TV Canção Nova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Canção Nova
Fundação João Paulo II
Tipo Rede de televisão católica e comercial
País  Brasil
Fundação 8 de dezembro de 1989 (25 anos)
Pertence a Comunidade Canção Nova
Presidente Monsenhor Jonas Abib
Cidade de origem Sergipe Aracaju, SE
Sede Cachoeirapaulista bandeira.png Cachoeira Paulista, SP
Rua João Paulo II, S/N - Alta da Bela Vista
Estúdios Cachoeirapaulista bandeira.png Cachoeira Paulista, SP
Rua João Paulo II, S/N - Alta da Bela Vista
Slogan TV Canção Nova, mais fé.
Formato de vídeo 480p (SDTV)
1080i (HDTV)
Cobertura América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, Ásia e parcialmente a Oceania.
Emissoras próprias São Paulo TV Canção Nova Cachoeira (Cachoeira Paulista)
Sergipe TV Canção Nova Aracaju (Aracaju)
Emissoras afiliadas Amazonas TV Alvorada (Parintins)
Distrito Federal (Brasil) TV Apoio (Taguatinga (Distrito Federal))
Rondônia TV Nova Aliança (Vilhena)
Cobertura internacional Portugal TV Canção Nova Portugal
Página oficial TV Canção Nova BR
TV Canção Nova PT
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
SKY Brasil
Canal 163
Canal 369
Claro TV
Canal 19
Oi TV
Canal 30
Canal 15 (Satélite SES-6)
Vivo TV
Canal 233
CTBC TV
Canal 714
GVT TV
Canal 241
Disponibilidade por cabo
Vivo TV
Canal 167
TVN
ViaCabo
NET
Canal 194 [1]
BVCi
Canal 04
Cabo Telecom
Canal 125
Canal 809 (HD)
Astro
Canal 26
CaboNNet
TCM
Canal 37
BlueTV
Sim TV
Jundicabo TV
Canal 62
ORM Cabo
Canal 11
Canal 511 (HD)
VerTV
Canal 18
TBL
Canal 22
SGC A Cabo
Canal 25
Adatel
Canal 28

A TV Canção Nova (também chamada Canção Nova) é uma rede de televisão brasileira pertencente à comunidade católica Canção Nova.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Canção Nova, emissora católica da Fundação João Paulo II, começou suas atividades em 8 dezembro de 1989, às 10:00hs transmitindo a celebração de uma Santa Missa inaugural, com uma retransmissora da TVE do Rio de Janeiro. Eram duas horas e quarenta minutos diários de programação para Cachoeira Paulista e cidades vizinhas.

Anos depois, essa programação foi também sendo divulgada por outros canais, até começar a ser exibida via satélite através da TV Executiva Embratel. Mas era uma programação inconstante, com diferentes horários em diferentes dias e até em diferentes canais. Várias vezes os nossos programas tinham de ser cortados porque o tempo disponível se esgotava.

Os primeiros programas eram: “Prepare o seu coração”, “Vale vida”, “Som e Canção” e “Estou no meio de vós”, que era apresentado pelo Monsenhor Jonas Abib. Todas as noites havia programa ao vivo. Nas madrugadas durante a programação religiosa, Lucas Reis comanda o programa Nosso Deus é Milagroso, desde da fundação da emissora. Alguns missionários assumiram esse desafio, entre eles: Luzia Santiago, Elzinha Yoshie, Nice de Godoy, Carla Astuti. Alguns colaboradores também faziam parte da equipe, entre eles: Newton Lorena, Marcos Bala, Danilo D'Angelo, Carlos Mariotto, André Gulla.

Em 1997 formou-se a Rede Canção Nova de Televisão com a compra da TV Jornal em Aracaju, SE, gerando a programação para toda a Região Nordeste. Foi quando nasceu o Projeto Dai-me Almas.

Hoje, com pouco mais de 20 anos, a TV Canção Nova é a 8ª maior emissora de televisão do país, segundo mapeamento da ANCINE[2] , sendo a rede televisiva católica mais influente do Brasil, e uma das quatro redes brasileiras de cobertura internacional, ao lado da Globo Internacional, Record Internacional e RIT TV

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A TV Canção Nova possui em sua sede, 5 estúdios e 3 espaços para eventos, um deles com capacidade para aproximadamente 100 mil pessoas, sendo o maior vão livre coberto da América Latina, que servem de cenário para a programação, sendo a sua área sonorizada e equipada com tecnologia de vídeo walls e telões. Além de contar com três unidades móveis de geração e produção via satélite.

