David Niven

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Niven
David Niven por Allan Warren (1973)
Nome completo James David Graham Niven
Nascimento 1 de março de 1910
Londres, Inglaterra
 Reino Unido
Nacionalidade Reino Unido britânico
Morte 29 de julho de 1983 (73 anos)
Château-d'Oex
Suíça
Ocupação Ator
Atividade 1932 - 1983
Oscares da Academia
Melhor Ator Principal
1958 - Separate Tables
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Ator - Comédia ou Musical
1953 - The Moon is Blue
Melhor Ator - Drama
1958 - Separate Tables
IMDb: (inglês)

James David Graham Niven, mais conhecido apenas como David Niven (Londres, 1 de março de 1910Château-d'Oex, 29 de julho de 1983), foi um ator britânico nascido na Inglaterra, famoso pelos filmes que realizou nos Estados Unidos da América e na Europa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seguiu carreira militar conforme tradição deixada por seu pai, soldado que faleceu na Batalha de Galípoli em 1915. Nos anos 1930 se mudou para Hollywood, onde trabalhou bastante tempo como figurante. Contratado por Samuel Goldwin, começou a ficar conhecido pelas suas participaçòes nos filmes do astro Errol Flynn mas só conseguiu um papel principal em 1939, atuando ao lado de Ginger Rogers, no filme Bachelor Mother. Quando a Inglaterra entrou na segunda guerra mundial, retomou sua carreira militar, sendo depois condecorado. Ao término do conflito, voltou ao cinema, alcançado o estrelato com o filme A volta ao mundo em oitenta dias, interpretando Phileas Fogg, personagem de Julio Verne. Depois ganharia um Oscar em 1958, pelo filme Separate Tables, onde ele atua por apenas 15 minutos, sendo o ator com menor tempo de atuação a ganhar o Oscar de Melhor Ator.

Nos anos 1960 participou do clássico Os Canhões de Navarone (The Guns of Navarone, 1961). Foi cogitado para interpretar James Bond, papel que acabou ficando para Sean Connery. Depois interpretou o agente secreto no filme Cassino Royale de 1967, com produtores diferentes dos da série de Connery. Estrelou também o primeiro filme da A Pantera Cor-de-Rosa, de 1963.

Em 1971 lançou sua autobiografia The Moon's a Balloon (A Lua é um Balão), que teria uma sequência em 1975. No livro, Niven conta uma viagem que fez ao Brasil, onde conheceu a então recém-fundada Brasília, levado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sobre o qual comentou que o mesmo tinha medo de avião. Nos anos 1970 ficaria famoso no país ao estrelar um comercial de TV sobre uma marca de whisky, dizendo que também gostava de tomar a bebida do jeito brasileiro, ou seja "on the rocks" (com gêlo).

Ele se casou duas vezes e deixou quatro filhos. Seu primeiro casamento foi com Priula Rollo, filha do Lord e de Lady Rollo, depois de um encontro casual durante a segunda guerra mundial. O casamento acabou com a morte da esposa, que sofreu uma queda durante uma festa na casa de Tyrone Power. Viúvo, casou-se anos depois com a modelo sueca Hjordis Tersdemen.

Faleceu em seu castelo suíço, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica, deixando incompleta suas memórias. Encontra-se sepultado no Chateau D'Oex Cemetery, Chateau D'Oex, Vaud na Suíça.[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre David Niven
Precedido por
Barry Nelson
1954
Ator Não-oficial de James Bond
1967
Sucedido por
Sean Connery
1983