Sega Nomad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sega Nomad
Genesis Nomad.jpg
Fabricante Sega
Tipo portátil
Geração 5ª geração
Lançamento 13 de outubro de 1995
Unidades
vendidas
1 milhão
Mídia Cartucho
CPU Motorola 68000

Sega Nomad foi um videogame portátil lançado pela SEGA por volta de 1995 e que utilizava cartuchos de Mega Drive. Foi lançado oficialmente nos Estados Unidos e no Japão. Chegou a ser vendido no Brasil por meio de importadoras. Durante a fase de produção foi chamado de Projeto Vênus.

Características[editar | editar código-fonte]

Nomad era basicamente uma consola Mega Drive portátil. Tinha uma tela LCD colorida de 3,25 polegadas. Utilizava seis pilhas AA. Possuía saída A/V caso o usuário quisesse ligá-lo a uma televisão e caso isso acontecesse a tela do Nomad continuava a funcionar, permitindo que duas pessoas jogassem ao mesmo tempo, visto que o Nomad também possuía entrada para outro comando de controlo.

Problemas[editar | editar código-fonte]

Apesar de ter uma boa tela, totalmente em cores, e contar com o grande acervo de jogos de Mega Drive, o Nomad não teve uma longa vida. Primeiramente, as pilhas eram consumidas muito rapidamente, duravam apenas 90-160 minutos. O que tornava mantê-lo extremamente caro. A SEGA vendia um pacote com pilhas recarregáveis em separado, mas era difícil encontrá-lo. Pilhas AA recarregáveis não eram recomendadas devido a diferença de voltagem (as pilhas Ni-Cd fornecem 1.2 em vez de 1.5 das alcalinas). E pilhas Ni-Mh não estavam disponíveis na época. Houve uma queda significante no preço, mas isso não impediu o fim da carreira do Nomad. Nessa época, já eram lançados o Sega Saturn, Sony Playstation, e o Nintendo 64.