Mundo de fantasia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um mundo de fantasia é um tipo de mundo imaginário, parte de uma universo fictício usada em romances e jogos de fantasia. Típicamente envolvem mundos mágicos ou habilidades mágicas[1] e, muitas vezes, mas nem sempre, num tema medieval ou futurista. Alguns mundos pode ser um mundo paralelo tenuamente ligado a Terra através de portais ou itens mágicos; uma Terra fictícia pode estar num passado remoto ou futuro, ou um mundo totalmente independente estabelecido noutro Universo.[2]

Muitos mundos de fantasia são bastante baseados na real história do mundo, geografia e sociologia, e também sobre folclore.

Jogos de RPG[editar | editar código-fonte]

Dungeons & Dragons, é primeiro maior jogo de interpretação de papéis, criado com muitos detalhes e comercialmente sucedido mundo de fantasia (chamado "campanha de cenário"), com personagens reconhecidos e estabilizados, localizações, histórias, e sociologias. Os Reinos Esquecidos talvez sejam o mais amplamente desenvolvidos desses mundos. Estes elementos de pormenor pode ser uma grande parte do que atrai as pessoas para os RPGs.

Muitos escritores de fantasia se estabeleceram também devido ao Dungeons & Dragões e a fantasia e ficção que tem inspirado devido a sua influência em direção a novos escritores a leitura do Dungeons & Dragons Monster Manual em vez de estudar a literatura da mitologia original a partir da qual foi baseada a moderna literatura fantástica.

Devido ao estranha fronteira entre fantasia e a ficção científica, do mesmo modo que é difícil fazer uma distinção entre "mundos de fantasia", e planetas na ficção científica. Por exemplo, os mundos de Barsoom, Darkover, Gor, e os Witch World combinam elementos de ambos os gêneros.

Referências

  1. Brian Attebery,The Fantasy Tradition in American Literature, p 166-7, ISBN 0-253-35665-2
  2. John Grant e John Clute,The Encyclopedia of Fantasy, "Imaginary lands", p 495-5 ISBN 0-312-19869-8