Pucca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pucca
Pucca - Amor Platônico (PT)
Pucca (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 21 minutos (inteiro) e 7 minutos (separado)
Criador(es) Boo Kyoung Kim e Calvin Kim
País de origem  Estados Unidos
 Canadá
Coreia do Sul Coreia do Sul
Idioma original língua inglesa
Temporadas 3
Episódios 65 (195 segmentos) (lista de episódios)
Emissora original Estados Unidos Toon Disney
Canadá CBC Television
Coreia do Sul MBC
Brasil Jetix
Brasil Disney XD
Brasil Discovery Kids
Portugal SIC
Transmissão original 18 de Setembro de 2006 – presente
Ligações externas
Site oficial

Pucca, Pucca Funny Love ou Pucca: Love Recipe (hangul coreano:뿌까 ou 짜장소녀 뿌까) é uma série de animação estadunidense/canadense/sul-coreana produzida pela Jetix Animation Concepts, Cookie Jar Entertainment e MBC Films. Pucca é uma garota com poderes gelados que gosta de Garu, que não se sabe se gosta dela, já que sempre foge da garota.[1][2] O pai de Pucca e os tios dela trabalham em um clube de arco e flecha chamado Anata wa waruidesu. Existem vários vilões como Beto, e também "heróis", como o Papai Noel.

A personagem principal é Pucca (뿌까 - Bboogga), que fica sob proteção dos treze proprietários de um clube de arco e flecha chinês. Pucca está apaixonada por um ninja cujo nome é Garu (가루 - Garoo), que tenta desesperadamente evitar os avanços de Pucca. Embora o enredo das histórias sugira que Garu sente ódio de Pucca, parece que as manifestações amorosas de Pucca são erradas para o gosto de Garu, que tenta evitar toda afeição “desnecessária” a todo custo, mas sempre falha.

Muitos cartões de cumprimento e episódios em flash centram-se em torno das tentativas cômicas de Pucca para roubar uma estrela lendária de Garu e a competição entre as duas personagens. Não há praticamente nenhum diálogo nessas cenas, o que permite a espectadores do mundo todo assistirem. O lugar mais popular para que os fãs alcancem a série Pucca Funny Love é o Puccalovesgaru.com.

Em outubro de 2018, uma terceira temporada foi anunciada (Pucca: Love Recipe) pela Planeta Junior, uma empresa do grupo Planeta. A terceira temporada foi ao ar na Coreia do Sul em 10 de dezembro de 2018 no MBC e 19 de dezembro de 2018 no Tooniverse. Consiste em 26 episódios (78 segmentos).[2]

História da Pucca[editar | editar código-fonte]

Pucca é uma menina de 10 anos de idade, admirada por todos na cidade. Curiosamente, seus pais nunca foram mostrados na série, o que nos deixa a conclusão de que ela é orfã. Vive com seus três tios num restaurante muito badalado na Vila de Sooga. É apaixonada por um menino chamado Garu, e tem muitos amigos, como a Ching e o Abyo. Mas assim como amigos, também tem inimigos, como Tobe e Ring-Ring.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Sobre Garu[editar | editar código-fonte]

Garu tem 12 anos e é um ninja lutador de kung fu. Para atender o último pedido de seu falecido pai e resgatar a honra da família, decide se tornar o melhor ninja de todos e para isso faz um voto de silêncio que Pucca decide compartilhar. Gosta da Pucca, mas não demonstra. Garu é constantemente atacado por Tobe e sua gangue ninja, mas sempre vence. Para aperfeiçoar suas técnicas de kung-fu, ele treina diariamente com seus amigos Abyo e Ching. Sua roupa casual é camisa preta com um coração e calças pretas. Adora comer macarrão do Goh Rong, onde Pucca vive, e é constantemente perseguido por ela.

Abyo[editar | editar código-fonte]

É um lutador de Kung-Fu. Gosta de se gabar de suas técnicas de combate e desafiar outros lutadores. É o melhor amigo de Garu. A aspiração máxima de Abyo é tornar-se uma celebridade no mundo das artes marciais no futuro. Abyo tem 11 anos. Tem uma queda por Ching, mas ninguém sabe. Sempre quando vai lutar, rasga sua camisa. Seu pai é o policial da cidade. Ajuda Garu a lutar contra Tobe, mas sempre apanha. Além disso, Abyo é uma paródia de Bruce Lee.

Ching[editar | editar código-fonte]

Ching é uma adorável menina de 11 anos e é uma das melhores espadachins da Vila de Sooga. É apaixonada por Abyo, mas ele não sabe disso. É filha de Chang, dono da Academia Turtle onde treinam Garu, Abyo e Sosso. Tem uma galinha de estimação chamada Won que não sai de cima da sua cabeça. Ching é amada por todos da Vila de Sooga, pois é doce e meiga, e é a melhor amiga de Pucca.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi exibido pela Jetix desde 2 de julho de 2007, e posteriormente pelo Disney XD até 2012.[3] O Discovery Kids começou a exibir a terceira temporada do aeni Pucca: Love Recipe em Setembro de 2019.[4]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, foi só exibido pela SIC no espaço Infanto-Juvenil das madrugadas do Fim de Femana SIC Kids de 2007 á 2015.

Recepção[editar | editar código-fonte]

As personagens são muito populares na Europa e na Ásia, como animações na TV e nas vinhetas de cartoon na Europa e na América do Sul. Estas animações estão em DVD, disponível na República Árabe do Egito. Uma publicadora de livros infantis britânicas, a Hodder, publicou também uma série de livros de Pucca. Em Israel, um "Pucca Snake" foi lançado em maio de 2002.

No Festival de Cinema de Animação de Annecy de 2006, o episódio da Pucca "A Force of Won" foi "indicado a dois prêmios, incluindo o Prix Jeunesse na categoria Animação".[5]

Há também uma série going-going de manhwa (histórias em quadrinhos coreanos), e traduzida para português de Portugal e alemão, sobre Pucca e Garu viajando ao redor do mundo. As séries animadas têm chegado recentemente nos Estados Unidos e são mostradas agora na BBC de segunda a sexta às 23h e sábado e domingo à meia-noite.

Referências

  1. «King Features Welcomes Pucca to the Family». aNb Media, Inc. (em inglês). 20 de outubro de 2020. Consultado em 15 de novembro de 2020 
  2. a b «토종 캐릭터 '뿌까' 안방에서 만나요». www.hani.co.kr (em coreano). 24 de julho de 2007. Consultado em 15 de novembro de 2020 
  3. «8 canais de TV brasileiros que deixaram saudade». IGN Brasil. 21 de janeiro de 2018. Consultado em 15 de novembro de 2020 
  4. ANMTV. «Discovery Kids estreia nova temporada de Pucca». ANMTV. Consultado em 15 de novembro de 2020 
  5. CITIA, ©. «Annecy > About > Archives > 2006 > Official Selection». www.annecy.org (em inglês). Consultado em 15 de novembro de 2020. Cópia arquivada em 14 de novembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]