Universidade de Iorque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade de Iorque
University of York
Latim:Eboracum
Ebor.
Lema In limine sapientiae
Fundação 1963
Tipo de instituição Pública
Localização Iorque, Yorkshire,  Reino Unido
Chanceler Greg Dyke[1]
Vice-Chanceler Koen Lamberts[2]
Total de Estudantes 15,265[3]
Pós-Graduação 11,129[4]
Campus Heslington West, Heslington East, e King's Manor
Cores da Escola Azul escuro      e verde escuro     [5]
Afiliações Grupo Russell,[6] Associação das Universidades Europeias
Orçamento anual £255 milhões[7]
Página oficial www.york.ac.uk
Heslington Hall

Este é um artigo sobre a universidade britânica. Para ir à universidade canadense, acesse Universidade York

Uma das principais universidades do Reino Unido, a Universidade de Iorque (University of York) localiza-se em Iorque, Inglaterra, e foi fundada em 1963. Mais de trinta departamentos e centros cobrem uma vasta gama de assuntos nas artes, nas ciências sociais, na ciência e na tecnologia. Alguns estudantes vivem na residência estudantil universitária. O campus ajardinado foi construído em meados dos anos 1960, nos arredores da cidade medieval, ao lado da vila de Heslington. O campus é a sede do Parque de Ciência de Iorque e do Centro Nacional de Aprendizagem da Ciência. A universidade usa também um número de edifícios históricos no centro de cidade. Presente consistentemente entre as dez melhores universidades em ensino, Iorque tem também uma taxa baixa de evasão estudantil e uma forte reputação em pesquisa acadêmica.

Colégios[editar | editar código-fonte]

Existem 8 colégios na universidade de Iorque, e cada aluno é feito membro de um colégio após a sua entrada neste estabelecimento de ensino. Durante o primeiro ano de curso à maioria dos alunos é oferecida acomodação no colégio de que fazem parte. Cada colégio também inclui serviços de apoio próprios, assim como equipas de desporto que competem anualmente com equipas de outros colégios. Os colégios organizam também vários eventos sociais ao longo do ano. Cada colégio é dirigido por um director ('Provost'). Os oito colégios estão distribuídos ao longo do campus, e certos departamentos que não possuem o seu próprio edifício utilizam salas disponíveis nos edifícios dos colégios.

Os oito colégios da universidade são:

  • Goodricke College
  • Vanburgh College
  • Langwith College
  • Derwent College
  • Alcuin College
  • James College
  • Wentworth College (apenas para alunos de pós-graduação)
  • Halifax College (o maior colégio)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Chancellor (em inglês) Vice-Chancellor's Department. Universidade de Iorque (06 de maio de 2011). Página visitada em 10 de agosto de 2014.
  2. Koen Lamberts, Vice-chancellor (em inglês) About the University. Universidade de Iorque (1° de janeiro de 2014).
  3. Table 1 – All students by HE institution, level of study, mode of study and domicile 2009/10 (Planilha do Microsoft Excel) (em inglês) Higher Education Statistics Agency (13 de novembro de 2011). Página visitada em 10 de agosto de 2014.
  4. Planning Office, The University of York (em inglês) York.ac.uk (31 de maio de 2012). Página visitada em 10 de agosto de 2014.
  5. Communications Office (22 de outubro de 2009). Colour (em inglês) Publications – Visual Identity. Universidade de Iorque. Página visitada em 10 de agosto de 2014.
  6. The University of York is to become a member of the influential Russell Group of leading UK universities (em inglês) Universidade de Iorque (12 de março de 2012). Página visitada em 10 de agosto de 2014.
  7. Annual Report and Financial Statements 2010 (PDF) (em inglês) 50 pp. Universidade de Iorque. Página visitada em 10 de agosto de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade de Iorque