Castlevania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Castlevania
Desenvolvedora(s) Konami
Gênero(s) Ação-aventura, plataforma
Website Konami Tokyo
Konami USA
Portal Portal de jogos eletrônicos
Nota: Este artigo fala da série Castlevania em si; se você procura pelo jogo, veja Castlevania (jogo eletrônico).

Castlevania é uma série de videogame, criada e desenvolvida pela Konami. A série foi criada no Japão e seu título de debuto foi lançado em 26 de setembro de 1986 para o Famicom Disk System, intitulado Akumajō Dracula (悪魔城ドラキュラ, Akumajō Dorakyura?, lit. "Castelo Demoníaco do Dracula"), seguido por um remake para a plataforma MSX2 em 30 de outubro de 1986. Apesar da conversão para MSX2 (de título Vampire Killer na Europa e no Brasil) ter sido lançado primeiro fora do Japão, a série não recebeu grande atenção fora do país até que a versão para Famicom Disk System ter sido convertida para o formato de cartucho para o Nintendo Entertainment System e internacionalizada para lançamentos de Castlevania na América do Norte e na Europa em 1987. Logo em seguida, a série se tornou um ponto de referência na criação de jogos de plataforma e ação.[1]

A série sofreu um reboot em 2010, através do jogo Lords of Shadow, numa parceria entre a Konami, MercurySteam e Kojima Productions.[2] . O jogo conta o surgimento do Conde Drácula e sua ligação com os Belmont através de uma nova perspectiva, já que essa história já havia sido contada através do jogo Castlevania: Lament of Innocence.

A série Castlevania é uma das mais famosas séries da Konami, possuindo títulos que já foram lançados para diversas plataformas, incluindo Nintendo Entertainment System, Super Nintendo Entertainment System, Nintendo 64, Game Boy, Game Boy Advance, Nintendo DS, Wii, Sega Mega Drive, Sega Saturn, PlayStation, PlayStation 2, Playstation 3, PlayStation Portable, Xbox, XBox 360, PC Engine, Commodore 64, Sharp X68000, Commodore Amiga, PC MS-DOS e Microsoft Windows. Outros jogos também já foram lançados para celulares e PCs de bolso.[3] [4]

Jogos[editar | editar código-fonte]

A tabela a seguir mostra os jogos da série em ordem de lançamento. Muitos dos títulos são remakes ou relançamentos. Castlevania é uma das poucas séries de videogame presente em praticamente todas as plataformas. Além dos títulos da tabela, existem outros três (dois originais e um remake de Symphony of the Night) que foram cancelados pelos produtores (e portanto não foram realmente lançados), motivo pelo qual eles não aparecem na tabela.

Diversos titulos da série foram posteriormente relançados para outras plataformas, porém a tabela lista apenas a plataforma em que o titulo foi lançado originalmente.

A série também marca presença em outras formas de mídia.

Ano de lançamento Título do jogo Plataforma
1986 Vampire Killer MSX
1987 Castlevania NES
1988 Castlevania II: Simon’s Quest NES
1988 Haunted Castle Arcade
1989 The Castlevania Adventure Game Boy
1990 Castlevania III: Dracula's Curse NES
1991 Super Castlevania IV SNES
1991 Castlevania II: Belmont's Revenge Game Boy
1993 Dracula X: Rondo of Blood PC-Engine
1994 Castlevania: Bloodlines Mega Drive
1995 Castlevania: Dracula X SNES
1997 Castlevania: Symphony Of The Night PlayStation
1997 Castlevania Legends Game Boy
1998 Dracula X: Nocturne In The Moonlight Saturn
1999 Castlevania 64 Nintendo 64
1999 Castlevania: Legacy of Darkness Nintendo 64
2001 Castlevania Chronicles PlayStation
2001 Castlevania: Circle of the Moon GBA
2002 Castlevania: Harmony of Dissonance GBA
2003 Castlevania: Aria of Sorrow GBA
2003 Castlevania: Lament of Innocence PlayStation 2
2003 Konami Collector’s Series* PC
2005 Castlevania: Dawn of Sorrow Nintendo DS
2005 Castlevania: Curse of Darkness PlayStation 2 e Xbox
2006 Castlevania: Portrait of Ruin Nintendo DS
2007 Castlevania: The Dracula X Chronicles PlayStation Portable
2007 Castlevania: Order of Shadows Celular
2008 Castlevania: Order of Ecclesia Nintendo DS
2008 Castlevania Judgment Wii
2009 Castlevania: The Arcade Arcade e Wii
2010 Castelvania Adventure Remake Wii
2010 Castlevania Harmony of Despair Xbox 360 e Playstation 3
  • Konami Collector’s Series não é exatamente um lançamento da série Castlevania, mas sim um pacote lançado pela Konami com seus 5 títulos de maior sucesso no NES (dentre eles os três Castlevania do console) relançados para PC, também incluído ao "pacote" de sucessos, Contra e Super Contra (Super C).

