Santa Maria (Distrito Federal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Região Administrativa de Santa Maria
Bandeira de Santa Maria
Bandeira
Hino
Região Administrativa XIII
Fundação: 10 de fevereiro de 1990
Lei de criação: 348 de 1992

Mapa de Santa Maria

Limites: Gama, Park Way, Lago Sul, Novo Gama (GO), Valparaíso de Goiás (GO) e São Sebastião
Distância de Brasília: 26 km
Administrador(a): Erivaldo Alves Pereira1
Área  
 - Total 215,86 km²
População  
 - Total 123 956 habitantes '
Site governamental www.santamaria.df.gov.br

Santa Maria é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

História[editar | editar código-fonte]

O Núcleo Rural Santa Maria permaneceu como área rural de Gama até 1992, quando a Lei nº 348/92 e o Decreto nº 14604/93, desanexaram o território, criando a região administrativa de Santa Maria.

Sua criação está vinculada ao Programa de Assentamento de Famílias de Baixa Renda, em lotes semi-urbanizados. O Governo loteou uma área do Núcleo Rural Santa Maria e transferiu os moradores das invasões do Gama e das demais localidades do Distrito Federal. Santa Maria é composta de área urbana, rural e militar.

Na área rural, estão os Núcleos Rurais Alagado e Santa Maria, onde predominam as atividades de agropecuária e a exploração de jazidas de cascalho.

Na área militar, estão localizados o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – Cindacta, do Ministério da Aeronáutica e a Área Alfa, pertencente ao Ministério da Marinha.

O nome Santa Maria originou-se do nome do rio que existia no local com nome de rio Santa Maria.

A região administrativa de Santa Maria tem como Padroeira a Santa Mãe de Deus, com data de culto público em 1º de janeiro, sendo ponto facultativo na região administrativa, conforme a Lei nº 2908, de 05/02/2002.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

É uma região administrativa que compreende as áreas da Marinha, Saia Velha, Pólo JK, além da própria Santa Maria, e se localiza aproximadamente 26 km de Brasília.

A cidade é rodeada por dois ribeirões, Alagado e Santa Maria, este originando o nome da cidade. As primeiras quadras foram ocupadas a partir de fevereiro de 1991.

Ocupando uma área de 211 km², possui uma população de 123 956 habitantes, conforme censo (PDAD 2010/2011). O aniversário da cidade é comemorado em 10 de fevereiro.

Surgiu oficialmente no mapa do Distrito Federal no dia 10 de fevereiro de 1993, com a publicação do decreto de nº 14604.

A cidade é fruto de um grande programa de distribuição de lotes realizado pelo governo do Distrito Federal. Assim como as demais regiões administrativas do Distrito Federal, Santa Maria nos primeiros anos, era dotada de pouca infra estrutura urbana, que aos poucos foi sendo consolidada. Hoje, a cidade tem 100% de asfalto, 100% de iluminação pública, 100% de água encanada e esgoto tratado. Recentemente a cidade teve inaugurado seu primeiro hospital público, o Hospital Regional de Santa Maria.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

A área urbana da região administrativa é dividida em: Sul, Central, Norte, Setor Habitacional Ribeirão, Residencial Porto Rico, Residencial Santos Dumont, Setor Habitacional Meireles e Pólo de Desenvolvimento Juscelino Kubitschek (Polo JK).

Economia[editar | editar código-fonte]

Um dos destaques de Santa Maria é o Polo JK, é uma área de desenvolvimento econômico do Distrito Federal, destinada a abrigar grandes indústrias.

No Pólo JK, pode ser destacada a União Química, que possui no local uma fábrica de 87 mil m², com investimentos de R$ 67 milhões.

Ali opera em velocidade cruzeiro a distribuidora de produtos farmacêuticos Audifar. Em quatro mil metros quadrados de área construída, a companhia distribui medicamentos para 25 mil laboratórios cadastrados de todo o Brasil e gera 142 empregos diretos. A central de distribuição exigiu investimentos de R$ 2,5 milhões. "A vinda da Audifar para o Distrito Federal foi uma decisão estratégica Tudo entrou na nossa conta: localização no centro do País, facilidades de transporte para escoamento dos produtos, grande malha viária terrestre, infra-estrutura tecnológica de ponta, custo de mão-de-obra e apoio dos órgãos do governo na disponibilização de terrenos e infra-estrutura para fincar as raízes na capital", enumera o diretor da Audifar, César Alencar. "Quando fechamos nossos cálculos, deu Brasília e, em particular, o Pólo JK". Recentemente Santa Maria ganhou seu primeiro Shopping center, o Santa Maria Shopping, inauguração em 4 de dezembro de 2010. Já conta com algumas lojas de grandes redes brasileiras.

Umas das principais avenidas de Santa Maria é a Avenida Alagados, onde se concentra boa parte da economia de Santa Maria e algumas agências bancárias, como: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú.

Estima-se que em pouco tempo Santa Maria se transformará em uma das principais regiões administrativas do Distrito Federal, por estar em uma região privilegiada e também por fazer um entroncamento com vários municípios vizinhos ao Distrito Federal.

Geografia[editar | editar código-fonte]

  • A Topografia é francamente favorável à ocupação e expansão urbana, favorecida pelos terrenos de ondulação suave situados entre as cotas altimétricas de 1100 e 1250 metros sendo o ponto culminante localizado entre duas torres do Cindacta, próximo ao DNER com altitude de 1258 metros acima do nível do mar.

Além da área urbana do Núcleo Habitacional de Santa Maria existem terrenos de topografia ainda mais favoráveis, remanescentes de áreas militares da Marinha situados na parte central da região administrativa.

