John Cusack

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Cusack
John Cusack no Festival de Cannes em 2014
Nome completo John Paul Cusack
Nascimento 28 de junho de 1966 (48 anos)
Evanston, Ilinóis
 Estados Unidos
Ocupação Ator/Roteirista/Produtor
Atividade 1983 - presente
IMDb: (inglês)


John Paul Cusack, (28 de junho de 1966, Evanston, Ilinóis) é um ator e roteirista americano. Seu pai, Dick Cusack (1925-2003), era ator e documentarista, e, sua mãe Nancy, é ex-professora de matemática e ativista política.

Início da vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Junto com os irmãos Joan, Ann, Bill e Susie, a paixão de John por atuar começou na infância. Ele freqüentava o Piven Theatre Workshop em Chicago, fundado pelos pais de seu melhor amigo Jeremy Piven, enquanto ainda estava no primário. Com 12 anos de idade, participou de produções teatrais, filmes e fez narrações para comerciais. Graduou-se na Evanston Township High School e fez sua estréia no cinema como Roscoe Maibaum na comédia "Uma Questão de Classe" (1983), com Jacqueline Bisset, Rob Lowe e Andrew McCarthy. Seu próximo filme foi o drama "Grandview, U.S.A." (1984), onde contracena com Jamie Lee Curtis e Patrick Swayze, mas logo Cusack se viu mais uma vez no elenco de um filme adolescente, interpretando Bryce em "Gatinhas & Gatões" (1984), com Molly Ringwald. Aos 19 anos estrelou seu primeiro filme como protagonista, como Walter Gibson na comédia de Rob Reiner, a aventura romântica "Garota Sinal Verde" (1985) e foi Harry em "Viagem Clandestina" (1985), uma aventura em família com Meredith Salenger. Cusack fez o deprimido Lane Meyer em mais um filme adolescente "Minha Vida é um Desastre" (1985), escrito e dirigido por Savage Steve Holland.

No emocionante drama de Rob Reiner, "Conta Comigo" (1986), baseado em um conto de Stephen King, "Outono da Inocência: O Corpo", cerca de quatro jovens amigos que vão à procura do corpo de um adolescente desaparecido, e Cusack interpreta Denny Lachance, o irmão mais velho. Depois dos filmes "Verão Muito Louco" (1986), "Férias Quentíssimas" (1987), "Nos Bastidores da Notícia" (1987), "Fora da Jogada" (1988) e "Tapeheads - Uma Dupla Muito Louca" (1988), Cusack fundou o grupo de teatro "The New Criminals" em 1988, e desde então tem dirigido várias de suas produções. Seu último papel de adolescente na telona foi em "Digam o Que Quiserem" (1989), como Lloyd Dobler, no qual foi classificado em 72º lugar na lista de 100 Maiores Personagens de Filmes de Todos os Tempos, da revista Premier Magazine.

Durante os anos 90, John estava bastante ocupado, com não menos de 25 papéis. Geralmente procurava filmes em que interpretasse um anti-herói, muitas vezes, neuróticos ou sofredores de conflitos éticos, no entanto, ele dominou uma grande variedade de personagens. No começo da década interpretou o vigarista Roy Dillon, com Anjelica Huston, em "Os Imorais" (1990), uma adaptação cinematográfica do romance de Jim Thompson de mesmo nome. Depois passou por uma série de outros filmes, incluindo "A Um Passo do Poder" (1991), "Os Profetas do Asfalto" (1992), "Tiros na Broadway" (1994) e "O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg" (1994).

Cusack ficou finalmente conhecido quando co-escreveu e produziu "Matador em Conflito" (1997), uma amplamente aclamada e nitidamente escrita comédia de humor negro em que ele estrelou com Minnie Driver, Alan Arkin, Dan Aykroyd, sua irmã Joan Cusack e Jeremy Piven. Foi também o primeiro longa-metragem da New Crime Productions, a companhia-irmã da The New Criminals, formada por Cusack e dois velhos amigos em 1992.

