettiere
Nascimento 21 de agosto de 1989 (25 anos)[1] [2]
Local de nascimento Palisades, Nova Iorque
 Estados Unidos
Gênero(s)
Ocupação(ões) Atriz, cantora
Instrumento(s) Vocal
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 1996 - presente
Outras ocupações Modelo
Gravadora(s)
Página oficial http://www.haydenpanettiere.com

Hayden Leslie Panettiere (Palisades, 21 de agosto de 1989) é uma atriz, cantora e modelo estadunidense.[4]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Panettiere nasceu e foi parcialmente criada em Palisades, condado de Rockland, estado de Nova Iorque, filha de Lesley R. Vogel, uma antiga atriz de telenovelas, e Alan L. "Skip" Panettiere, um tenente do corpo de bombeiros. Panettiere, cujo sobrenome significa "padeiro" em italiano, é de ascendência italiana. Ela tem um irmão mais novo, o também ator Jansen Panettiere.

Embora Panettiere tenha frequentado a South Orangetown Middle School, em Nova York, ela foi educada em casa a partir da oitava série. Por agora, Panettiere adiou a ida para a faculdade em prol de sua carreira como atriz.

No cinema, Hayden iniciou no filme Remember the Titans (br: Duelo de Titãs), em 2000, e Joe Somebody (br: Super Pai), no ano seguinte. Participou de vários filmes de animação, como A Bug's Life (br: Vida de Inseto), e, em seguida, Dinosaur (Dinossauro). Esteve também em Racing Stripes (br: Deu Zebra) onde atuou junto com personagens de animação.

Atualmente faz o seriado Heroes, onde interpreta a líder de torcida Claire Bennet, que tem o poder de se curar e de se regenerar rapidamente.

Ativismo[editar | editar código-fonte]

Em 31 de outubro de 2007, Panettiere ingressou com a Sea Shepherd para tentar impedir a caça anual de golfinhos em Taiji, Wakayama, Japão. Ela esteve envolvida em um confronto entre pescadores japoneses e cinco outros surfistas da Austrália e dos Estados Unidos (incluindo a ex-estrela de Home and Away, Isabel Lucas). O confronto durou mais de dez minutos antes que os surfistas fossem obrigados a voltar para a praia, e depois obrigados a abandonar o país. Os pescadores consideram a condenação como um ataque à sua cultura.

Em novembro de 2007 foi premiada com o Compassion in Action Award, pelo grupo dos direitos dos animais PETA pelos seus esforços para interromper a caça aos golfinhos no Japão. Sua militância foi, no entanto, criticada pela maior parte da mídia japonesa e do público que considerou a intervenção como uma ofensa à sua cultura. Hayden é vegetariana.

Panettiere em 2005.

Em 28 de janeiro de 2008 Panettiere entregou uma carta de protesto ao embaixador norueguês nos Estados Unidos, argumentando que a Noruega deveria interromper a caça de baleias. Ela também entregou uma carta ao embaixador japonês apelando para o fim da caça de baleias.

Em 2007 Panettiere tornou-se membro oficial da Ronald McDonald House Charities.

Em maio de 2008 Panettiere esteve envolvida em um leilão do eBay para beneficiar a SaveTheWhalesAgain.com. O leilão incluia convites para um jantar em Hollywood no restaurante Beso, de propriedade de Eva Longoria Parker, e um passeio turístico, com Panettiere, ao largo da costa de Santa Barbara. No mesmo mês, durante uma entrevista a Teen Vogue, Hayden explicou que sua fama lhe dá uma plataforma para o seu ativismo: "A série (Heroes) colocou-me em um lugar para falar de coisas pelas quais sou apaixonada".

Em outubro de 2008 Panettiere desenvolveu atividades para a eleição presidencial. Panettiere participou de um anúncio de serviço público através do website Funny or Die. Neste vídeo Panettiere satiriza John McCain. Posteriormente deixou clara a sua intenção de votar a favor de Barack Obama, e convocou os jovens a votarem.

Panettiere também apareceu em um anúncio eleitoral com o senador Paul Strauss endossando o voto para o Distrito de Colúmbia.