A hidrografia é formada por tributários da bacia brasileira do Rio Paraná, caracterizando-se pela particularidade dos rios terem suas nascentes dentro da própria região administrativa. A região administrativa de Santa Maria localiza-se na bacia de São Bartolomeu e possui as seguintes bacias secundárias ou sub-bacias: - Sub-bacia do Rio Alagado - Sub-bacia do Rio Santa Maria - Sub-bacia do Rio Saia Velha - Sub-bacia do Rio Santana O abastecimento de água é feito pelo sistema do Rio Descoberto.

Como acontece nas demais áreas do Distrito Federal, localiza-se também na região administrativa de Santa Maria a vegetação denominada cerrado, encontra-se ali as seguintes gradações: - cerrado e cerradão com ocupação predominante; - cerrado limpo; - campo limpo; - mata galeria ou mata ciliar Observa-se que algumas áreas de reflorestamento localizam-se à margem da rodovia DF-001 (EPCT) e da BR-251.

Com a ocupação das terras rurais, a cobertura vegetal vai aos poucos sendo substituída pelas culturas diversificadas que estão sendo plantadas na Região.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Santa Maria possui uma das festas populares mais prestigiadas do Distrito Federal, a festa de aniversário de Santa Maria - FASSANTA, a cada ano que passa o público aumenta, em 2010 a festa atraiu mais de 300 mil pessoas, com atrações nacionais e locais. Outra grande festa tradicional de Santa Maria é a Fé Santa, realizada no estacionamento da Paróquia São José, costuma atrair grandes públicos. Possui vários músicos, bandas e grupos de teatro. Dentre eles, a CIA de Teatro Barcaça dos Beltranos, projeto artístico-pedagógico que há vários anos desenvolve projetos e montagens teatrais com jovens, adolescentes e adultos da própria comunidade, bem como Gama e Entorno.

Outro grande movimento cultural que acontece na cidade de Santa Maria, é A Via-Sacra de Santa Maria, que atrai um grande público na sexta-feira santa, no ano de 2010 alcançou o posto de segunda maior Via-Sacra do Distrito Federal, atualmente conta com cerca de 300 pessoas envolvidas em sua montagem, desenvolvimento e apresentação. Ela surgiu no GTAC (Grupo de Teatro Atores de Cristo), um grupo muito popular na cidade, nascido em 1995, o grupo pertencente a Paróquia São José e é referencia em Teatro Cristão no Distrito Federal.

Lazer e Turismo[editar | editar código-fonte]

Santa Maria, é privilegiada pelo rico patrimônio ambiental marcada por nascentes de águas cristalinas, com as que formam os rios alagados, e Santa Maria também possui em seu território duas das mais belas quedas d’água da região:

O salto do TORORÓ no Córrego Caxeta, e a Cachoeira Saia Velha no rio do mesmo nome.

É uma jovem cidade, as opções de lazer e turismo encontram-se em fase de crescimento, entretanto podemos diagnosticar as já existentes na região administrativa.

  • Cachoeira Saia Velha

Localização: Na saída sul BR-040 (entrada do SOLARIUS).

Acesso: 35 km de Brasília, BR 040 Acesso a esquerda do monumento SOLARIUS.

Descrição: Área rica em vegetação e com várias quedas d'águas e piscinas naturais. Funciona no local a primeira Usina Hidroelétrica que abastece Brasília. Saia Velha é aberta ao público e oferece toda infra-estrutura para lazer de toda família.

  • Cachoeira do Tororó (Salto do Tororó)

Localização: DF-140, km 06, acesso QI 23 - Lago Sul, em direção a Unaí (MG) e do Clube da Área Alfa-Marinha.

Acesso: DF-001 no Trevo da DF-140, seguir mais 06 km, entrar na estrada não asfaltada, fica à 35 km de Brasília e a 28 km de Santa Maria.

Descrição: A água é limpa e cristalina, com leito pedregoso e levemente acidentado. Sua paisagem é exuberante, é um convite a prática de esportes radicais.

As trilhas de acesso são cobertas por rochas de quartzitos, dando o tom mágico ao local.

  • Solarius

O Solarius está localizado na região administrativa de Santa Maria, à altura do km 06 da BR-040.

Também conhecido por Pioneiros Candango, é um monumento doado em 1967 pelo governo Francês ao Governo Brasileiro, em homenagem a construção da nova capital, Brasília. Simboliza a ocupação territorial do Distrito Federal e representa o esforço de todos os brasileiro no sentido de se construir a Capital Federal e foi inaugurado em 26 de novembro de 1967.

Criado e esculpido pelo escultor Francês Auge Falchi, o monumento foi idealizado a partir das informações vinculadas pelos noticiários Franceses, sobre o movimento de migração dos brasileiros de todas as Regiões a fim de construírem a Capital Nacional.

Vindo de Nice, na França, o monumento foi embalado em 07 blocos de aço corten e transportados para Brasília em 16 metros de altura. Sua estrutura é de aço, com chapas galvanizadas, lã de vidro produtos plásticos.

  • Solar das Àguias D'Blades (Turismo Rural)

O Solar das Águias D'Blades encontra-se aberto, das 9:00h às 17:00h sábados, domingos e feriados, para grupos de melhor idade, aniversários, igrejas. Pacotes especiais para escolas e confraternização em geral.

Oferece Turismo Rural e Esportes Radicais (Trilhas Ecológicas, Cavalos, Avestruzes, Horta, Comidas Típicas, Esportes Radicais).

Localização: DF-001, km 43 - Região da Marinha - Área Alfa - Santa Maria

  • Agroturismo Buriti Alegre (Turismo Rural)

Localização: DF-001, km 42,5 (entre os trevos da Marinha e de Unaí, a 35 km, da Rodoviária de Brasília)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Santa Maria (Distrito Federal)