Peter Finch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Peter Finch

Peter Finch (Londres, 28 de setembro de 1916Hollywood, 14 de janeiro de 1977) foi um ator britânico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ainda criança viveu na Índia, França e Austrália, esta última onde seu pai nasceu. Em 1935 começou a trabalhar no rádio e no teatro. Sua estréia cinematográfica foi em 1938 em "Dad e Dave vêm à Cidade". Foi descoberto por Laurence Olivier quando fazia teatro amador na França. Voltou com Laurence para Londres e se apaixonou pela atriz Vivien Leigh, que era casada com Laurence.

Seu primeiro filme em Hollywood foi "The Miniver Story", em 1950, mas o sucesso e o reconhecimento da crítica só chegaram em 1956 com "A Town Like Alice". A partir da década de 70 fez filmes importantes e de sucesso como "A Tenda Vermelha", "Domingo Maldito", "Horizonte Perdido", "A Abdicação de uma Rainha", "Rede de Intrigas" e "Resgate Fantástico".

Em "Rede de Intrigas", Peter Finch interpretou um jornalista que ameaça se suicidar na frente das câmeras de TV e ao lado da atriz Faye Dunaway foi o grande destaque do filme. Ambos venceram o Oscar de melhores atores do ano, mas o prêmio para Peter foi póstumo já que o ator morreu vítima de um ataque cardíaco, um mês antes da festa de entrega do Oscar. Finch foi o primeiro de dois atores a ter ganhado um Oscar póstumo. O segundo ator foi Heath Ledger, que ganhou o Oscar de "Melhor Ator Coadjuvante" em 2009, pela sua interpretação do personagem Coringa no filme, The Dark Knight realizado em 2008.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.