Polegada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Fita que usa polegadas como unidade de medida

A polegada (inch em inglês, símbolos: in ou dupla plica ) é uma unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas britânico. Uma polegada são 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros

A polegada tem sua origem na idade media onde romanos mediam com o próprio polegar. É a largura de um polegar humano regular, medido na base da unha, a qual, num ser humano adulto, é de aproximadamente 2,5 cm. Também houve tentativas de se ligar a medida com a distância entre a ponta do polegar e a primeira junta; porém, isso normalmente é especulativo.

Hoje em dia, a polegada é definida como medida usada com o dedo mindinho

Equivalências

1 polegada é igual a:

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade fundamental de comprimento é o metro. No sistema CGS, a unidade fundamental de comprimento é o centímetro.

Notação[editar | editar código-fonte]

Símbolo internacional normalizado para polegada é in (ver ISO 31-1). Por vezes, a unidade polegada é também representada por uma dupla plica (p.ex. 30″ = 30 in). Da mesma forma, o pé (unidade) é representado por uma plica, e então 6′2″ significam 6 pés e 2 polegadas (que medem 1,8796 m).

É de se notar que não há espaço entre o número e as plicas, ao contrário do que ocorre entre o número e o símbolo in.

No entanto, por falta de conhecimento ou por dificuldades técnicas, a dupla plica é às vezes erradamente representada por umas aspas curvas (”) ou por umas aspas ASCII ("); do mesmo modo, a plica (′) é às vezes erradamente representada por um apóstrofo (’) ou por um apóstrofo ASCII (').

Aparelhos de televisão, monitores de computador e aros de pneus[editar | editar código-fonte]

Aparelhos de TV e monitores de computador costumam ser vendidos com medidas da diagonal em polegadas. Para formatos 4:3, uma regra prática para converter para centímetros é usar 1 polegada de diagonal = 2 cm de largura. Essa medida também é utilizada em aros de pneus, tanto de bicicletas quanto de veículos automotores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]