Disney XD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Disney XD
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos (com versões em vários países)
Pertence a The Walt Disney Company
Proprietário Disney-ABC Television Group
Sede Burbank
 Califórnia
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos Disney Channel
Disponibilidade por satélite
SKY Brasil
Canal 96
Claro TV
Canal 99
Vivo TV
Canal 320
Oi TV
Canal 91/115 (SES-6)
GVT TV
Canal 24
CTBC TV
Canal 320
Disponibilidade por cabo
Vivo TV
Canal 28
NET
Canal 56
TV Alphaville
Canal 56
Viamax
Canal 51
TVN
Canal 76
ViaCabo
Canal 60
Sim TV
Canal 56

Disney XD (lido como Disney Écs Di) é uma rede de televisão por cabo e satélite estadunidense com versões por vários países, de propriedade da The Walt Disney Company. A programação da rede é de crianças da idade de 4 á 11 anos. O sinal também está disponível em HD pelo canal Disney XD HD. Foi lançado em 15 de fevereiro de 2008 nos EUA em substituição ao Toon Disney.

Disney XD vai ao ar com o seu conteúdo original, como Zeke e Luther, Kickin' It, I'm in the Band, Par de Reis e alguns programas populares do Disney Channel, como The Suite Life on Deck e Phineas e Ferb, assim como alguns filmes feitos para a TV.

Ele é oferecido com áudio em espanhol, quer através de um canal separado como parte de um pacote de língua espanhola de rede vendido por cabo e provedores de satélite ou uma faixa de áudio em separado, com a opção SAP, dependendo do sistema. O canal também oferece um serviço de vídeo-on-demand para o sistema digital por cabo e assinantes de IPTV, oferecendo programação gratuita.

O projeto foi criado para atingir principalmente o público masculino infanto-juvenil, já que grande parte do público do Disney Channel é constituído de meninas.

Hístoria[editar | editar código-fonte]

O canal inicialmente foi lançado como um canal via streaming na internet em 2006, depois foi novamente lançado em 15 de fevereiro de 2008, só que para a televisão substituindo o Toon Disney e seu bloco noturno Jetix.

Histórico

Disney XD chegou a Espanha no dia 19 de setembro de 2008 em substituição ao Jetix.

Na França o canal foi lançado em 2 de abril de 2008 substituíndo o Jetix França.

No Reino Unido aconteceu de maneira semelhante, substituíndo o Jetix Reino Unido.

Na Polônia, foi lançado em 20 de setembro de 2008, substituindo o canal Jetix.

Em toda a América Latina o anúncio foi feito 16 de maio de 2008 pela The Walt Disney Company Latin America o canal substituiu o Jetix Latinoamericano.

No Japão o canal substituiu o Toon Disney desde 2 de agosto de 2008.

Programação[editar | editar código-fonte]

O canal conta com séries originais Disney XD e reprises de séries antigas do Disney Channel, como The Suite Life of Zack and Cody (no Brasil, Zack e Cody: Gêmeos em Ação, e em Portugal, Hotel Doce Hotel: As aventuras de Zack e Cody) nos Estados Unidos. Já no Brasil, além das séries originais Disney XD, támbem é apresentando animes como Beyblade Metal Fusion e Digimon pertencentes ao Cartoon Network nos EUA. Em 2012 támbem estreará novas séries como, Lab Rats, Tron: A série, e entre outras novidades.

Próximas Séries[editar | editar código-fonte]

Disney XD HD[editar | editar código-fonte]

Logo Disney XD HD em 2009

Disney XD HD é a versão alta definição do canal. Ele roda em formato 1080i. Apenas programas feitos depois de 2009 rodam nesse formato, ou seja é um pouco limitado a demais filmes e séries que não estão disponivel em HD. Na Holanda foi lançado em 18 de Abril de 2011, outras partes da Europa em 18 de Outubro de 2010, no Brasil o canal já foi lançado, porem não esta presente no line-up de nenhuma operadora de televisão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]