Sub-série Lords of Shadow[editar | editar código-fonte]

Em 2011 a Konami, junto com a Mercury Steam e Kojima Productions, relançaram a série com o subtítulo Lords of Shadow, o qual dá um reboot na série, relançando-a com uma nova história e uma nova inter-relação entre os personagens, de forma independente ao que já havia sido feito na série original.

A nova série possuí os seguintes títulos:

Ano de lançamento Título do jogo Plataforma
2011 Castlevania: Lords of Shadow PlayStation 3 e Xbox 360 e PC
2012 Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate PlayStation 3 e Xbox 360
2014 Castlevania: Lords of Shadow 2 PlayStation 3, Xbox 360 e PC

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A série é focada na guerra entre a família Belmont (lendário clã de caçadores) contra o Conde Dracula. A história base seria que a cada 100 anos Dracula ressucitaria e um Belmont deveria derrotá-lo antes que dele cumprir sua vingança e dominar o mundo, porém com o passar do tempo (ou seja, a medida que os titulos foram sendo lançados) Drácula passou a ser ressucitado por seus servos fora dos intervalos centenários. De início a série focava mais os Belmonts e seus descendentes, porém logo surgiram alguns protagonistas, como Soma Cruz e Shanoa, que são quase que completamente não-relacionados.

A série é parcialmente baseada no romance de Bram Stoker, Drácula. Além disso, o romance é incluído na cronologia oficial da série, com os eventos de Castlevania: Bloodlines acontecendo logo após os eventos do romance.[5] A conexão vai até um pouco mais longe, ao ponto de se dizer que Quincey Morris, um personagem do romance, é um descendente do clã Belmont.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome Castlevania é originado da junção das palavras Castle (castelo, em inglês) com Transilvânia (região histórica da Roménia conhecida por ter sido a terra natal de Vlad Ţepeş, que inspirou o personagem Dracula). Assim, o nome da série poderia ser traduzido para o português como Castelo da Transilvânia, ou mesmo para Castelvânia. Já o nome original, em japonês, (悪魔城ドラキュラ|Akumajō Dorakyura|), significaria algo como Castelo Demoníaco (ou Maligno) do Dracula. Já os subtítulos, geralmente, acrescentam características da história. A tabela mostra possíveis traduções para o português dos subtítulos da série. Nota-se a grande utilização de termos artísticos (principalmente de notação musical).

Título em inglês Tradução possível Título em inglês Tradução possível
Vampire Killer' ’’Matador de vampiros’’ Simon’s Quest ’’A busca de Simon’’
Haunted Castle ’’Castelo Fantasma’’ ou ’’Castelo assombrado’’ The Castlevania Adventure' ’’A aventura em Castlevania’’
Dracula's Curse' ’’A maldição de Dracula’’ Belmont's Revenge' ’’A vingança dos Belmont’’
Rondo of Blood ’’Rondó de sangue’’ Bloodlines ’’Linhagens Sanguíneas’’ ou ’’Linhas de Sangue’’
Symphony Of The Night' ’’Sinfonia da Noite’’ Castlevania Legends ’’A Lenda de Castlevania’’
'Nocturne In The Moonlight' ’’Noturnos na luz da Lua (ou no luar)’’ Legacy of Darkness' ’’Legado da Escuridão’’
Circle of the Moon ’’Circulo da Lua’’ Harmony of Dissonance Harmonia da Dissonância
Aria of Sorrow' ’’Ária dos pesares (ou "pêsames", ou ainda "tristeza")’’ Lament of Innocence ’’Lamento da Inocência’’
Dawn of Sorrow ’’O Amanhecer dos Pesares’’ Curse of Darkness ’’A Maldição das Trevas’’
Portrait of Ruin' ’’Retrato da Ruína’’ Order of Shadows' Ordem das Sombras
Order of Ecclesia ’’Ordem de Eclésia (ou “da Igreja”)’’ Castlevania Judgment Julgamento de Castlevania
Lords of Shadow ’’Senhores da Sombra’’ Mirror of Fate ’’Espelho do Destino’’

Elementos comuns[editar | editar código-fonte]

Os jogos mais antigos da série pegavam emprestados matérias modificados da era de filmes de terror e monstros do Expressionismo Alemão. Também foram incluídos várias criaturas mitológicas. Entre as criaturas da que aparecem nos jogos estão zumbis, lobisomens, o monstro de Frankenstein, A Múmia, o ciclope, a górgona Medusa, fantasmas, golems, o Ceifador como braço direito do Drácula e o próprio Drácula.

A maioria das armas que os jogadores usam são semelhantes às da Idade Média, e armas mágicas geralmente possuem propriedades elementais, sendo as principais fogo, relâmpago e gelo. Os protagonistas dos jogos mais recentes íncluem no arsenal inclusive armas de fogo. Também nos jogos mais recentes (principalmente à partir do Symphony of the Night, de 1997) surgem várias vestimentas, sapatos e acessórios, que podem ser coletados e equipados para aumentar as estatísticas ou atribuir certas habilidades ao jogador. Moedas e corações (em algumas vezes cristais), que possuem papéis variantes dependendo do jogo, são encontrados ao quebrar luzes, candelabros e alguns outros elementos dos cenários e ocasionalmente ao derrotar inimigos. Salas de save e teletransportes são estrategicamente colocadas pelo mapa para permitir aos jogadores recarregar a barra de vida ou mover-se instantaneamente para outra área do mapa.

