Carneiro-de-dall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCarneiro-de-dall
Carneiro-de-dall, no Alaska Zoo em Anchorange, Alasca

Carneiro-de-dall, no Alaska Zoo em Anchorange, Alasca
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Género: Ovis
Espécie: O. dalli
Nome binomial
Ovis dalli
( Nelson, 1884)

O carneiro-de-Dall ou Thinhorn (do inglês, thin horn, chifre fino), Ovis dalli, é um carneiro selvagem das regiões montanhosas do noroeste da América do Norte, com coloração variando do branco ao marrom (castanho) e que possui chifres curvados de cor marrom-amarelada. O epíteto específico (dalli) é derivado de William Healey Dall (1845-1927), um naturalista americano. Há duas subespécies: o carneiro-de-dall, propriamente dito, ao norte (Ovis dalli dalli) que é quase todo de cor branca, e o carneiro-das-rochas, mais do sul (Ovis dalli stonei), que é marrom com algumas partes brancas no dorso e nas patas traseiras.

Pesquisas mostraram que o uso das designações de subespécies é questionável. Mistura completa de cores ocorre entre as formas brancas e escuras da espécie com populações intermediárias coloridas, chamados Carneiros de Fannin, encontrados nos Montes Pelly e Montes Ogilvie do território do Yukon[1] A análise do DNA mitocondrial não mostrou nenhuma divisão molecular ao longo dos limites atuais das subespécies [2] , embora a análise do DNA nuclear possa fornecer alguma sustentação [3] . Também no nível espécie, a taxonomia é questionável, porque a hibridização entre o carneiro-de-dall e o Bighorn foi registrada na história evolucionária recente [2]

Dois cordeiros da espécie.

Os carneiros habitam as escalas subárticas das montanhas do Alasca (Estados Unidos), o território do Yukon, os Montes Mackenzie nos Territórios do Noroeste, e Colúmbia Britânica setentrional (Canadá). Os carneiros-de-dall são encontrados em locais relativamente secos e tentam permanecer em uma combinação especial de cumes alpinos abertos, de prados, e de inclinações íngremes com o substrato extremamente áspera, a fim de escapar dos predadores que não podem deslocar-se rapidamente através de tal terreno.

Os machos têm chifres densamente ondulados. As fêmeas têm chifres mais curtos, mais delgados, ligeiramente mais curvados. Os machos vivem em bandos, eles associam-se raramente com os grupos de fêmeas, exceto durante a estação de acasalamento no final de novembro e início de dezembro. Os cordeiros nascem em maio.

Durante o verão, quando o alimento é abundante, eles comem uma grande variedade de plantas. Durante o inverno a dieta é muito mais limitada e consiste primariamente em grama e capim seco, congelado que é cavado na neve, e em líquens e musgos. Muitas populações de carneiros visitam reservas de minerais durante a primavera e viajam frequentemente muitas milhas para comer o solo em torno dessas reservas, nutrindo-se assim de minerais importantes para o organismo.

Os predadores primários dos carneiros são o lobo, coiote, urso-preto, urso-grizzly e a águia-dourada (a última é predadora de cordeiros).

Os carneiros-de-dall podem frequentemente ser observados ao longo da Alaska Highway no Lago Muncho na Sheep Mountain no Parque Nacional e Reserva Kluane, próximo de Faro, Yukon (carneiros-de-gannin).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Sheldon, C. 1911. The Wilderness of the Upper Yukon. First edition. Charles Scribner’s Sons, New York.
  2. a b Loehr, J., K. Worley, A. Grapputo, J. Carey, A. Veitch and D. W. Coltman. (2006) Evidence for cryptic glacial refugia from North American mountain sheep mitochondrial DNA, Journal of Evolutionary Biology, 19:419-430.
  3. Worley, K., Strobeck, C., Arthur, S., Carey, J., Schwantje, H., Veitch, A. & Coltman, D.W. (2004). Population genetic structure of North American thinhorn sheep Ovis dalli, Molcular Ecology 13: 2545–2556.
  • A.W.F. Banfield (1974). The Mammals of Canada. University of Toronto Press. ISBN 0-8020-2137-9
  • ^ Caprinae Specialist Group (2000). Ovis dalli. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Retrieved on 12 May 2006.
Ícone de esboço Este sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carneiro-de-dall