Capra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaCapra
Silz chevre3.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Caprinae
Género: Capra
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Capra

Capra é um género de mamífero ruminante que pertence a família dos bovídeos, sub-família dos caprinos. O grupo inclui animais selvagens como os ibex, o markhor e a cabra selvagem e as várias raças domésticas de bode, que é uma subespécie domesticada de cabra selvagem. Estes animais têm um estômago tetra-compartimentado que tem um papel vital na digestão, na regurgitação e na redigestão de seu alimento. A cabra-das-rochosas, apesar do nome, não é considerada uma cabra verdadeira pelos cientistas, pertencendo assim ao gênero Oreamnos.

Semelhança com as ovelhas[editar | editar código-fonte]

O gênero Capra está relacionado próximo às ovelhas, ao ponto de causar confusões taxonômicas ocasionais, mas o comportamento da cabra é completamente diferente. As ovelhas são pastadoras e vivem em rebanhos, enquanto que as cabras têm comportmaneto parecido com cervos, comendo brotos e galhos, e tendem a ser mais territoriais. Como os carneiros, têm chifres que continuam a crescer durante todo sua vida, ao invés dos que caem uma vez por ano. Ao contrário dos carneiros, tanto nos bodes, quanto nas cabras, crescem chifres, e ambos os sexos podem ter barbichas. As cabras são animais de pastoreio e sobrevivem melhor em uma situação de rebanho do que sozinhos. As cabras tendem a ser mais agressivos com predadores, e assim pastores de ovelhas podem juntar cabras ao seu rebanho, assim o rebanho antes de fugir terá as defesa das cabras. Um rebanho tem tipicamente uma rainha, que conduz o rebanho. São também muito mais vívidos e curiosos que as ovelhas. Mas os dois gêneros têm a mesma pupila linear horizontal.

Espécies e Subespécies[editar | editar código-fonte]

Preferindo as espécies lenhosas, as cabras selecionam os brotos comendo das partes de baixo para as partes superiores de uma planta.
Foto por Scott Bauer da USDA
Gorges du Verdon Goat-Rove-black 0253.jpg Capra aegagrus Cabra selvagem (Cabra de Bezoar, Pasang)
Capra aegagrus hircus Bode
Kri kri.jpg Capra aegagrus creticus Kri-kri (Cabra de Creta, Agrimi, Ibex de Creta)
Capra caucasia Tur do Cáucaso Ocidental
Capra cylindricornis Tur do Cáucaso Oriental
Capra falconeri Markhor
Capra falconeri heptneri Markhor de Bukharan
Capra falconeri chialtanensis Markhor de Chialtan
Capra falconeri megaceros Markhor de Chifres Retos
Capra falconeri jerdoni Markhor de Suleiman
Steinbock ibex 2.JPG Capra ibex Ibex dos Alpes
Capra ibex ibex
Capra ibex nubiana Ibex da Núbia, também pode ser Capra nubiana
Capra ibex sibirica Ibex asiático, também pode ser Capra sibirica
Capra pyrenaica Ibex Espanhol
Capra pyrenaica victoriae Ibex Gredos
Capra pyrenaica hispanica Ibex Andaluz
Capra pyrenaica pyrenaica Ibex dos Pirineus
Capra pyrenaica lusitanica Ibex Português
Capra walie Ibex Walia

Comportamento[editar | editar código-fonte]

As cabras são extremamente curiosas e inteligentes. São facilmente amansadas e treinadas para puxar carros e caminhar com corda. São também conhecidas por fugir de cercados, e podem ser usadas para encontrar as aberturas, pois elas testarão logo o cercado. As cabras são muito coordenadas e podem escalar e se equilibrar nos lugares mais precários, também possuem a habilidade de escalar árvores, embora ela deve ser de um certo ângulo para possibilitar a escalada.

Uma concepção comum é que as cabras comerão qualquer coisa, isto não é verdadeiro em tudo, na realidade não irão pegar algo que caiu na terra ou algo que ela já tinha na boca. As cabras preferem alimentar-se de arbustos, moitas e ervas daninhas. Mofo na alimentação pode fazê-la doente e possivelmente matá-la. Plantas da família Solanaceae são também venenosas; folhas de árvores frutíferas selvagens podem também matar cabras. Também não devem ser alimentados de pasto com algum sinal de mofo. A silagem (milho picado e fermentado) não é bom para cabras, mas silagem de alfafa pode ser usada se consumida imediatamente depois da abertura. A alfafa é seu feno favorito.

Domesticação e Usos[editar | editar código-fonte]

Cabrito num Zoológico Britânico

Junto com as ovelhas, as cabras estão entre os primeiros animais domesticados, o processo da domesticação começou há 10.000 anos. As cabras podem primeiramente terem sido domesticadas em o que é agora o norte do Irã. O fácil acesso humano ao couro da cabra, a carne, e o leite eram os primeiros motivos. O couro de cabra foi de uso popular até a Idade Média como bolsas de água e de vinho ao viajar e ao acampar, e em determinadas regiões para a escrita.

A carne e o leite são muito consumidos. O leite tornou-se mais popular em anos recentes, devido à ser fácil de digerir, muitos chamam o leite da cabra de um leite universal pois pode ser dado a maioria de mamíferos. O leite da cabra é usado também fazer queijos tais como Rocamadour e Feta. O couro de cabra é usado fazer luvas infantis e outras vestimentas. As cabras Angorá produzem uma parecida com seda, outras raças que produzem lã são a Kashmir e a Pygora, todas de fibras macias em que podem ser feitos suéteres e outros artigos. Algumas pessoas têm cabras como animais de estimação também. Também são utilizadas como uma ferramenta de controle de ervas daninhas, na cidade de Boulder, Colorado, EUA experimentou-se em 2005 de rebanhos de cabras combater ervas daninhas como a escovinha.[1] As cabras são usadas também para limpar capoeiras incluindo o carvalho venenoso nos montes do lado leste de San Francisco na California, EUA como maneira de prevenir incêndios.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Artigo traduzido da Wikipédia em inglês.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.