Sobradinho (Distrito Federal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Região Administrativa de Sobradinho
Bandeira de Sobradinho
Bandeira
Hino
Região Administrativa V
Fundação: 13 de maio de 1960
Lei de criação: 4545 de 10 de dezembro de 1964

Sem mapa

Limites: Brazlândia, Sobradinho II, Planaltina, Paranoá, Itapoã, Varjão e Brasília
Distância de Brasília: 22 km
Administrador(a): Maria América Menezes Bonfim[1]
Área  
 - Total {{{área_total}}} km²
População  
 - Total 85.491[2] habitantes '
IDH 0,837 elevado SEPLAN/2000[3]
Site governamental www.sobradinho.df.gov.br

Sobradinho é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

História

Sobradinho começou a se originar quando Antônio Gomes Rabelo ocupou as terras onde hoje se localiza a cidade e fundou à Fazenda Sobradinho. O local foi bastante desmembrado devido a muitas vendas e inventários, passando a ser propriedade de várias famílias.

Durante a construção de Brasília, entre 1956 e 1960, um dos diretores da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), o deputado federal Iris Meinberg, que havia sido presidente da Confederação Nacional de Agricultura, teve a ideia de criar uma cidade tipicamente rural no Distrito Federal. A melhor opção encontrada foi assentar a nova cidade na região, que tradicionalmente desenvolvia atividades agropecuárias desde os tempos de seus primeiros ocupantes.

A partir de 1959, a Novacap elaborou um levantamento de uma área onde estaria localizada a sede da região administrativa. Havia a necessidade de alojar definitivamente as famílias imigrantes do Nordeste de Goiás, da Bahia e de outros estados. Essas pessoas foram transferidas para as margens da antiga estrada que ligava a cidade goiana de Planaltina à nova capital. A então cidade-satélite recebeu o nome de Sobradinho, e foi fundada no dia 13 de maio de 1960, mas só chegou a ser oficializada bem mais tarde, pelo Decreto nº 571, de 1967.

Sobradinho hoje possui cerca de 85.491 habitantes (PDAD 2010/2011).

Urbanização

Planta original de Sobradinho

Assim como Brasília, Sobradinho também é uma cidade planejada. O plano da cidade foi elaborado entre 1958 e 1959 pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira, que pertencia ao quadro de engenheiros do Departamento de Terras e Agricultura da Novacap. Lúcio Costa, urbanista, principal responsável pelo planejamento do de Brasília e chefe do Departamento de Urbanismo da Novacap preferiu que o planejamento fosse executado por um arquiteto de sua equipe. O projeto de Sobradinho foi então confiado ao urbanista Paulo Hungria Machado, que também já havia feito o plano urbanístico da região administrativa do Gama. A construção da cidade se desenvolveu entre 1959 e 1960 com recursos do Departamento de Terras e Agricultura da Novacap. Pouco depois, Inácio Lima Ferreira retomou o projeto, executando serviços topográficos, arruamento e locação de terrenos, instalando os serviços subterrâneos de abastecimento d'água e saneamento básico.

Subdivisões

Sobradinho é divida em três grandes áreas: Setor de Condomínios de Sobradinho, Grande Colorado e Setor Oeste de Sobradinho (onde também se localiza o Setor de Mansões da cidade).

Ver também

Referências

  1. Apresentação Sobradinho – RA V. Portal do Cidadão - Sobradinho. Página visitada em 07 de julho de 2012.
  2. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - 2010/2011.
  3. Ranking decrescente do IDH-M das Regiões Administrativas do Distrito Federal. Secretaria de Planejamento e Orçamento do Governo do Distrito Federal (SEPLAN/DF) (2000). Página visitada em 22 de julho de 2012.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sobradinho (Distrito Federal)