Recanto das Emas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Região Administrativa do Recanto das Emas
Hino
Região Administrativa XV
Fundação: 29 de Julho de 1993
Lei de criação:

Mapa do Recanto das Emas

Limites: Samambaia (norte), Gama (sul), Riacho Fundo II (leste) e Santo Antônio do Descoberto (GO) (oeste)
Distância de Brasília: 25,8 km
Administrador(a): Sebastião Stênio Pinho
Área  
 - Total 101,22 km²
População  
 - Total 160 000 habitantes '
Site governamental www.recanto.df.gov.br

Recanto das Emas é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

História[editar | editar código-fonte]

O Recanto das Emas foi fundado em 28 de julho de 1993 para atender a demanda de moradia pelo Programa de Assentamento do Governo do Distrito Federal, na época o governador era Joaquim Roriz.

A área era ocupada por pequenas chácaras e possuía grande quantidade da planta característica do cerrado: canela de ema, além de possuir um sítio chamado "Recanto".

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome da cidade foi dado em referência ao sítio que a cidade tinha chamado "Recanto" e também por ter uma planta típica do cerrado brasileiro, a canela de ema, daí veio o nome, Recanto das Emas.

Canela de Ema, uma planta típica encontrada no Recanto das Emas.

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

O Recanto das Emas é dividido em quadras, assim como grande parte das Regiões Administrativas do Distrito Federal. A avenida principal da cidade, onde se predomina o comércio , é chamada de "Avenida Recanto das Emas", além de possuir mais algumas avenidas como: "Avenida Vargem da Benção", "Potiguar" ,"Buriti", "Monjolo" e "Setor Habitacional Água Quente".

Localização[editar | editar código-fonte]

O Recanto das Emas está localizado na região sudoeste do Distrito Federal, seus limites : Ao norte "Samambaia", ao sul "Gama", á leste "Riacho Fundo II" e á oeste "Santo Antônio do Descoberto".

Pontos Turísticos[editar | editar código-fonte]

Espaços Naturais 

O Recanto das Emas conta com belíssimas reservas naturais. Em 1996, por meio da lei 1.188 foi criado o Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas. Sua localização é na área delimitada pela chácara Aldeia da paz, compreendendo a cabeceira do córrego Monjolo. No parque há duas cachoeiras, corredeiras, poços, paredões e nascentes. Essas características conferem grande valor paisagístico ao local, proporcionando à comunidade uma área destinada à conservação, visando à manutenção das espécies do cerrado e a garantia da qualidade dos recursos hídricos disponíveis, além da recreação e lazer em harmonia com a preservação do ecossistema da região. 

Cultura e Lazer 

Na área cultural, a cidade oferece várias opções como shows, teatro, artesanato e atividades lúdicas. Em geral, esses eventos são realizados em espaços existentes como as feiras permanentes, onde artistas locais apresentam músicas, danças regionais e pequenas dramatizações mambembes. Há grupos de pagode, forró, de teatro e dança. As apresentações fazem parte do Projeto Recanto da Arte, que visa incentivar os artistas recantenses, como também de todo o DF.

O Recanto das Emas

Conta ainda com uma biblioteca na quadra 302, com um acervo de 10 mil livros e uma brinquedoteca na quadra 601, onde as crianças vivenciam momentos de lazer, convivência a e aprendizagem. A cidade possui também um auditório no centro Urbano entre as quadras 206 e 300, com 250 lugares.

Monumento das Emas

A principal referência da cidade é o monumento das Emas, localizado na entrada do Recanto. A obra foi transformada em cartão postal por ser considerada também um patrimônio da cidade..  

  = Geografia e Clima =   Por se localizar no centro-oeste o clima é tropical semi-umido, com frequentes chuvas de verão. A temperatura média anual é de 22 ºC e nas chapadas varia de 20º a 22 ºC. Na primavera/verão, são comuns temperaturas elevadas, sendo que a média do mês mais quente varia de 24º a 26 ºC. A média das máximas do mês mais quente oscila entre 30º e 36 ºC. No inverno, em virtude da invasão polar, é comum a ocorrência de temperaturas mais baixas. No mês mais frio, a temperatura média oscila entre 15º e 24ºC, enquanto a média das mínimas fica entre 8º a 18ºC A região é bem provida de chuvas, sendo que mais de 70% do total de chuvas ocorrem de novembro a março, o que torna o inverno bastante seco. [1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cidade SEM VENTO

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Recanto das Emas