Big Fish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Big Fish
O Grande Peixe (PT)
Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (BR)
 Estados Unidos
2003 • cor • 125 min 
Direção Tim Burton
Produção Bruce Cohen
Dan Jinks
Richard D. Zanuck
Roteiro John August
Baseado em Daniel Wallace
Elenco Ewan McGregor
Albert Finney
Billy Crudup
Jessica Lange
Helena Bonham Carter
Alison Lohman
Género drama, comédia, fantasia
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Big Fish (br: Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas – pt: O Grande Peixe) é um filme estadunidense de 2003, baseado no livro Big Fish: A Novel of Mythic Proportions, de Daniel Wallace. Foi dirigido por Tim Burton e roteirizado por John August. Ewan McGregor, Albert Finney, Billy Crudup, Jessica Lange e Marion Cotillard fazem parte do seu elenco principal. Helena Bonham Carter, Matthew McGrovy e Danny DeVito, entre outros, têm pequenos papéis. Albert Finney desempenha o papel de Edward Bloom, um antigo vendedor itenerante do sul dos Estados Unidos que possui um dom para contar histórias e que se encontra agora limitado ao seu leito de morte. O filho afastado de Edward Bloom, um jornalista interpretado por Billy Crudup, tenta emendar a sua relação com o pai às portas da morte, enquanto este conta contos fantásticos da sua vida preenchida. Ewan McGregor interpreta o papel de Edward Bloom na sua juventude.

O guionista, John August, leu um manuscrito do romance em que o filme se baseia seis meses antes da sua publicação e convenceu a Columbia Pictures a adquirir os seus direitos. John August começou a adaptar o romance enquanto os produtores ainda se encontravam em negociações com Steven Spielberg, que tinha planeado realizar o filme quando terminasse Minority Report (2002). Steven Spielberg queria Jack Nicholson para o papel de Edward Bloom, mas acabou por desistir deste projeto para concentrar as suas atenções no filme Catch Me If You Can (2002). Tim Burton e Richard D. Zanuck começaram a trabalhar no projeto quando terminaram o filme Planet of the Apes (2001) e escolheram Ewan McGregor e Albert Finney para o papel de Edward Bloom.

O tema de reconciliação entre um pai às portas da morte e o seu filho presente no filme tinha um significado especial para Tim Burton, uma vez que o seu pai tinha falecido em 2000 e a sua mãe em 2002, um mês antes de este ter aceitado realizar o filme. Big Fish foi filmado no Alabama numa série de vinhetas que evocam o tom da fantasia gótica do sul dos Estados Unidos. O filme recebeu nomeações para vários prémios, incluindo para quatro Golden Globes, sete nomeações da British Academy of Film and Television Arts, duas nomeações para os Saturn Awards e uma nomeação para os Óscares. A banda sonora do filme recebeu ainda uma nomeação para os Grammy’s.


Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ed Bloom é um grande contador de histórias. Quando jovem, Ed saiu de sua pequena cidade-natal,Ashton no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will, filho de Ed. Até que Sandra, mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 2004 (EUA)

  • Recebeu uma indicação na categoria de Melhor Trilha Sonora (Danny Elfman).

BAFTA 2004 (Reino Unido)

  • Recebeu sete indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.

Globo de Ouro 2004 (EUA)

  • Recebeu quatro indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (Man of the Hour, de Eddie Vedder).

Prêmio David di Donatello (Itália)

  • Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]