Cephalophus adersi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaDuiker-de-Ader
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Cephalophinae
Género: Cephalophus
Espécie: C. adersi
Nome binomial
Cephalophus adersi
Thomas, 1918

O Duiker-de-Ader ou duiker-de-Zanzibar (Cephalophus adersi) é um pequeno antílope encontrado na ilha de Zanzibar (Tanzânia) e numa pequena porção costeira do Quênia. Está neste momento em estado critíco no seu estado de conservação. O duiker-de-Ader é neste momento o mais ameaçado e o mais raro da família duiker.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Este duiker é facilmente distinguido porque é uma das menores e porque tem uma faixa branca na zona da alcatra. O corpo é adaptado para se movimentar na densa vegetação rasteira, é pequeno e forte, com as patas posteriores grandes, arqueados para trás, com as pernas relativamente pequenas e com os cascos pontiagudos. O pelo é macio, sedosa, com uma cor meio avermelhada tornando-se um pouco acinzentado no pescoço e branco tipo sardas nas pernas. A cauda é pequena com a extremidade branca.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A dieta deste animal contém folhas, sementes, rebentos e frutas. Alguns consomem também alguns insectos e pequenos invertebrados mas talvez não seja verídica esta informação. São capazes também de sobreviver durante muito tempo sem água.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O duiker-de-Ader é encontrado apenas na Ilha de Zanzibar, na costa da Tanzânia e em pequenas partes do Quénia. Pode também ter estado no Fundo e Ilhas Funzi e ao largo da costa da Ilha de Pemba na Tanzânia mas agora estão extintos em abos os lados. No ano de 2000 alguns duikers-de-Ader foram colocados na Ilha Chumbe ao largo da costa de Zanzibar.

Habitat[editar | editar código-fonte]

São encontrados em mata costeira. É vista na floresta Arabuko-Sokeke e em matagal costeira. Este duiker é raro devido a uma queda drástica da sua população em Zanzibar que de 5000 indíviduos em 1982 diminuiu para apenas 640 em 1999. Esta espécie está muito ameaçada devido à perda de habitat, devido ao corte de madeira ilegal, expanção da agricultura e caça ilegal por causa da sua pele e carne.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • WILSON, D. E., REEDER, D. M. eds. (2005). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª ed. Johns Hopkins University Press, Baltimore, Maryland, 2.142 pp. 2 vol.
  • Antelope Specialist Group 1996. Cephalophus adersi. IUCN 2007 IUCN Red List of Threatened Species. Acessado em 24 de janeiro de 2008.
  • Kingdon, J. (1988) East African Mammals: An Atlas of Evolution in Africa. Volume 3, Part C: Bovids. University of Chicago Press, Chicago.
  • Macdonald, D.W. (2006) The Encyclopedia of Mammals. Oxford University Press, Oxford.
Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.