Uma das armas mais icônicas da série é o chicote "Vampire Killer" ("Matador de Vampiros"). Ele é descrito como uma arma lendária usada pelos Belmonts na batalha contra o Conde Dracula e seus ascetas, apesar de às vezes ele também ser passado e usado por outras famílias. Outros nomes e termos usados para ele são "Mystic Whip" ("Chicote Místico"), "Holy Whip" ("Chicote Sagrado") e "Whip of Alchemy" ("Chicote de Alquimia", para sua forma incompleta em Lament of innocence). A história por trás do chicote é mostrada em Castlevania: Lament of Innocence, onde o alquimista Rinaldo Gandolfi, através da alquimia, o cria como uma poderosa arma contra as criaturas das trevas e o dá para Leon Belmont, um ex-Cruzado. O chicote é mais tarde fundido com a alma pura e boa de Sara Trantoul (noiva de Leon que fora mordida por um vampiro) para criar o Vampire Killer, que se faria presente, de uma forma ou de outra, em quase todos os jogos da série. O chicote dá a alguns Belmonts habilidades super-humanas.

Porém o chicote somente poderia ser usado por aqueles que possuíssem os "Cromossomos do Deus da Guerra Belmont", já que o chicote simplesmente drena a vida dos usuários que não fazem parte da linhagem Belmont. Isto foi descoberto por John Morris quando, após sua batalha contra Dracula, ele notou que suas feridas nunca se curavam. Incapaz de utilizar os poderes da Vampire Killer por completo sem ferir a sua própria vida, ele brevemente sucumbiu e faleceu. Contudo, seu filho, Jonathan Morris, foi capaz de usar todo o poder do chicote por um curto período de tempo através de um ritual feito pelas irmãs Lecarde. O ritual necessitava que Jonathan derrotasse a memória do ultimo Belmont a utilizar o chicote, Richter Belmont.[nota 1] Após Jonathan derrotar Dracula, o chicote retornou à família Belmont.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Cronologia[editar | editar código-fonte]

A história cronológica da série não obedece à ordem em que os jogos foram lançados.[6] A Tabela a seguir mostra os jogos que formam a cronologia oficial da série Castlevania, os jogos spin-offs (como Castlevania Legend's, Circle Of Moon e os títulos do Nintendo 64, por exemplo) não são mencionados pois são considerados apenas como histórias alternativas ou paralelas a série oficial de Castlevania pelos próprios produtores. Alguns jogos possuem mais de uma versão, e estas também estão listadas na tabela.

Vale resaltar também que, em 2010, com lançamento de Castlevania: Lords of Shadows, iniciou-se uma nova cronologia (ou uma cronologia paralela) da série.

Ano Título ou evento
1094 Castlevania: Lament of Innocence
1094-1475 Dracula escondido em terras estrangeiras, conhece sua 2ª esposa e nascimento de Alucard
1476 Castlevania III: Dracula's Curse
1479 Castlevania: Curse of Darkness
1576 Castlevania: The Adventure e Castlevania Adventure ReBirth
1591 Castlevania II: Belmont's Revenge
1691 Castlevania, Vampire Killer, Haunted Castle, Super Castlevania IV e Castlevania Chronicles
1698 Castlevania II: Simon's Quest
1748 Castlevania: Harmony of Dissonance
1792 Akumajō Dracula X Chi no Rondo, Castlevania: Dracula X e Dracula X Chronicles
1797 Castlevania: Symphony of The Night e Dracula X: Nocturne in the Moonlight
1798 Castlevania: Nocturne of Recollection, radionovela japonesa
1800? Castlevania: Order of Ecclesia
1820? Dracula é ressucitado por seus servos e derrotado pelo caçador Morris Baldwin e seus aliados.

dez anos depois(1830) baldwin e seu filho junto com o filho de seus aliados repete o feito no jogo

Castlevania: Circle of the Moon.

1897 Drácula, romance de Bram Stoker
1917 Castlevania: Bloodlines
1944 Castlevania: Portrait of Ruin
2035 Castlevania: Aria of Sorrow
2036 Castlevania: Dawn of Sorrow

Notas

  1. Cquote1.png Jonathan: The vampire's control seems to be fading. It's a success! / Charlotte: Well, of course. "No problem", as you would say. / Loretta: We... What have we been doing? / Stella: ... The heir to the Vampire Killer. Jonathan Morris, correct? I apologize for all that we have put you through. / Jonathan: Huh? Oh sure. N-No problem. / Stella: And Miss Charlotte, thank you so much for setting us free. / ... / Stella: One more thing. It's about the Vampire Killer. / Loretta: We can perform a ritual to unlock the power of the whip. Cquote2.png // Castlevania: Portrait of Ruin (DS); Konami, 05/12/2006.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Castlevania
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Castlevania