Hydropotes inermis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hidrópote)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaHidrópote
Hydropotes inermis.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Subfamília: Hydropotinae
Género: Hydropotes
Espécie: H. inermis
Nome binomial
Hydropotes inermis
(Swinhoe, 1870)
Hydropotes inermis stuffed.JPG

O hidrópote ou veado-d'água-chinês é um pequeno cervo da China e da Coreia, que se distingue porque o macho não tem chifres. Apesar disso, tem outra defesa: seus caninos superiores são tão compridos que ultrapassam o maxilar inferior, indo até ao queixo. É com esses caninos que os machos lutam na época do acasalamento, ferindo-se, por vezes gravemente[1] .

O pêlo do hidrópote é castanho, com exceção do ventre e de uma linha fina que circunda o nariz, que são brancos. Ele não se distingue dos outros cervídeos apenas pelos caninos: a fêmea tem quatro mamas em vez de duas e pare dois ou três filhotes, em vez de um ou dois, como acontece com os outros membros da família. Mede cerca de 75-100 cm de comprimento e a altura da cernelha varia entre 45 e 55 cm. Tem uma cauda de 6 a 7,5 cm e o seu peso varia entre 9 e 14 kg.

O hidrópote alimenta-se principalmente de grama, vegetais e ervas. Seu habitat favorito são as moitas de cana e junco, onde pasta em pequenos bandos. Vivendo em pequenos grupos, aos pares, são extremamente medrosos, fogem correndo ao menor sinal de perigo.

O período de gestação varia entre 180 e 210 dias, findo o qual podem nascer entre um a três filhotes. As fêmeas atingem a maturidade reprodutiva entre o sétimo e o oitavo mês de vida e os machos entre os 5 e 6 meses. Têm uma longevidade de 10 a 12 anos.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  1. Hydropotes inermis - Chinese Water Deer (Species) wildlife1.wildlifeinformation.org. Visitado em 2010-11-18.