Bos javanicus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaBanteng
Bos javanicus javanicus.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovinae
Género: Bos
Espécie: B. javanicus
Nome binomial
Bos javanicus
d'Alton, 1823
Video of the Bos javanicus at Disney's Animal Kingdom

O banteng (Bos javanicus), também conhecido como tembadau, é uma espécie de gado selvagem encontrado no sudeste da Ásia. É também conhecido como scrub bull na Austrália.

Banteng foram domesticados em vários lugares do sudeste da Ásia, e há cerca de 1,5 milhão banteng domésticos, que são chamados de gado de Bali. Estes animais são usados ​​como animais de trabalho e por sua carne.[1] Espécimes de bos javanicus também foram introduzidos no norte da Austrália, onde eles estabeleceram estáveis ​​populações selvagens.[2]

Possivelmente, o bos javanicus entrou na formação do zebu, sendo uma espécie próxima do gauro, do gayal e do kouprey (Bos sauveli).

Algumas linhagens de Banteng encontradas em zoológicos e na Austrália, apresentam cruzamento com gado bovino (Bos taurus), e por isto não poderiam ser considerados na preservação do tipo selvagem por serem híbridos.

Referências

  1. Friend, J B, Cattle of the World, Blandford Press, Dorset, 1978
  2. Endangered cattle (Banteng) find pastures new, 5th August 2005, New Scientist
Ícone de esboço Este sobre bovinos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.