Panettiere é embaixadora da Candie's Foundation, cuja missão é lutar contra a gravidez na adolescência. Em 6 de maio de 2009 ela participou de uma reunião na Câmara Municipal na Cidade de Nova Iorque ao lado de Bristol Palin para discutir sobre a questão da gravidez na adolescência.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Panettiere deu início a sua carreira aos quatro meses de idade, quando sua mãe a levou para fazer comerciais. Ela apareceu pela primeira vez em um anúncio publicitário aos onze meses de vida, aparecendo em um anúncio para a Playskool. Aos quatro anos, em 1993, Hayden foi escalada para a novela One Life to Live, onde permaneceu até 1997. Hayden, em 1998, participou do filme Vida de Inseto, na voz de Dot, a formiga, filha mais nova da Rainha. Ela atuou no papel de "Sarah Roberts", em seguida veio o papel de Lizzie Spaulding, na novela da CBS, Guiding Light. Em Guiding Light, Panettiere interpretou uma personagem que sofria de leucemia, para chamar a atenção dos telespectadores e melhorar a consciência nacional quanto à doença, a Leukemia and Lymphoma Society, ofereceu um prêmio especial à novela, em reconhecimento a seus esfrorços.

Panettiere aparece como Claire Bennet na série da NBC, Heroes uma líder de torcida com poderes de regeneração. Graças ao seu papel em Heroes, ela se tornor presença constante em convenções de ficção científica por todo o mundo em 2007, incluindo GenCon, New York Comic-Con, e Fan Expo Canada.

Apareceu em mais de uma dúzia de longas-metragens, fez vários filmes para televisão e já emprestou a voz para a personagem "Dot" em Vida de Inseto. Ela desempenhou o papel da filha do treinador, "Sheryl Yoast" em Duelo de Titãs de 2000. Além disso, ela expressou "Kairi" em Kingdom Hearts, série de jogos de vídeo game para o PlayStation 2. Panettiere apareceu na série da FOX, Ally McBeal como a filha de Ally McBeal, e teve um papel recorrente na série Malcolm in the Middle além de estrelar em Law & Order: Special Victims Unit. Ela também estrelou em As Apimentadas: Tudo ou Nada como uma líder de torcida e teve um papel coadjuvante/secundária como Adelaide Bourbon no filme independente de 2007 Shanghai Kiss (br: O Amor em Beverly Hills). Atuou em filmes da Disney Channel, como Tiger Cruise, Raising Helen (br: Um Presente Para Helen), no papel da sobrinha adolescente de Kate Hudson, e em Ice Princess (br: Sonhos no Gelo), como uma popular estudante e patinadora rival.

Panettiere na Comic-Con de 2008.

Participou do filme de drama Fireflies in the Garden (br: Um Segredo Entre Nós) como Jane Lawrence, uma versão mais nova da personagem de Emily Watson. Em junho de 2007, ela assinou com a William Morris Agency, após ser previamente representada pela United Talent Agency. A Forbes estimou que ela ganhou U$2 milhões em 2007.

No início de 2007 Panettiere apareceu na MTV no programa Punk'd, de Ashton Kutcher. Em dezembro de 2007 Panettiere foi indicada pela revista GQ como "obsessão do ano".

Em setembro de 2008 apareceu em um vídeo de sátira (aviso de utilidade pública), para o funnyordie.com, intitulado "Hayden Panettiere PSA: Seu Voto, Sua Escolha". Mais uma vez, em outubro, Panettiere apareceu em outro vídeo, novamente para o funnyordie.com intitulado "Vote em McCain: Ele é exatamente como George Bush, exceto pela idade e com um temperamento pior".

Em julho de 2009 estrelou a comédia teen I Love You, Beth Cooper.

Foi indicada para um Grammy em 1999 por A Bug's Life, de 2000. Gravou uma canção chamada "My Hero Is You", com um videoclipe para o Disney Channel, e estrelou o filme, Tiger Cruise. Gravou uma canção chamada "I Fly" para o filme Ice Princess, da Disney, que co-estrelou. Gravou também uma canção para a compilação Girlnext e outra canção para Girlnext 2. Em 2007 gravou uma canção chamada "Try" para a trilha sonora de Bridge to Terabithia (br: Ponte para Terabítia) e uma balada chamada "I Still Believe" para Cinderella III: A Twist in Time.

