Bos javanicus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaBanteng
Bos javanicus javanicus.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovinae
Género: Bos
Espécie: B. javanicus
Nome binomial
Bos javanicus
d'Alton, 1823
Video of the Bos javanicus at Disney's Animal Kingdom

O banteng (Bos javanicus), também conhecido como tembadau, é uma espécie de gado selvagem encontrado no sudeste da Ásia. É também conhecido como scrub bull na Austrália.

Banteng foram domesticados em vários lugares do sudeste da Ásia, e há cerca de 1,5 milhão banteng domésticos, que são chamados de gado de Bali. Estes animais são usados ​​como animais de trabalho e por sua carne.[1] Espécimes de bos javanicus também foram introduzidos no norte da Austrália, onde eles estabeleceram estáveis ​​populações selvagens.[2]

Possivelmente, o bos javanicus entrou na formação do zebu, sendo uma espécie próxima do gauro, do gayal e do kouprey (Bos sauveli).

Algumas linhagens de Banteng encontradas em zoológicos e na Austrália, apresentam cruzamento com gado bovino (Bos taurus), e por isto não poderiam ser considerados na preservação do tipo selvagem por serem híbridos.

Referências

  1. Friend, J B, Cattle of the World, Blandford Press, Dorset, 1978
  2. Endangered cattle (Banteng) find pastures new, 5th August 2005, New Scientist
Ícone de esboço Este artigo sobre bovinos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.