Robert Carlyle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Robert Carlyle
Robert Carlyle na San Diego Comic-Con de 2009.
Nascimento 14 de Abril de 1961 (53 anos)
Glasgow, Escócia
 Reino Unido
Nacionalidade Reino Unido britânica
Prêmios BAFTA Awards - Melhor Ator (1997) por The Full Monty

Robert Carlyle, OBE (Glasgow, 14 de abril de 1961) é um ator britânico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carlyle foi criado por seu pai, após sua mãe os ter abandonado quando ele tinha apenas 4 anos de idade. Seu pai trabalhou como decorador e pintor. Inspirado pelo filme britânico The Crucible, de Arthur Miller, Carlyle estudou artes e interpretação na Glasgow Arts Centre aos 21 anos. É casado com Anastasia Shirley e tem 3 filhos, Ava, Harvey e Pearce Joseph. Carlyle não gosta de um de seus mais famosos personagens, Begbie, por torcer pelo time de futebol Hibernian FC, enquanto ele é torcedor do Rangers FC.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Carlyle se graduou na Royal Scottish Academy of Music and Drama. Em 1991, ele e mais quatro amigos fundaram uma companhia de atores e convidados, estrelando The Bill. Seu primeiro papel de destaque foi o assassino de David Bilborough (interpretado por Christopher Eccleston), na série Cracker. Depois, fez vários papéis em muitos filmes, sendo boa parte como um serial killer ou assassino. Recentemente, participou do filme 28 Weeks Later, interpretando um dos protagonistas, Don, além de ter filmado o filme Flood, onde salva Londres de um desastre natural. Participou também do videoclipe da música "Little by Little" da banda britânica Oasis.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Video Game[editar | editar código-fonte]

Carlyle também foi dublador da voz de Gabriel Belmont da série de jogos eletrônicos chamado Castlevania Lords Of Shadow.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]