Impala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaImpala
Um impala no Serengueti.

Um impala no Serengueti.
Estado de conservação
Status iucn2.3 CD pt.svg
Dependente de medidas de conservação
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Aepycerotinae
Gray, 1872
Género: Aepyceros
Sundevall, 1847
Espécie: A. melampus
Nome binomial
Aepyceros melampus
(Lichtenstein 1812)
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição

A impala (Aepyceros melampus) é um antílope com 50 a 60 kg de peso, único membro da subfamília de bovídeos Aepycerotinae. Vive em grandes manadas nas savanas e é especialmente comum no sul de África. Elas podem correr a velocidades de 90 km/h e saltar cerca de 6m para fugir dos predadores, têm boa visão e audição e reflexos rápidos. Prefere zonas onde exista capim de porte baixo ou médio, com uma fonte de água por perto, condição que pode ser desprezada caso a erva seja abundante.

A espécie tem dimorfismo sexual, sendo a cabeça do macho ornamentada por chifres elegantes, que podem atingir 1m de comprimento e se desenvolvem em forma de lira. A pelagem é castanho avermelhada, escurecendo no rosto e no dorso, sendo que o ventre, os queixais, a linha dos olhos e a cauda são brancos. Uma zona de pelos mais compridos do que os restantes, de cor preta, cobre-lhe os calcanhares. A maturidade sexual é de 1 ano para os machos e 20 meses para as fêmeas, com um período de 195 a 200 dias de gestação.

Abundante em Angola, toma, neste país, várias designações de acordo com as suas línguas étnicas: m'Pala em tchingangela (ganguela), Ompala em umbundu, Kxara em !kung e Omhala em kwanyama (cuanhama).

Ecologia[editar | editar código-fonte]

As impalas estão entre as espécies dominantes em muitas savanas. Eles podem se adaptar ao ambiente por diferentes herbívoros ser em algumas áreas e em outros navegadores. Eles pastam quando a grama é verde e crescendo e navegar em outros momentos. Eles vão procurar na parte aérea, vagens e folhagens.

Rebanhos usarão áreas específicas para os seus excrementos. Impalas são ativos durante o dia e a noite e são dependentes de água. Um efetivo é normalmente um indicador de água por perto. Impala pode prosperar em áreas onde grazers puro não pode sobreviver.

Quando assustados ou assustou o rebanho impala inteiro começa pulando sobre a fim de confundir os seus predadores. Elas podem saltar distâncias de mais de 10 metros de distância e 3 de altura. Leopardos, chitas, leões e cães selvagens atacam Impala. Podem atingir velocidades de corrida de aproximadamente 80 km a 90/h para escapar de seus predadores.

Predadores[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.