Russell Crowe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Russell Crowe
Crowe na estréia de Man of Steel em junho de 2013.
Nome completo Russell Ira Crowe
Nascimento 7 de Abril de 1964 (50 anos)
Wellington, Ilha Norte
 Nova Zelândia
Nacionalidade Nova Zelândia neozelandês e
Austrália australiano
Ocupação Ator e Produtor
Cônjuge Danielle Spencer (2003 - 2009)
Oscares da Academia
Melhor Ator
2001 - Gladiator
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Ator em Filme Dramático
2002 - A Beautiful Mind
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Ator (Principal) em Cinema
2002 - A Beautiful Mind
BAFTA
Melhor Ator Principal
2002 - A Beautiful Mind
IMDb: (inglês)

Russell Ira Crowe (Wellington, 7 de abril de 1964) é um premiado ator e produtor de cinema neozelandês naturalizado australiano. Depois do sucesso inicial na Sydney, onde sua família mora desde sua infância, tornou-se um ator de Hollywood no meio da década de 1990; ele ganhou o Óscar da Academia para Melhor Ator (principal) em 2001 por Gladiator. Ele foi indicado mais duas vezes ao prêmio: em 2000, um ano antes de ter vencido por o Gladiador, ele recebeu indicação por The Insider (prêmio vencido por Kevin Spacey pela atuação em American Beauty); em 2002, ele foi indicado por A Beautiful Mind (prêmio vencido por Denzel Washington por sua atuação em Training Day).

Em 7 de abril de 2003, Crowe casou-se com a atriz e cantora Danielle Spencer. Em 21 de dezembro de 2003, nasceu seu filho Charles Spencer Crowe. Em 2006, nasceu o seu segundo filho. Os seus dois primos, Martin and Jeff Crowe, foram famosos e antigos capitães de cricket, jogo popular na Nova Zelândia. Fora do mundo do cinema, ele foi reconhecido também por ter comprado 75 por cento das ações do South Sydney Rabbitohs, um time de rugby league da Austrália por 3 milhões de dólares.

Oscar[editar | editar código-fonte]

Em 9 de março de 2005, Crowe revelou à revista Gentlemen's Quarterly que agentes do FBI o escoltaram na 73ª edição do Academy Awards (Oscar), em 25 de março de 2001, e disseram a ele que o grupo terrorista islâmico al-Qaeda estava à procura dele. Crowe contou à revista que esta foi a primeira vez em que ele ouviu falar em Al-Qaeda (os ataques de 11 de setembro aconteceram depois da premiação) e comentou: "Quando cheguei a Los Angeles recebi um telefonema tarde da noite do FBI, dizendo: "Nós precisamos falar com você antes que você faça qualquer coisa. Nós temos que conversar, sr. Crowe".

Crowe disse que eles comentaram que tudo isto tinha a ver com "alguma coisa que uma policial francesa gravou na Líbia ou Argélia…" Crowe ficou sob a proteção dos agentes do Serviço Secreto por alguns meses, enquanto fazia filmes e ia nas premiações. (A Scotland Yard também o protegeu enquanto ele promovia o filme Proof of Life em Londres, Janeiro de 2001). Ele disse que "nunca entendeu completamente que diabos estava acontecendo". O FBI também confirmou a situação de Crowe, o que não é típico da agência, que geralmente nunca comenta nada na mídia.

Foi um dos atores cogitados para interpretar o papel de Robert Langdom, no "Código da Vinci", que acabou ficando com Tom Hanks.

Premiações e nomeações[editar | editar código-fonte]

Recebeu 3 nomeações para o Oscar de melhor ator pelos filmes "O Informante" (1999), "Gladiador" (2000) e "Uma Mente Brilhante". Ganhou o Oscar por "Gladiador".

Recebeu 5 nomeações para o Globo de Ouro de melhor ator de drama por: "O Informante" (1999), "Gladiador" (2000), "Mestre dos Mares - o Lado Mais Distante do Mundo" (2002), "Uma Mente Brilhante" (2001) e "Luta pela Esperança" (2005), Ganhou o Globo de Ouro por "Uma Mente Brilhante".

Russell Crowe em 2009.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Russell Crowe
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Russell Crowe
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Kevin Spacey
American Beauty
Vencedores do Oscar de Melhor Ator
2000
Gladiator
Sucedido por
Denzel Washington
Training Day