Mar-Vell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Capitão Marvel
Informações gerais
Primeira aparição Marvel Super-Heroes #12 (Dezembro 1967)
Última aparição Vingadores sombrios #28
Criado por Stan Lee
Gene Colan
Editora Marvel Comics
Informações pessoais
Estado atual Morto
Nome completo Mar-Vell
Características físicas
Espécie Kree
Informações profissionais
Ocupação Capitão da Frota Espacial Kree;
Ex - assistente de astronomia
Poderes
  • Força, resistência, agilidade e velocidade sobre-humanas
  • Vôo
  • Consciência cósmica
  • Absorção e projeção de energia solar
  • Invunerabilidade
  • Fator de cura regenerativo
Afiliações atuais Imperio Kree
Vingadores
Defensores
A Organização
Legião dos Condenados
Aparições
Gênero(s) Masculino

Capitão Marvel (Mar-Vell) é um personagem de quadrinhos americanos da Marvel Comics. O personagem apareceu pela primeira vez em Marvel Super-Heroes #12[1] (Dezembro de 1967) e foi criado pelo escritor-editor Stan Lee e pelo desenhista Gene Colan.[2]

O personagem estreou durante a Era de prata das histórias em quadrinhos americanas e fez muitas aparições desde então, incluindo uma série auto-intitulado e o segundo volume da série Marvel Spotlight. Capitão Marvel ficou em 24º lugar na lista "The Top 50 Avengers" do IGN[3] e já apareceu em séries de televisão e videogames.

Mar-Vell/Dra. Wendy Lawson é interpretada por Annette Bening no filme Captain Marvel do Universo Cinematográfico Marvel.

Histórico[editar | editar código-fonte]

De 1940 a 1953, a Fawcett Comics publicou quadrinhos com seu personagem popular Capitão Marvel, e assim manteve a marca registrada com o nome de "Captain Marvel". Fawcett deixou de publicar os quadrinhos em 1953 devido a um processo de violação de direitos autorais movido pela DC Comics em 1951, e sua marca registrada desapareceu ostensivamente. Aproveitando essa situação, a Marvel estreou seu novo personagem chamado "Captain Marvel" em 1967 e rapidamente registrou o nome.[4] A Marvel não foi a primeira empresa a tentar capitalizar a marca registrada de Fawcett; em 1966, a pequena editora M.F. Enterprises lançou uma curta série Captain Marvel, criado por Carl Burgos.[5][6] Devido ao título que continha o nome da empresa, a Marvel havia convencido a M.F. Enterprises a cessar sua série Captain Marvel depois de cinco edições, pagando M.F. um acordo de US$ 4.500.[7]

O personagem da Marvel estreou como o protagonista em Marvel Super-Heroes #12 (dezembro de 1967), escrito por Stan Lee e ilustrado por Gene Colan.[8] Embora geralmente creditado como cocriador, Colan não teve nenhum envolvimento com a concepção do Capitão Marvel, e de fato expressou uma intensa antipatia pelo personagem e especialmente seu traje original branco e verde: "Foi horrível - apenas uma imitação de qualquer um os outros personagens fantasiados que eu já fiz.".[9]

Pouco tempo depois, o Capitão Marvel recebeu sua própria série, começando com Captain Marvel #1 (maio de 1968). Essas aparições estabeleceram o Capitão Marvel, ou "Mar-Vell", como um alienígena da raça Kree que veio à Terra como espião antes de se identificar com seus vizinhos humanos.[4] A série falhou em se registrar com os leitores, e foi renovada pelo roteirista Roy Thomas e Gil Kane na edição 17 (outubro de 1969).[10] O personagem ganhou um novo uniforme, projetado por Kane e a colorista Michelle Robinson, e maiores habilidades. Uma característica adicional da trama foi a introdução do sidekick Rick Jones. Jones e Marvel "compartilharam moléculas", permitindo que apenas um existisse no mundo real de cada vez. Thomas afirmou que a intenção da mudança era criar uma atualização mais voltada para a ficção científica que lembrava o Capitão Marvel original da Fawcett Comics, que também tinha um alter-ego que não poderia coexistir com o super-herói.[11]

A mudança, no entanto, não teve sucesso, e a série foi publicada apenas intermitentemente desde 1969.[4] Foi inicialmente cancelado na edição 21 (agosto de 1970), embora o personagem tenha aparecido no enredo da Guerra Kree-Skrull em Avengers #89 - 97 (junho de 1971 - março de 1972), também escrito por Thomas. A série Captain Marvel recomeçou com a edição 22 (setembro de 1972). O roteirista e desenhista Jim Starlin decidiu renovar o personagem com o número 25 (março de 1973). O historiador de histórias em quadrinhos Les Daniels observou que "em um breve período com a Marvel, que incluiu o trabalho em dois personagens [Capitão Marvel e Adam Warlock ] que nunca haviam feito a sua marca, Starlin conseguiu construir um número considerável de seguidores".[12] a série spin-off, Ms. Marvel, foi lançada em 1977, mas as vendas permaneceram modestas, e a série foi publicada apenas bimestralmente até que foi finalmente cancelada em 1979.[4] A publicação continuada, no entanto, manteve a marca registrada atual. Isso teve o efeito de exigir que a DC Comics, que por enquanto licenciava o Captain Marvel da Fawcett para publicação, imprimisse seus novos quadrinhos sob a marca registrada Shazam![13] O historiador Don Markstein afirma que "a Marvel não parecia saber muito bem". o que fazer com ele - mas eles colocaram seus quadrinhos a cada dois meses durante a maior parte da década de 1970, apenas para manter sua marca registrada em seu nome."[4]


Quando Captain Marvel foi cancelada com a edição # 62 (maio de 1979), havia cinco edições ainda não publicadas já completas ou quase completas. A série Marvel Spotlight foi revivida com o propósito expresso de publicá-las (especificamente, nas edições # 1-4 e 8).[14] Starlin escreveu a morte de Mar-Vell na primeira graphic novel da Marvel, The Death of Captain Marvel (1982).

