Console portátil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um Console portátil ou Consola portátil é um aparelho eletrônico de dimensões reduzidas para que possa ser facilmente transportado. Tem como objetivo executar jogos eletrônicos como num Video game. Para isto o aparelho possui tela, controles e caixas de som acoplados juntamente com o console alimentado por pilhas ou baterias.

Os Primeiros Videogames portateis foram criados na segunda geração de consoles (entre 1977 e 1985) os principais lançados foram Mattel Eletronic's Games (auto race, basketball, Football), Microvision, Brick Game e Game & Watch, depois pela quarta geração de consoles e as marcas videogames mais famosas do mundo,(Sega, Nintendo e o Atari) que criaram o Sega Game Gear, Game Boy e Atari Lynx respectivamente, e todos lançados entre 1989 a 1992 em todo o mundo. o Depois, vieram os portateis da quinta geração, e somente a Nintendo continuou da quarta para a quinta geração, com o Game Boy Color, e também foram lançados novos consoles, o Neo Geo Pocket, pela SNK e o Game.com, pela Tiger Electronics, todos entre 1997 a 1999.

Na Sexta Geração, foram lançadas continuações da Nintendo e da SNK, o Game Boy Advance e o Neo Geo Pocket Color respectivamente, alem do novo N-Gage, lançado pela Nokia como um smartphone que roda jogos e foi considerado um videogame, e a sexta geração foi lançada entre 1998 a 2005.

Na Sétima Geração, foram lançados os novos consoles da Nintendo e da Sony. A Nintendo lançou o Nintendo DS, Nintendo DS Lite, Nintendo DSi e Nintendo DSi XL, enquanto a Sony lançou o PSP e o PSP Go!, entre 2004 e 2010.

Atualmente, está em produção a Oitava Geração, que começou com consoles portateis em 2011 pela Nintendo, com o Nintendo 3DS e logo depois, o Nintendo 3DS XL, e a Sony lançou em 2011-2012 o PS Vita

Consoles portáteis não devem ser confundidos com celulares que rodam jogos, já que os portáteis são aparelhos projetados para terem como objetivo principal rodar jogos eletrônicos.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Console portátil

Predefinição:Videogame

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.