Outro filme notável de Cusack nos anos 90 foi "Con Air - A Rota da Fuga" (1997), em que interpretou Vince Larkin, com Nicolas Cage, John Malkovich, Ving Rhames e Steve Buscemi. Em seguida, ele estrelou como John Kelso ao lado de Kevin Spacey em "Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal" (1997), dirigido por Clint Eastwood. Em "Quero Ser John Malkovich" (1999), como Craig Schwartz, um titereiro frustrado, estava quase irreconhecível de óculos, barba e cabelos longos, e por essa performance convincente, John recebeu uma indicação ao prêmio de Melhor Ator no Independent Spirit Awards no mesmo ano.

John Cusack

O novo milênio trouxe Cusack no papel de um azarado no amor e dono de uma loja de discos, Rob Gordon, em "Alta Fidelidade" (2000), baseado no livro de Nick Hornby e outro longa-metragem da New Crime Productions. Depois vieram mais duas comédias românticas, "Os Queridinhos da América" (2001) com Julia Roberts, Billy Crystal e Catherine Zeta-Jones e "Escrito nas Estrelas" (2001) com Kate Beckinsale. Em seguida interpretou Max Rothman, no drama "Max" (2002), que fala sobre a amizade entre Adolf Hitler e um comerciante de arte judaica.

Cusack participou do "Breakfast With Hunter" (2003), um documentário sobre Hunter S. Thompson, com Johnny Depp e Benicio Del Toro. Em seguida interpretou Ed, um motorista de limusine no suspense "Identidade" (2003) com Ray Liotta e Amanda Peet, e "O Júri "(2003), com Gene Hackman, Dustin Hoffman, Rachel Weisz e Jeremy Piven. Em seguida, após lançar três filmes em apenas um ano, Cusack teve uma pausa de dois anos antes de fazer a comédia romântica "Procura-se Um Amor que Goste de Cachorros" (2005), com Diane Lane, e trabalhar com Billy Bob Thornton, Connie Nielsen e Lara Phillips em "A Sangue Frio" (2005), uma comédia sobre furto e luxúria, e "O Contrato" (2006), onde interpreta Ray Kenne, um homem que busca reconciliação com seu filho enquanto tenta entregar à justiça um criminoso procurado pelo FBI que aparece em seu caminho.

Depois interpretou Mike Enslin, no terror "1408" (2007), um filme baseado em outro conto de Stephen King, e Stanley Philipps em "Nossa Vida Sem Grace" (2007), onde John é um pai de duas meninas que perde o rumo na vida quando sua mulher é morta em serviço no Iraque. "Ensinando a Viver" (2007) é sobre um escritor que sempre quis ser pai, e dois anos após a morte de sua mulher, adota Dennis (Bobby Coleman), um garotinho estranho e problemático que acredita ser de Marte. "Guerra S.A. - Faturando Alto" (2008) possui temas e estilos semelhantes aos de "Matador em Conflito", de 1997, e ambos foram produzidos por Cusack. John também participou do último filme de desastre de Roland Emmerich, "2012", que foi lançado nos cinemas dia 13 de novembro de 2009, onde interpreta Jackson Curtis, um escritor de livros e motorista de limusine, junto com Chiwetel Ejiofor, Oliver Platt e Amanda Peet.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Irmão de Joan Cusack, Ann Cusack, Susie Cusack e Bill Cusack. Filho de Dick Cusack (ator, documentarista) e Nancy Cusack (ex-professora).
John em Berlim, em 2009.

* Tem uma produtora chamada New Crime Productions (que produziu "Matador em Conflito" (1997), "Medo e Delírio" (1998), e "Justiça De Um Bravo" (1999) (TV), entre várias produções teatrais), que ele fundou com dois dos seus amigos do colegial, Steve Pink e D.V. DeVincentis.

