Eric Bana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Eric Bana
Nome completo Eric Banadinovich
Nascimento 9 de Agosto de 1968 (46 anos)
Melbourne, Austrália Austrália
Ocupação Ator e Comediante
Cônjuge Rebecca Gleeson (1997 - presente)
IMDb: (inglês)


Eric Bana, nome artístico de Eric Banadinović, (Melbourne, 9 de Agosto de 1968) é um ator australiano de cinema e televisão, filho de pai croata e mãe alemã[1] . Ele começou sua carreira como comediante em Full Frontal antes de ganhar o reconhecimento crítico na cinebiografia "Chopper" (2000). Após atuar por mais de uma década na televisão australiana Bana ganhou a atenção dos olhos de Hollywood após atuar em filmes de sucesso de crítica[1] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Eric Bana nasceu Eric Banadinović, em Melbourne, em Victoria, o mais novo dos dois filhos, seu avó paterno se mudou para a Argentina ao final da Segunda Guerra Mundial[2] .

Dono de um humor muito peculiar, que contrasta com seus filmes no início de sua carreira, uma vez que iniciou fazendo produções violentas, tais como: "Chopper" (2000) e "Black Hawk Down" (2001).

Eric Bana tornou-se conhecido na Austrália, precisamente, por causa de humor: em 1993 assumiu o papel de escritor e ator na série "Full Frontal"; em 1997 co-produziu o programa The Eric Bana Show; em 2000 estréia no filme Something in the air, para a TV australiana, passo importante para o lançamento da sua carreira para outros horizontes.

O grande desafio da sua carreira foi interpretar a papel de Marke Chopper Read, em "Chopper"; para este filme teve que engordar treze quilos e tatuar o seu corpo, de modo a aproximar à sua personagem ao verdadeiro Read. Mais tarde, veio a integrar o elenco do filme "Black Hawk Down".

Em 2003, torna-se mais conhecido ao interpretar o Dr. Bruce Banner no filme "Hulk", famoso personagem das Historias em Quadrinhos da Marvel Comics. No mesmo ano também dá voz a Anchor, na Animaçao Finding Nemo.

Em 2004, participa do sucesso de bilheteria "Tróia". No filme Bana vive o papel de Heitor ao lado de outros nomes já conhecidos para os lados de Hollywood: Brad Pitt (Aquiles) e Orlando Bloom (Páris).

Foi um dos atores que estava cotado para o papel de James Bond apos a saída de Pierce Brosnan.

Em 2005, Eric Bana foi uma surpresa ao participar no famoso e premiado filme de Steven Spielberg, "Munique", trama com a atuação de Daniel Craig e Geoffrey Rush. Esta foi aclamada sua melhor interpretação nos cinemas. O filme também causou grande polemica por parte da crítica cinematográfica, o filme fala dos acontecimentos a respeito do grupo terrorista Setembro negro e o Massacre nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique[3] . O filme foi um sucesso de crítica, e foi nomeado para cinco Oscars em 2006[4] .

Bana foi convidado em 2006 a integrar Academia de Artes e Ciências Cinematográficas[5] . Em 2007, filmou com Drew Barrymore no filme "Lucky You", que conta a história de um jogador de profissional de pôquer.

Em 2008 Bana deu vida ao personagem de Henrique VIII da Dinastia Tudor da Inglaterra no filme "The Other Boleyn Girl", inicialmente o filme foi baseado na obra literária A Irmã de Ana Bolena, de Philippa Gregory. O filme contou com a atuação de Natalie Portman como Ana Bolena e Scarlett Johansson, como a amante de Henrique e irmã de Ana, Maria Bolena[6] .

Em 2009, interpretou o vilão Nero, em "Star Trek", um romulano "muito perturbado", segundo palavras do "velho" Spock.

Bana é membro de projetos de caridade para jovens sem-teto, Youth Off The Streets. Em 2008 ele apareceu com o padre Chris Riley em uma propaganda para apoiar apelo anual da organização.[7]

Eric Bana em Maio de 2007

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Nome Personagens Notas
1997 The Castle Con Petropoulous
2000 Chopper Chopper Read
2001 Black Hawk Down Norm "Hoot" Gibson
2002 The Nugget Lotto
2003 Finding Nemo Anchor (Voz)
Hulk Hulk/Bruce Banner
2004 Troy Heitor
2005 Munique Avner Kaufman
2007 Lucky You Huck Cheever
Romulus, My Father Romulus
2008 The Other Boleyn Girl Henrique VIII de Inglaterra
2009 Mary and Max Damien (Voz)
Love the Beast Ele Mesmo Documentary, also produced and directed.
Star Trek Nero
The Time Traveler's Wife Henry DeTamble
Funny People Clarke
2011 Hanna Erik Heller
2012 Deadfall Addison
Elvis & Nixon Elvis Presley
2013 By Virtue Fall T.B.A Pre-Produção
Untitled International Suspense Thriller T.B.A

|- | 2014 "Lone Survivor" |- | 2014 "Livrai-nos do Mal" || Ralph Sarchie ||

Referências

  1. a b "Biography". LaurenBergman.com.au. (em inglês) Página visitada em 19 de julho de 2012.
  2. Radoš, Ivica (12 de março de 2006). Eric Bana: On the official documents I am still Eric Banadinović (em croata) Jutarnji list. Visitado em 19 de julho de 2012. "Kad na poštanskoj pošiljki vidim da piše Eric Bana, odmah pomislim kako u kuverti nije nešto važno. No, kad primim pošiljku na kojoj piše Eric Banadinović, znam da je riječ o nečemu službenom – rekao je Bana. ("When on the postal deliveries I see that it is written Eric Bana, I immediately know that in the envelope it isn't anything important. But when I receive the shipment that says Eric Banadinović, I know that it is about something official – said Bana.""
  3. "Bana Republic". The Irish Times. 20 de janeiro de 2006. (em inglês) Página visitada em 19 de julho de 2012.
  4. Murray, Rebbecca. "2006 Academy Award Nominees and Winners". About.com. 23 de dezembro de 2005. (em inglês) Página visitada em 19 de julho de 2012.
  5. Academy Invites 120 to Membership in 2006 (em inglês) altfg.com. Visitado em 12 de agosto de 2012.
  6. Fischer, Paul. "Bana Takes on Kings and Icons". FilmMonthly.com. 17 de fevereiro de 2008. (em inglês) Página visitada em 19 de julho de 2012.
  7. Eric Bana Youth off the Streets. 22 de dezembro de 2008. (em inglês) Página visitada em 12 de agosto de 2012.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Eric Bana
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Eric Bana