Lhama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaJennama
Lama glama 01 by Line1.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Subordem: Tylopoda
Família: Camelidae
Género: Lama
Espécie: L. glama
Nome binomial
Lama glama
(Linnaeus, 1758)
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete lhama.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Lhama
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Lhama

Lhama (português brasileiro) ou lama (português europeu) (Lama glama), da palavra quíchua llama, é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, género Llama. Este animal tem pelagem longa e lanosa, e é domesticado para a utilização no transporte de carga, produção de , carne e couro.

A lhama é relacionada com o guanaco, a vicunha e a alpaca. Foi domesticado pelo povo inca, tendo sido muito importante para os mesmos.[1]

As lhamas vivem na Cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas. Assim, as pelagens servem para protegê-los do frio, além de proteger o seu corpo de arranhões e outros ferimentos. A lhama é conhecida pelo seu estilo calmo, muitas vezes andando devagar, porém pode se irritar facilmente: por este motivo, foi considerada o oitavo animal mais irritável do mundo segundo o canal Animal Planet.[2] Quando irritada ou para chamar a atenção, espirra seu muco na direção do objeto de sua irritação.

A lhama alimenta-se de capim e mato. Estes animais medem de 1,40 a 2,40 metros de comprimento (contando com a cauda, adiciona-se mais 25 cm ao comprimento). Chega a pesar 150 quilogramas. Algumas raças de lhama são criadas para fins estéticos e de companhia, como a raça lhoodle, cujo comportamento se assemelha a cães da raça dos poodles.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b InfoEscola. Lhama (em português). Visitado em 23 de janeiro de 2010.
  2. Animal Planet. Llama : Top 10 Animal Hissy Fits (em inglês). Visitado em 19 de junho de 2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.