Comunidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bairro do Limão, São Paulo: Conjunto habitacional como um exemplo de Comunidade.

Comunidade pode ter diferentes acepções:

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Do ponto de vista da ecologia, comunidade - também chamada biocenose - é a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si, corresponde, não apenas à reunião de indivíduos (população) e/ou sua organização social (sociedade) e sim ao nível mais elevado de complexidade de um ecossistema.[1] Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós, investigadores humanos. Mas ela também pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trófica, fluxo de energia, diversidade de espécies, processos de sucessão, entre outros componentes e propriedades.

Sociologia[editar | editar código-fonte]

Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório formam uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Fichter, 1967 em suas Definições para uso didático[2] ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.

Religiosa[editar | editar código-fonte]

Corresponde ao compagnon francês (literalmente designa "aquele com quem se reparte o pão") [3] como membro de uma comunidade religiosa. Sempre na frança, e na Idade Média, o termo também estava ligado a um grupo de membros de uma dada profissão, como os pedreiros na construção das catedrais e aqui é muito o sentido sociológico que predomina, mesmo se implica o sentido de maçonaria.

Política[editar | editar código-fonte]

Politicamente, a comunidade é um grupo de países que se associam para atingir determinados objectivos comuns. A União Europeia começou por chamar-se Comunidade Econômica Europeia. Os países da África austral organizaram-se numa Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ou SADC (do inglês Southern Africa Development Community).

Virtual[editar | editar código-fonte]

A Wikipedia é um exemplo de comunidade virtual, que se forma em torno de um site de colaboração e possui funcionalidades como fóruns e compartilhamento de conteúdo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Odum, E. Fundamentos de ecologia. Pt Calouste Gulbenkian, 1988
  2. Fichter, J. H. Definições para uso didático in: Fernades, Florestan. Comunidade e Sociedade: leitura sobre problemas conceituais, metodológicos e de aplicação. SP, Ed Nacional, EDUSP, 1973
  3. Action de carême (em francês) - Maio 2012