Após a morte do personagem, a Marvel publicou vários quadrinhos com novos personagens assumindo o nome de "Capitão Marvel", mantendo assim sua marca registrada no nome.[4] O personagem retornou, embora não em uma capacidade de vida, em enredos em Silver Surfer vol. 3 #63 (março de 1992) e Captain Marvel vol. 5, #5 (março de 2003). A minissérie Capitain Marvel vol. 6, #1–5 (janeiro-junho de 2008) foi lançado como parte do enredo "Invasão Secreta" de 2008 e supostamente anunciou o retorno do personagem, embora tenha sido finalmente revelado que este "Mar-Vell" era um alienígena Skrull.

Mar-Vell foi um dos personagens da minissérie de três edições Chaos War: Dead Avengers de 2011.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Graças a sua fisiologia Kree, Mar-Vell possui superforça, supervelocidade, super resistência, teve essas e outras habilidades físicas aumentadas por Zo, utiliza energia solar para voar, disparar rajadas de energia e adquirir fator de cura regenerativo, invulnerabilidade e aumento de força. Seu maior poder é a Percepção Cósmica, é a capacidade de saber exatamente o que ele precisa saber em dado momento. Isso abrange desde sua localização no universo, até o ponto fraco de um inimigo. Essa habilidade foi concedida a ele pela entidade Eon.[15]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Capitão Marvel aparece em The Super Hero Squad Show no episódio duplo "Another Order of Evil", interpretado por Ty Burrell. Ele é estabelecido como o namorado da Ms. Marvel.
  • Marvel aparece nos episódios "459", "Welcome to the Kree Empire", "Assault on 42", "Operation: Galactic Storm" e "Live Kree or Die" de The Avengers: Earth's Mightiest Heroes, com a voz de Roger Craig Smith. Nessa história, ele é um xenobiólogo que vem à Terra para investigar uma anomalia genética, fingindo ser um humano chamado Philip Lawson, mas ficou intrigado pela humanidade e se apaixona por Carol Danvers. Quando um robô Kree avalia a ameaça da Terra para os Kree, ele sacrifica sua identidade falsa para salvar Carol, Vespa e Homem-Formiga, e ao fazê-lo acidentalmente imprime alguns poderes Kree a Carol. Depois que ele e os Vingadores neutralizam a Inteligência Suprema, Mar-Vell se torna o novo líder dos Kree.

Filmes[editar | editar código-fonte]

O personagem aparece em Captain Marvel, ambientado no Universo Cinematográfico Marvel, interpretado por Annette Bening. Mar-Vell é retratada como uma cientista Kree que deu as costas à guerra genocida de sua espécie com os Skrulls, assumindo a personalidade da Dra. Wendy Lawson, uma cientista humana na Terra dos anos 80 e usando o Tesseract para desenvolver uma nova bomba para permitir que os refugiados Skrulls encontrem uma nova casa com segurança. Ela é morta quando uma nave de teste da tecnologia é abatida por Yon-Rogg, e o a explosão do motor da nave então imbui sua piloto Carol Danvers com superpoderes.


Referências

  1. «Guardiões da Galáxia - Parte 1». Consultado em 24 de maio de 2016 
  2. O mistério do retorno do Capitão Marvel
  3. "The Top 50 Avengers".
  4. a b c d e f Markstein, Don (2010). "Captain Marvel (1967)".
  5. Markstein, Don (2010). "Captain Marvel (1966)".
  6. Roberto Guedes (9 de outubro de 2006). «Shazam! - surge o Capitão Marvel». HQManiacs 
  7. Reed, Tucker (2017-10-03). Slugfest : inside the epic fifty-year battle between Marvel and DC (Primeira ed.). New York, NY. ISBN 978-0306825477. OCLC 972386162.
  8. DeFalco, Tom; Gilbert, Laura, ed. (2008). "1960s". Marvel Chronicle A Year by Year History. London, United Kingdom: Dorling Kindersley. p. 125. ISBN 978-0756641238.
  9. Field, Tom (2005). Secrets in the Shadows: The Art & Life of Gene Colan. Raleigh, North Carolina: TwoMorrows Publishing. p. 78. ISBN 978-1893905450.
  10. DeFalco "1960s" in Gilbert (2008), p. 138
  11. Herman, Daniel (2002). Gil Kane: Art and Interviews. New Castle, Pennsylvania: Hermes Press. p. 200. ISBN 978-0971031166.
  12. Daniels, Les (1991). Marvel: Five Fabulous Decades of the World's Greatest Comics. New York, New York: Harry N. Abrams. p. 162. ISBN 9780810938212.
  13. Markstein, Don (2010). "Captain Marvel (1940)". Don Markstein's Toonopedia
  14. Gareton, Julie (11 de janeiro de 2019). «Temporal Analysis of the Relationship between Meteorological Factors and Pollen Abundance in Raleigh, North Carolina». Spotlight on Climate Change Research. doi:10.35831/ccr.jg112019 
  15. «Sabe quem é o Capitão Marvel original? Descubra o alienígena Mar-Vell». Aficionados. Consultado em 13 de julho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]