Página web

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Página web do Wikimedia

Uma página web, também conhecida pelo no inglês webpage, é uma "página" na world wide web, geralmente em formato HTML e com ligações de hipertexto que permitem a navegação de uma página, ou secção, para outra. As páginas web usam com frequência ficheiros gráficos associados para fins de ilustração, e também estes ficheiros podem ser ligações clicáveis. Uma página web é apresentada com o recurso a um navegador, ou browser, e pode ser construída por forma a recorrer a applets (subprogramas que correm dentro da página), que muitas vezes fornecem gráficos em movimento, interacção comasddsrghh o utilizador e som.

As páginas web podem ser maiores do que aquilo que cabe no écran. Excepto em casos muito especiais, uma página mais larga do que o écran, requerendo deslocamento (scrolling) horizontal, é pouco prática e por isso evitada. Uma página que é mais alta do que o écran é mais comum e não levanta problemas; requer deslocamento (scrolling) vertical para ser toda vista.

Uma colecção de páginas web armazenadas numa única pasta ou em subpastas relacionadas de um servidor web é conhecida como sítio. Uma sítio web costuma incluir uma página principal chamada index.htm ou index.html.

Uma dificuldade no desenho e teste de páginas web é torná-las adequadas a muitos navegadores e definições, e a diferentes resoluções de écran.





























Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.