Fio fantasia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Exemplos de fios fantasia.

Basicamente, um fio fantasia completo está constituído de três elementos, a saber :

  • O fio-alma ou miolo
  • O fio fantasia ou efeito
  • O fio de ligamento-amarração

Geralmente os fios fantasia são denominados como :

Bouclé[editar | editar código-fonte]

Fio fantasia com pequenos anéis ou alças a intervalos regulares mais ou menos próximos. Estes efeitos podem simular pequenas felpas, o que produz tecidos com aspectos felpudos.

Boutonné[editar | editar código-fonte]

Fio fantasia caracterizado por irregularidades em forma de pequenas alças, dilatações ou botões, a intervalos mais ou menos regulares. Tais fios são obtidos por meio de um fio que vai envolvendo, de forma irregular, um outro ( alma )ou por adição intermitente de pequenas porções de fibras durante o processo.

Flamé[editar | editar código-fonte]

Fio fantasia caracterizado por trechos não cilíndricos ou com ausência de torção. Este efeito é muito parecido com o fio Slub feito nos filatórios.

Temos assim, fios fantasia simples e completos. Os fios fantasia simples são os que apresentam efeitos fundamentais sobre o mesmo fio, como por exemplo : Friset, Recoberto, etc. Tais fios componentes básicos por sua obtenção. Estas são as definições dos efeitos fundamentais, sobre a base dos quais vem depois produzidos outros efeitos.

Com alguns tipos de retorcedeiras fantasia podem ser produzidos alternativamente diferentes efeitos fundamentais sobre o mesmo fio, como por exemplo: Friset, Recoberto, etc. Tais fios são utilizados em tecidos de malha para vestuário e para decoração.

Ícone de esboço Este artigo sobre têxtil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.