Peter Finch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Peter Finch
Peter Finch no filme Passage Home de 1955.
Nome completo Frederick George Peter Finch Ingle
Nascimento 28 de setembro de 1916
South Kensington, Londres, Inglaterra
Nacionalidade Reino Unido britânica
Morte 14 de janeiro de 1977 (60 anos)
Beverly Hills, Califórnia, Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Tamara Tchinarova (1943–59) 1 filho
Yolande Turner (1959–65) 2 filhos
Eletha Barrett (1973–77) (sua morte) 1 filho
Atividade 1934 - 1977
Oscares da Academia
Melhor Ator Principal
1977 - Network
IMDb: (inglês)


Peter Finch (Londres, 28 de setembro de 1916Beverly Hills, 14 de janeiro de 1977) foi um ator britânico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ainda criança viveu na Índia, França e Austrália, esta última onde seu pai nasceu. Em 1935 começou a trabalhar no rádio e no teatro. Sua estréia cinematográfica foi em 1938 em "Dad e Dave vêm à Cidade". Foi descoberto por Laurence Olivier quando fazia teatro amador na França. Voltou com Laurence para Londres e se apaixonou pela atriz Vivien Leigh, que era casada com Laurence.

Seu primeiro filme em Hollywood foi "The Miniver Story", em 1950, mas o sucesso e o reconhecimento da crítica só chegaram em 1956 com "A Town Like Alice". A partir da década de 70 fez filmes importantes e de sucesso como "A Tenda Vermelha", "Domingo Maldito", "Horizonte Perdido", "A Abdicação de uma Rainha", "Rede de Intrigas" e "Resgate Fantástico".

Em "Rede de Intrigas", Peter Finch interpretou um jornalista que ameaça se suicidar na frente das câmeras de TV e ao lado da atriz Faye Dunaway foi o grande destaque do filme. Ambos venceram o Oscar de melhores atores do ano, mas o prêmio para Peter foi póstumo já que o ator morreu vítima de um ataque cardíaco, um mês antes da festa de entrega do Oscar. Finch foi o primeiro de dois atores a ter ganhado um Oscar póstumo. O segundo ator foi Heath Ledger, que ganhou o Oscar de "Melhor Ator Coadjuvante" em 2009, pela sua interpretação do personagem Coringa no filme, The Dark Knight realizado em 2008.

Finch morreu de ataque cardíaco no no Beverly Hills Hotel aos 60 anos. Foi sepultado no Hollywood Forever Cemetery, Los Angeles, Califórnia no Estados Unidos.[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.