Park Way

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Região Administrativa do Park Way
Bandeira do Park Way
Bandeira
Hino
Região Administrativa XXIV
Fundação:
Lei de criação: 3255 de 29 de dezembro de 2003

Mapa do Park Way

Limites: Santa Maria, Lago Sul, Candangolândia, Guará, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Gama
Distância de Brasília: 12 km
Administrador(a): José Benevenuto Estrela
Área  
 - Total 79 km²
População  
 - Total 25 000 habitantes '
Site governamental www.parkway.df.gov.br

Park Way é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

História[editar | editar código-fonte]

A região foi incluída no plano urbanístico de Brasília em uma das suas últimas alterações entre 1957 e 58, registrada em cartório em 1961 pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek, em seu memorial considerando como data magma de aniversário da cidade o dia 13 de março. Até então, a cidade era chamada de Mansões Sub-urbanas Park Way (sigla MSPW), concebida para ser implantada por partes, com áreas destinadas ao uso exclusivamente residencial, que anteriormente a 2003 era um bairro pertencente ao Núcleo Bandeirante, cidade esta, criada para fins comerciais e recreativos para os candangos, pioneiros responsáveis pela construção da nova Capital Brasília.

A região onde hoje é o Setor de Mansões do Park Way (sigla SMPW) começou a ser habitada após a construção de Brasília e ao longo da formação da capital federal. Na década de 1990, o Park Way se tornou uma boa opção para a classe média e principalmente àqueles que tinham interesse em morar em casas de bom tamanho com lotes de 2500 metros quadrados. O contato com a natureza, o silêncio e o acesso livre e fácil a todo DF eram também fatores positivos. No entanto, com o tempo e rápido crescimento do bairro, a especulação imobiliária não foi acompanhada de investimentos do governo em infraestrutura e oferta de serviços públicos. Esta situação não desagrada a maioria dos moradores do Park Way que, constantemente, se mobilizam à favor da manutenção do isolamento do bairro e contra o zoneamento comercial da região.

O bairro é dividido em quadras que vão da número 01 à 29 e possui uma localização privilegiada, próximo aos principais centros comerciais de Brasília e ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Composto basicamente por condomínios fechados horizontais, grandes mansões e casas. Não possui área comercial em sua região, sendo as mais próximas as dos bairros Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Lago Sul - região do Park Way localizada atrás do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, e as áreas comerciais dos bairros Núcleo Bandeirante, Águas Claras e Guará para as demais regiões do Park Way.

Os decretos nº 14932/93 e 18910/97 permitiram o fracionamento das mansões, lote original de 20000 metros quadrados em até 8 frações de 2.500 metros quadrados de área total cada uma. Abriga diversas reservas naturais com vegetação típica do cerrado, entre elas a da UnB, Aeronáutica, Marinha e do IBGE.

O Park Way possui atrativos turísticos e culturais, edificações e monumentos tombados, patrimônios históricos que resgatam a história dos candangos e a história da construção da nova Capital Federal, Brasília. Dentre eles se destacam o Catetinho e o Museu Vivo da Memória Candanga. Na área de educação, atualmente existem três escolas públicas dentro da circunscrição Park Way que atendem a crianças e jovens da cidade e das cidades adjacentes.

Um dos principais pontos de acesso é a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Via EPIA), continuação da BR-040. Uma linha ferroviária que liga o Distrito Federal à Goiás, Minas Gerais e São Paulo passa pelo Park Way.

A preocupação com crescimento demográfico da cidade, que hoje ultrapassa 25 000 habitantes, justifica a criação da Lei 3255 de 29 de dezembro de 2003, que institui uma unidade administrativa com personalidade própria para o Park Way.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Park Way