Seu primeiro single, "Wake Up Call", foi lançado em agosto.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Panettiere com Milo Ventimiglia.
Cinema
Ano Título Título em português Papel
1996 How Do You Spell God?
1998 The Object of My Affection br: A Razão do Meu Afeto Sereia
A Bug's Life br: Vida de Inseto Dot (voz)
1999 Message in a Bottle br: Uma Carta de Amor Garota no barco
Too Rich: The Secret Life of Doris Duke Doris Duke (jovem) - para televisão
If You Believe Susan "Suzie" Stone (jovem) - para televisão
2000 Dinosaur br: Dinossauro Suri (voz)
Remember the Titans br: Duelo de Titãs Sheryl Yoast
2001 Chestnut Hill Molly Eastman (para televisão)
The Affair of the Necklace br: O Enigma do Colar Jeanne (jovem)
Joe Somebody br: Super Pai Natalie Scheffer
2002 Kingdom Hearts Kairi (voz na versão em inglês)
The Mark of Kri Tati (voz)
2003 Normal Patty Ann Applewood (para televisão)
2004 Raising Helen br: Um Presente Para Helen Audrey Davis
Tiger Cruise Maddie Dolan (para televisão)
The Dust Factory Melanie Lewis
2005 Racing Stripes br: Deu Zebra Channing Walsh
Lies My Mother Told Me Haylei Sims (para televisão)
Ice Princess br: Sonhos no Gelo Gen Harwood
Kingdom Hearts II Kairi (voz na versão em inglês)
2006 Mr. Gibb Allyson "Ally" Palmer
The Architect Christina Waters
Bring It On: All or Nothing br: As Apimentadas: Tudo ou Nada Britney Allen
2007 Shanghai Kiss br: O Amor em Beverly Hills Adelaide Bourbon
Kingdom Hearts II: Final Mix+ Kairi (voz na versão em inglês)
2008 Fireflies in the Garden br: Um Segredo Entre Nós Jane Lawrence (jovem)
Scooby-Doo and the Goblin King br: Scooby-Doo e o Rei dos Duendes Princesa Willow (voz)
2009 I Love You, Beth Cooper br: Eu Te Amo, Beth Cooper Beth Cooper
2010 Alpha and Omega Kate (voz)
2011 Amanda Knox: Murder on Trial in Italy Amanda Knox
Scream 4 br: Pânico 4 Kirby Reed
Hoodwinked Too! Hood vs. Evil br: Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho 2 Chapeuzinho Vermelho (voz)
2012 Carmel Amber
Over the Wall Billy Jean
Downers Grove
Televisão
Ano Título Papel Episódios
1996 Aliens in the Family Garotinha 1 episódio
1997 Unhappily Ever After Garotinha 1 episódio
1994/1997 One Life to Live Sarah Victoria "Flash" Roberts 25 episódios
1998 A Will of Their Own Minissérie
1999 Touched by an Angel" Diana 1 episódio
1996/2000 The Guiding Light Elizabeth "Lizzie" Spaulding 41 episódios
2002 Ally McBeal Maddie Harrington 11 episódios
2004 Fillmore! Yumi 1 episódio
2001/2005 Law & Order: Special Victims Unit Angela Agnelli / Ashley Austin Black 2 episódios
2003/2005 Malcolm in the Middle Jessica 4 episódios
2006 Skater Boys Kassidy Parker 1 episódio
Commander in Chief Stacy 1 episódio
2007 Robot Chicken Cheetara 1 episódio
2006/2010 Heroes Claire Bennet 74 episódios
2012 Nashville Juliette Barnes 2012-presente

