Antimilitarismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Manifestação antimilitarista na cidade de Washington durante as cerimônias da segunda posse de George W. Bush.

Antimilitarismo, também conhecido como Antibelicismo, é tanto uma doutrina geralmente relacionada aos movimentos políticos progressistas internacionalistas, principalmente ao anarquismo, como um posicionamento político resultante do impacto dos horrores da guerra e da violência militar. Enquanto doutrina tem como foco central na oposição crítica e total ao nacionalismo e ao imperialismo, principalmente em seu aspecto beligerante de utilização de forças armadas para garantir a soberania de interesses estatais e privados. Diferentemente do pacifismo que se opõe à violência em geral, o antimilitarismo faz oposição específica a guerras promovidas por estados entre si, ou contra populações minoritárias, se contrapondo a toda forma de militarismo.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.