Gunpei Yokoi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Gunpei Yokoi, também podendo ser escrito Gumpei Yokoi (横井 軍平 Yokoi Gunpei, 10 de setembro de 19414 de outubro de 1997) foi uma das mais importantes figuras na história da companhia de Video game Nintendo, tendo criado o minigame Game Boy, e sendo criador e produtor das séries de jogos chamadas Metroid e Kid Icarus. Nascido em Quioto, ele foi um produtor de tecnologias.

Nintendo[editar | editar código-fonte]

Brinquedos[editar | editar código-fonte]

A Nintendo, uma companhia com mais de 100 anos, já vendeu diferentes produtos, que variam de um baralho chamado Hanafuda no final do século XIX até os video games, dos tempos atuais. Yokoi começou a trabalhar na companhia em 1965,depois de se formar na faculdade de eletrônicos da Universidade de Doshiha e começou a trabalhar em uma linha de produções de cartas de Hanafuda.

Em 1970, Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo naquela época chamou Yokoi e pediu-lhe que desenvolvesse algo para as compras de Natal. Yokoi entregou-lhe no outro dia um produto, aprsentando a Yamauchi a Ultra Hand, um brinquedo que era um braço extensível designado para a diversão. A Ultra Hand foi um enorme sucesso vendendo 1.2 milhão de unidades. Yokoi desenvolveu também vários outros brinquedos, durante a era de brinquedos da Nintendo, incluindo o quebra-cabeça Ten Billion Barrel, uma maquina de arremessar bolas de baseball chamada Ultra Machine, um Love Tester. Outra invenção dele, com a colaboração de Masayuki Uemoura da Sharp, foi o conjunto do jogos com a Nintendo Gun, o Precursor da Nes Zapper.

Game & Watch[editar | editar código-fonte]

A Nintendo começou eventualmente a vender video games, e Yamauchi pediu para Yokoi para fazer algo que mudasse os video games. O resultado foi a popular série de portáteis da Nintendo, o Game & Watch. O Game & Watch era joguinhos individuais com aproximadamente o tamanho de um cartao de crédito, e tinha uma tela de cristal líquido. Alguns consideram a série de pequenos portáteis um protótipo do Game Boy, que foi lançado mais tarde e acabou sendo o maior projeto de Yokoi. A maioria desses joguinhos apresentava um botão direcional em cruz, que muitos chamam de D-Pad.

A série Game & Watch teve 59 títulos entre 1980 e 1986. Vários jogos populares de fliperama foram transformados em títulos do Game & Watch, incluindo Donkey Kong e Super Mario Bros., que Yokoi ajudou a criar junto com Shigeru Miyamoto. Vários desses títulos de Game & Watch foram incluídos em uma larga série de games de compilação lançada em vários Game Boy, e incluía clássicos assim como versões reinventadas de Ball, Flagman, Oil Panic e Fire entre outros títulos. Estes são conhecidos como a série Game & Watch Gallery.

Game Boy[editar | editar código-fonte]

Talvez o maior sucesso criado por Gunpei seja o videogame portátil Game boy, em 1989.

Virtual Boy[editar | editar código-fonte]

Um dos maiores fracassos da Nintendo, pelo fato do Video game portátil causar dor de cabeça, e atrapalhar o desenvolvimento dos olhos de crianças menores de 7 anos, sem falar que o numero de jogos feitos para ele foram pouquíssimos. Apesar do processador dele ter 32 bits, um jogo para Super Nintendo, ou até Nintendo 8 bits podia ser considerado melhor do que um jogo de Virtual Boy. A Nintendo vendeu seu estoque por liquidação e fingiu que nada tivesse acontecido.

A morte[editar | editar código-fonte]

Um ano depois do Virtual Boy (1996), Yokoi morreu em um acidente de automóvel.