Annette Bening

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Annette Bening
Annette Bening em 2011
Nome completo Annette Carol Bening
Nascimento 29 de maio de 1958 (56 anos)
Topeka, Kansas
 Estados Unidos
Ocupação atriz
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Atriz (Comédia ou Musical)
2004 - Being Julia
2010 - The Kids Are All Right
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz (Principal em Cinema)
2000 - American Beauty
Melhor Elenco em Cinema
2000 – American Beauty
BAFTA
Melhor Atriz Principal
2000 - American Beauty

Annette Carol Bening (Topeka, 29 de maio de 1958) é uma atriz norte-americana conhecida por seu trabalho em filmes como Beleza Americana e Bugsy .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Annette nasceu no Texas e mudou-se com a família de sua cidade natal para Wichita em 1959, onde ela e os três irmãos, Jane, Bradley e Byron, passaram o começo da infância. Em 1965 seu pai conseguiu um emprego numa companhia de seguros em San Diego na Califórnia, a família mudou-se de novo e Annette entrou para a escola secundária onde começou a atuar como atriz, fazendo o papel principal da peça A Noviça Rebelde.

Em San Diego, entre seus estudos de drama, ela passou um ano trabalhando num navio de cruzeiro como cozinheira, onde jogava restos de peixe no Oceano Pacífico e praticava mergulho para relaxar, após o se formou em artes dramáticas na Universidade Estadual de San Francisco. Juntou-se à companhia de atores do American Conservatory Theater enquanto estudava teatro e neste período se revelou uma atriz de grande talento dramático em papéis como o de Lady Macbeth.

Em 1985, ela e seu primeiro marido, um coreógrafo, se mudaram para Denver, no Colorado, onde Annette trabalhou no Festival de Sheakespeare na cidade próxima de Boulder. Divorciada no ano seguinte, foi para Nova Iorque em busca de novos horizontes profissionais e começou a atuar em peças off-Broadway e num filme para televisão até conseguir o papel que marcaria sua entrada no cinema pela porta da frente, a Marquesa de Merteil em Valmont - Uma História de Seduções (1989) do premiado diretor Milos Forman.

Seu próximo trabalho, Os Imorais, com Anjelica Huston, John Cusack e dirigido por Stephen Frears, foi um grande sucesso de crítica e a levaria à fama e a uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1990. No ano seguinte seria a atriz principal de Bugsy, contracenando com Warren Beatty, com quem teve um romance secreto durante as filmagens e acabaria se casando no ano seguinte, numa relação que dura até hoje e lhes deu quatro filhos.

Nos anos 90, grávida várias vezes, Annete não trabalhou muito e chegou a perder o papel de Mulher Gato em Batman, o Retorno para Michelle Pfeiffer por causa disso, mas em 1998 recebeu U$ 3 milhões para participar do filme de ação e terrorismo Nova Iorque Sitiada com Denzel Washington e Bruce Willis e em 1999 fez o seu filme mais popular, Beleza Americana, pelo qual concorreu ao Oscar.

Em 2004, o talento de Bening seria finalmente reconhecido com o Globo de Ouro de Melhor Atriz conquistado em Adorável Julia, o filme baseado na peça de W. Somerset Maugham.

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar[editar | editar código-fonte]

Prêmios Globo de Ouro[editar | editar código-fonte]

Prêmios do Sindicato dos Atores[editar | editar código-fonte]

Prêmios da Academia Britânica Cinematográfica[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]