Donzela em apuros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
The Princess and the Dragon, Paolo Uccello, aprox. 1470, uma imagem clássica de uma donzela em apuros.

O tema da donzela em apuros ou donzela em perigo é um clássico na literatura, no cinema e em outras artes, no mundo todo. A donzela é geralmente uma mulher bela e jovem, em condição de inferioridade de forças, que está em uma situação difícil e horrenda, ameaçada por um vilão ou um monstro, quando um herói vem em seu resgate. Ela se tornou um personagem tipo de ficção, particularmente do melodrama.

O desamparo da donzela em apuros, que pode ser retratado como tolo e inútil ao ponto da ingenuidade, junto com sua necessidade de outros para resgatá-la, fez do estereótipo um alvo da crítica feminista. Em algumas histórias, a personagem feminina usa sua fragilidade para manipular ou controlar os personagens masculinos (como no filme Bravura Indômita).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Mario Praz (1970) The Romantic Agony Chapter 3: 'The Shadow of the Divine Marquis'
  • Robert K. Klepper, Silent Films, 1877-1996, A Critical Guide to 646 Movies, pub. McFarland & Company, ISBN 0786421649