Boi-almiscarado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBoi-almiscarado
Ovibos moschatus.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Género: Ovibos
Blainville, 1816
Espécie: O. moschatus
Nome binomial
Ovibos moschatus
Zimmermann, 1780

O boi-almiscarado (Ovibos moschatus) é um bovídeo caprino que pode alcançar até 2,3 metros de comprimento e 1,5 de altura nos ombros, assim como pesar até 400 kg.

O seu nome provém do cheiro característico dos machos a almíscar. Ao contrário do cervo almiscarado, estes animais não possuem nenhuma glândula que produza esta substância.

Características físicas[editar | editar código-fonte]

Ambos os sexos têm longos chifres curvados. Possuem 2,5 m (de comprimento e 1,4 m de altura no ombro). Os adultos pesam pelo menos 200 quilogramas e podem exceder 400 quilogramas. A coloração de sua pelagem é uma mistura de preto, de cinzento, e de marrom, e possuem longos pêlos protetores que alcançam quase o chão.

Durante o verão, eles vivem em áreas molhadas, tais como os vales de rios, movendo-se para uns pontos mais elevadas no inverno para evitar a neve profunda. Alimentam-se de gramíneas, juncos e plantas da família Cyperaceae, e outras. Escavam através da neve no inverno para alcançar seu alimento.

Bois-almiscarados são sociais e vivem em rebanhos, geralmente ao redor de 10 a 20 animais, mas às vezes podem ter 400. Os rebanhos no inverno consistem em adultos de ambos os sexos e também jovens. Durante a estação de acasalamento, que têm o clímax na metade de Agosto, os machos competem pela dominância, e um touro dominante espanta os outros machos adultos para fora do grupo. Os machos estéreis formam rebanhos só de machos de somente 3 a 10 ou vagam na tundra sozinhos. Durante este período todos os machos são extremamente agressivos, eles espantam até pássaros que chegarem perto.

As fêmeas são sexualmente maduras em dois anos de idade, e os machos alcançam a maturidade sexual após cinco anos. O período de gestação é de oito ou nove meses. Quase todas as gravidezes rendem um único bezerro, ele mama por um ano, mas pode começar comer gramíneas uma semana após o nascimento.

Também possuem um comportamento defensivo distinto: quando o rebanho é ameaçado, os touros e as vacas formam um círculo em torno dos bezerros. Esta é uma defesa eficaz contra os predadores, tais como lobos, mas torna-os um alvo fácil para caçadores humanos.

Acredita-se que o boi-almiscarado, ou seu antepassado, migrou à América do Norte entre 200.000 anos[1] e 90.000 anos atrás.[2] Concorda-se entretanto que ele já existia no período Pleistoceno[3] que faz lhe um comtemporâneo do Mamute. Acredita-se que ele podia sobreviver a última idade de gelo (Glaciação de Wisconsin) encontrando áreas livres do gelo longe dos povos pré-históricos.[2] Ele moveu-se gradualmente através de América do Norte e chegou na Gronelândia durante o Holoceno.[4]

Habitat e distribuição[editar | editar código-fonte]

O Boi-almiscarado é nativo das regiões árticas do Canadá, de Gronelândia, e do Alaska. A população do Alaska foi expulsa no século XIX e no início do século XX, mas foram novamente reintroduzidos. A espécie também foi reintroduzida da Ilha Banks ao norte da Europa, incluindo Suécia, região de Dovre na Noruega, Rússia e Ilha Ellesmere no Canadá oriental, província de Quebec. Ele estava perto da extinção, mas recuperou após ser protegido da caça. A população do mundo (até à data de 1999) é estimada entre em 65.000 e 85.000 espécimes, com dois terços vivendo na Ilha Banks, e está aumentando, especialmente nas áreas onde o animal foi introduzido no século XX. O primeiro par de bois-almiscarados vivos que foi levado para a Europa foi capturado na ilha Clavering, uma ilha costeira da Gronelândia, em 1899.[5] [6]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Artigo traduzido da Wikipedia English.
  • (em inglês) Caprinae Specialist Group (1996). Ovibos moschatus. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 12 Maio 2006.
  1. Wildlife Management Advisory Council (North Slope) fact sheet
  2. a b Hinterland Who's Who ISBN 0-660-13637-6
  3. Science Daily
  4. Cambridge Journals Abstract
  5. Vibe, Christian (1967), "Arctic Animals in Relation to Climatic Fluctuations", Meddelelser om Grønland 170: 1–227 
  6. Lent, Peter C.. Muskoxen and Their Hunters: A History. Norman, OK: University of Oklahoma Press (ed.), 1999. 91, 132 pp. ISBN 0806131705.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Boi-almiscarado
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Boi-almiscarado

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.