Online[editar | editar código-fonte]

Disponível no WMP.[3]

Programação[editar | editar código-fonte]

Jornalismo[editar | editar código-fonte]

A Canção Nova possui um amplo prédio voltado para a produção de telejornais, documentários, cobertura de eventos da comunidade da Canção Nova e da Igreja Católica no Brasil e no mundo. O prédio conta com estúdio equipado para a produção de telejornais, cenário virtual e um estúdio panorâmico. Os jornalísticos são: "Canção Nova Notícias", "Flash Jornalismo", "Repórter Canção Nova", "Em Pauta".

Nas Eleições 2010, a Canção Nova fez uma ampla cobertura das eleições, produzindo um debate entre os presidenciáveis em parceria com a Rede Aparecida, transmitindo o discurso da vencedora, Dilma Rousseff, e fazendo parte do pool de emissoras na cerimônia de posse em Brasília .

Produtoras[editar | editar código-fonte]

Geradoras[editar | editar código-fonte]

A emissora possui retransmissoras em mais de 500 municípios; possui cobertura em todo o Brasil pela parabólica; em TV por assinatura na Claro TV, SKY e cerca de 200 Operadoras de televisão por assinatura.

TV Canção Nova Internacional[editar | editar código-fonte]

A TV dispõe ainda de satélites de distribuição e contribuição, como o Brasilsat B1 e Brasilsat B3 e o NSS-806, que transmite o material produzido no Brasil e distribui para toda América do Norte, América do Sul e parte da Europa. Podendo ser vista desde setembro de 2005 por todas as regiões da Europa, através do HOT BIRD, um dos maiores distribuidores do mundo, que abrange 45 milhões de receptores e oferece a programação católica em canal livre. Em 2008 a emissora inaugurou um novo canal de transmissão na Ásia em parceria com a SatLink no satélite AsiaSat 2, alcança todo o continente Asiático, Egito, Austrália e Nova Zelândia.

TV Canção Nova de Portugal[editar | editar código-fonte]

No ar desde o dia 11 de Maio de 2001. A TV Canção Nova em Portugal tem uma programação diversificada com programas do Brasil, de Portugal e transmissões ao vivo. Alguns programas: "Santuário J", com o padre Borga; "Mãos Unidas", com Sandra Dias e José Carlos (Com. de Aliança CN); "Fátima Hoje", com padre Luís Kondor; "Gente de Fé", com padre Fernando Santamaria (Com. de Vida CN); Terço ao vivo da Capelinha das Aparições, Santa Missa ao vivo do Santuário de Fátima. Em Portugal, a TV Canção Nova Portugal é transmitida através do satélite Hot Bird 6 - Transponder 13, Este, Frequencia 11.240Mhz, Polarização horizontal, Symbol rate 27.500, FEC 3/4. Também está disponível para os clientes ZON TVCabo por cabo com equipamento digital (power box, ZON BOX HD+DVR ou ZON BOX HD+) nas zonas de Lisboa, Porto, Coimbra, Margem Sul do Tejo e Azambuja. Está ainda disponível no serviço digital da Cabovisão, Optimus Clix e Vodafone .

Projetos[editar | editar código-fonte]

Com a avanço da TV Digital no Brasil, a emissora têm se preparado para as novas tecnologias, sendo que hoje a sua sede já conta com quase todos os equipamentos digitais, restando a digitalização das unidades móveis, demais produtoras e retransmissoras.

Também está em projeto a adaptação de dois amplos galpões em um terreno pertencente a comunidade, próximo a sede, para se tornarem estúdios equipados para transmissão em rede: um estúdio para a produção de programas infantis e outro para a teledramaturgia. Com essa estrutura a emissora produzirá, a partir dos próximos anos, telenovelas e ampliará sua faixa de programas voltadas ao público infantil.

Em 2008 a TV Canção Nova instalou estúdios na capital mineira, Belo Horizonte, e nos próximos anos iniciará as transmissões de telejornais e programas locais para essa praça.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]