  • Enquanto crescia visitou os radicais irmãos Berrigan, e como eles, sua mãe ainda se prende ao antimilitarismo e aos protestos pró-direitos humanos.
  • É citado nas músicas "Honorable Mention" da banda Fall Out Boy, "I'm like John Cusack" da banda We Are the Union, "Somewhere between Life and a John Cusack Movie" da My Hostage e "If I Were John Cusack" da Dr. Pants.
  • O romance "Love In The Time Of Cholera" (em espanhol 'El Amor En Los Tiempos Del Cólera') do escritor Gabriel García Márquez baseou dois filmes de John, "Alta Fidelidade" (2000) e "Escrito nas Estrelas" (2001).
  • Ficou em 15º lugar no Top 25 de Pessoas Mais Intrigantes da revista Tropopkin. [100ª Edição]
  • Em 2007 foi eleito pela Empire Magazine como um dos 100 astros de cinema mais sexy do mundo, ficando em 70º lugar.
  • Algumas de suas bandas favoritas (geralmente The Clash, The Ramones ou The Specials) fazem pelo menos uma aparição em grande parte de seus filmes. Na maioria das vezes, John usa uma blusa de uma delas ("Digam o Que Quiserem" (1989), "Alta Fidelidade" (2000), "Procura-se um Amor que Goste de Cachorros" (2005), etc.), mas às vezes ("Matador em Conflito" (1997)) trabalha também com pôsteres. Essas bandas normalmente fazem parte das trilhas sonoras das produções da The New Criminals também.
  • Foi, durante muito tempo, o favorito para interpretar "Coruja", na adaptação para o cinema dos quadrinhos de Alan Moore, Watchmen" (2009), mas o papel ficou para Stephen McHattie.
  • Era originalmente o ator escolhido para interpretar John Bender em "Clube dos Cinco" (1985). No último minuto, as coisas mudaram e Judd Nelson ficou com o papel.
  • Sua atuação como Lloyd Dobler em "Digam o Que Quiserem" (1989) foi classificada em 72º lugar na lista de 100 Maiores Personagens de Filmes de Todos os Tempos, da revista Premier Magazine.
  • Ficou em 22º lugar na lista de 100 Maiores Estrelas Adolescentes do canal de televisão VH1.
  • É amigo da jogadora de vôlei profissional, Gabrielle Reese.
  • Foi um apoiante e seguidor da campanha DATA (Debt, AIDS, Trade, África) do vocalista do U2, Bono Vox.
  • Em 1990 venceu o Prêmio Joseph Jefferson Para Diretor de Peça de Teatro por "Methusalem" no New Crime Productions Theatre, em Chicago, Ilinóis.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Título original Papel Notas
1983 Uma Questão de Classe Class Roscoe Maibaum
1984 Gatinhas e Gatões Sixteen Candles Bryce
Grandview, U.S.A. Grandview, U.S.A. Johnny Maine
1985 Garota Sinal Verde The Sure Thing Walter Gibson (Gib)
Viagem Clandestina The Journey of Natty Gann Harry
Minha Vida é um Desastre Better Off Dead... Lane Meyer
1986 Conta Comigo Stand by Me Denny Lachance
Verão Muito Louco One Crazy Summer Hoops McCann
1987 Férias Quentíssimas Hot Pursuit Dan Bartlett
Nos Bastidores da Notícia Broadcast News Angry Messenger Como John Cusack
1988 Fora da Jogada Eight Men Out George 'Buck' Weaver
Tapeheads - Uma Dupla Muito Louca Tapeheads Ivan Alexeev
1989 Elvis Stories Elvis Stories Corky Curta-metragem
Digam o Que Quiserem Say Anything... Lloyd Dobler Ganhou o prêmio de Ator Revelação no Chicago Film Critics Association
O Início do Fim Fat Man and Little Boy Michael Merriman
1990 Os Imorais The Grifters Roy Dillon
1991 A Um Passo do Poder True Colors Peter Burton
1992 Neblina e Sombras Shadows and Fog Estudante Jack
O Jogador The Player ele mesmo Breve aparição
Bob Roberts Bob Roberts (?)
Os Profetas do Asfalto Roadside Prophets Caspar
1993 Sem Fronteiras Map of the Human Heart The Mapmaker
Dinheiro, Para Que Dinheiro? Money for Nothing Joey Coyle
1994 Floundering Floundering JC
Tiros na Broadway Bullets Over Broadway David Shayne
O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg The Road to Wellville Charles Ossining
1996 City Hall - Conspiração no Alto Escalão City Hall Vice-prefeito Kevin Calhoun
1997 Matador em Conflito Grosse Point Blank Martin Q. Blank Roteirista e co-produtor