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios
Ano Resultado Premiação Categoria Título
1999 Indicada Young Artist Awards Melhor dublagem A Bug's Life
2000 Indicada Sierra Awards Jovem em filme Dinosaur
Indicada YoungStar Awards Melhor dublagem
Indicada Young Artist Awards Melhor performance em filme de TV ou piloto - jovem atriz até dez anos If You Believe
Indicada YoungStar Awards Melhor atriz The Guiding Light
2001 Indicada PFCS Awards Melhor performance jovem em papel principal ou coadjuvante/secundário Remember the Titans
Venceu Young Artist Awards Melhor performance em filme - atriz jovem coadjuvante/secundária
2002 Indicada Young Artist Awards Melhor Performance em Filme - Atriz Jovem Principal Joe Somebody
2005 Indicada Young Artist Awards Melhor performance em filme de televisão, minissérie ou especial - atriz jovem principal Tiger Cruise
2007 Venceu Saturn Awards Melhor atriz coadjuvante/secundária em programa de TV Heroes
Venceu Teen Choice Awards Escolha de atriz de TV: drama
Indicado Teen Choice Awards Escolha da TV: estreia
Venceu Young Artist Awards Melhor performance em série de TV (comédia ou drama) - atriz jovem coadjuvante/secundária
Venceu Vail Film Festival Estrela em Ascensão
Venceu Feature Film Awards Desempenho Shanghai Kiss
2008 Venceu Genesis Awards Top Honor
Indicada Saturn Awards Melhor atriz coadjuvante/secundária na TV Heroes
Venceu Teen Choice Awards Escolha de atriz de TV: ação-aventura
2009 Indicada Teen Choice Awards Escolha de verão: estrela de cinema - feminino I Love You, Beth Cooper
Indicada Saturn Awards Melhor atriz coadjuvante/secundária em TV Heroes
Indicada Teen Choice Awards Escolha de atriz de TV: ação-aventura
2010 Indicada Saturn Awards Melhor atriz coadjuvante/secundária em TV
2012 Indicada Satellite Award Melhor atriz de série dramática em TV Nashville
Indicada Golden Globe Awards Melhor atriz coadjuvante/secundária em Série, Minissérie ou Filme para Tv
2013 Pendente Teen Choice Award Melhor atriz de drama em TV

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Falling Down

  • Lançamento:
  • Gravadora: Hollywood Records
  • Pico na Billboard:
  • Cópias vendidas:
  • Singles:
    • 2008: "Wake Up Call"
Ano Título Posição Álbum
EUA Hot Country Country Airplay EUA 100 Pop 100
2008 Wake Up Call 125 97 Falling Down
2012 Telescope 36 33 The Music of Nashville: Season 1 Volume 1
2013 Hypnotizing 29 39 16 The Music of Nashville: Season 1 Volume 2

Trilhas sonoras[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbum Notas
2004 "Someone Like You" (feat. Watt White) The Dust Factory
2005 "My Hero is You" Tiger Cruise / Disney Channel Hits: Take 2
"I Fly" Ice Princess e Disney Girlz Rock
"Cruella de Vil" DisneyMania 5
2006 "Your New Girlfriend" Girl Next Vol.1
2007 "Home" Shanghai Kiss
"I Still Believe" Cinderella III: A Twist in Time
"Try" Bridge to Terabithia
e Disney Girlz Rock, Vol. 2
"Go to Girl" Girl Next Vol.2
2011 "I Can Do It Alone" Hoodwinked Too! Hood vs. Evil!
"Inseparable"
2012 "Undermine" (com Charles Esten) The Music of Nashville: Season 1 Volume 1
"Wrong Song" (com Connie Britton)
"Love Like Mine"
"Telescope (Radio Mix)"
2013 "We Are Water" The Music of Nashville: Season 1 Volume 2
"Hypnotizing"
"Nothing in This World Will Ever Break My Heart Again"
"Consider Me"

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Diretor
2004 "My Hero is You"
"Someone Like You"
2005 "I Fly"
2006 "I Still Believe"
2008 "Wake Up Call" Chris Applebaum
2011 "I Can Do It Alone"
2012 "Telescope" TK McKamy
"Fame"
2013 "The Fabric of My Life" Pam Thomas


Referências

  1. Letras.com.br. Biografia de Hayden Panettiere - Letras.com.br. Visitado em 24 de maio de 2014.
  2. Filmow. Hayden Panettiere - Artista - Filmow. Visitado em 24 de maio de 2014.
  3. Música.com.br. Hayden Panettiere: Biografia. Visitado em 24 de maio de 2014.
  4. AdoroCinema. Hayden Panettiere - AdoroCinema. Visitado em 24 de maio de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Hayden Panettiere