Aleksander Lukin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aleksander Lukin
Informações gerais
Primeira aparição Captain America Comics (v.5) #1 (janeiro de 2005)
Criado por Ed Brubaker
Steve Epting
Editora Marvel Comics
Estado atual falecido
Informações profissionais
Ocupação ex-general russo
Espião
Empresário
Inimigos Capitão América
Caveira Vermelha
Afiliações atuais Corporação Kronas
Petróleo Roxxon
KGB
Caveira Vermelha

Aleksander Lukin é um personagem fictício das histórias em quadrinhos da Marvel Comics, inimigo do Capitão América. Ele apareceu pela primeira vez nas revista norte-americana Captain America vol. 5 #1, de janeiro de 2005, tendo sido criado por Ed Brubaker e Steve Epting. Teve papel relevante nas histórias sobre a transformação do antigo parceiro do Capitão América, Bucky Barnes, no assassino internacional conhecido como Soldado Invernal. A história foi publicada no Brasil no volume encadernado da Editora Panini "Capitão América - Soldado Invernal", lançado em 2011 [1].

Biografia ficcional[editar | editar código-fonte]

Nasceu no povoado de Kronas na antiga União Soviética por volta do final dos anos de 1930, local escolhido como base de operações do nazista Caveira Vermelha durante a Segunda Guerra Mundial [2]. As tropas soviéticas retomaram a cidade em 1943, com apoio dos super-heróis aliados do grupo Invasores, mas o Caveira, ajudado pelo supervilão Grande Mestre, conseguiu escapar. A mãe de Lukin foi morta durante a batalha e o líder das forças soviéticas, Vasily Karpov, o tomou como filho adotivo [3].

Após algumas décadas, Lukin se transformou numa importante figura militar soviética e da KGB, chegando ao posto de general [4]. Quando seu mentor, Karpov, se aposentou, Lukin recebeu em custódia um grande número de equipamentos e projetos desenvolvidos por ele, inclusive o do Soldado Invernal [4]. Ele vendeu algumas partes desse acervo para conseguir fundos, inclusive ao Caveira Vermelha, que reconheceu Bucky mantido em animação suspensa pelo projeto do Soldado Invernal e o queria também, mas Lukin recusou [5].

Cinco anos depois, o Soldado Invernal sob as ordens de Lukin aparentemente matou o Caveira Vermelha e se apossou do cubo cósmico [6].

Lukin usou o cubo para enriquecer a Corporação Kronas, companhia que era o proprietário, inclusive conseguindo controlar como subsidiária a Corporação Roxxon. Mas ele culpava o Capitão América pela morte da mãe e também usou o cubo para se vingar, até que o herói conseguisse recuperar o poderoso objeto e fizesse com que o mesmo devolvesse a memória a Bucky. Com a perda do Soldado Invernal e do Cubo, Lukin e o Caveira Vermelha (que antes de morrer transferira sua consciência para o corpo do russo, embora não conseguisse dominá-lo por completo) trabalharam juntos contra o Capitão América [7].

Arnim Zola conseguiu transferir a consciência do Caveira Vermelha para um robô, retirando-a do corpo de Lukin que, pouco depois, morreu por um disparo desferido por Sharon Carter [8].

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Filme[editar | editar código-fonte]

Vídeo games[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Universo dos Quadrinhos Acessado em 24 de julho de 2014
  2. Captain America vol. 5 #1
  3. Captain America vol. 5 #5
  4. a b Captain America vol. 5 #6
  5. Captain America vol. 5 #9
  6. Captain America vol. 5 #12-15
  7. Captain America vol. 5 #18
  8. Captain America vol. 5 #50