Nomeado - Chlotrudis Award para Melhor Roteiro Adaptado

Con Air - A Rota da Fuga Con Air U.S. Marshal Vince Larkin Nomeado - Blockbuster Entertainment Award para Ator (coadjuvante/secundário) Favorito - Ação/Aventura
Anastasia Anastasia Dimitri Voz
Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal Midnight in the Garden of Good and Evil John Kelso
1998 Chicago Cab Chicago Cab Homem assustado Produtor executivo
Conhecendo o Meu Pai This Is My Father Eddie Sharp, o piloto
Além da Linha Vermelha The Thin Red Line Capitão John Gaff Ganhou o prêmio Outstanding Motion Picture no Satellite Special Achievement Award
1999 Alto Controle Pushing Tin Nick Falzone
O Poder Vai Dançar Cradle Will Rock Nelson Rockefeller Nomeado - Online Film Critics Society Award por Melhor Elenco
Quero Ser John Malkovich Being John Malkovich Craig Schwartz Nomeado - Independent Spirit Award para Melhor Ator

Nomeado - London Film Critics Circle Award para Melhor Ator
Nomeado - Online Film Critics Society Award para Melhor Elenco
Nomeado - Screen Actors Guild Award para Performance de Um Elenco em Filme

Justiça De Um Bravo The Jack Bulvl Myrl Redding TV

Produtor executivo

2000 Alta Fidelidade High Fidelity Rob Gordon Roteirista e co-produtor

Nomeado - American Comedy Award para Funniest Actor in a Motion Picture
Nomeado - BAFTA Award para Melhor Roteiro Adaptado
Nomeado - Empire Award para Melhor Ator
Nomeado - Globo de Ouro para Melhor Ator – Filme Musical ou Comédia
Nomeado - Teen Choice Award para Choice Hissy Fit
Nomeado - USC Scripter Award 2000
Nomeado - Writers Guild of America Award para Melhor Roteiro Adaptado

2001 Os Queridinhos da América America's Sweethearts Eddie Thomas
Escrito nas Estrelas Serendipity Jonathan Trager
2002 Max Mavx Max Rothman Produtor associado
Adaptação Adaptation ele mesmo Não creditado
2003 Identidade Identity Ed Dakota
O Júri Runaway Jury Nicholas Easter
2005 Procura-se um Amor que Goste de Cachorros Must Love Dogs Jake Anderson
A Sangue Frio The Ice Harvest Charlie Arglist
2006 - Buy the Ticket, Take the Ride: Hunter S. Thompson on Film ele mesmo Documentário
O Contrato The Contract Ray Keene
2007 Ensinando a Viver Martian Child David Gordon
1408 1408 Mike Enslin Nomeado - Saturn Award para Melhor Ator
Nossa Vida Sem Grace Grace Is Gone Stanley Phillips Produtor
2008 Guerra S.A. - Faturando Alto War, Inc. Brand Hauser Escritor e co-produtor
Summerhood Summerhood Narrador Não creditado
Igor Igor Igor Voz
2009 2012 2012 Jackson Curtis
2010 A Ressaca Hot Tub Time Machine Adam Produtor
Shanghai Shanghai Paul Soames
2011 A Fabrica The Factory Mike Fletcher
2012 O Corvo The Raven Edgar Allan Poe
2012 The Paperboy Hillary Van Wetter
2013 The Numbers Station Emerson Kent
2013 Adult World Rat Billings
2013 The Frozen Ground Robert Hansen
2013 The Butler Richard Nixon
2013 Motel
2014 Maps to the Stars Dr. Stafford Weiss
2014 Love and Mercy Brian Wilson

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre John Cusack