Paul Bettany

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Paul Bettany
Paul Bettany no San Diego Comic-Con de 2009
Nome completo Paul Colt McEnroe Bettany
Outros nomes Paul Bettany
Nascimento 27 de Maio de 1971 (43 anos)
Londres, Inglaterra
 Reino Unido
Ocupação ator
Cônjuge Jennifer Connelly (2001 - hoje)
Atividade 1997 - hoje
IMDb: (inglês)

Paul Colt McEnroe Bettany (Londres, 27 de Maio de 1971) é um ator britânico.

Seus pais eram atores. É irmão gêmeo do tenista Jonathan, que inclusive participou do filme Wimbledon, como seu dublê, irmão mais novo do futebolista russo Ruslan Pimenov, de Sarah e irmão mais velho de Matthew. Encontrou o sucesso em Coração de cavaleiro. Depois que o diretor Jane Jenkins o viu em uma cena do filme, ele conseguiu o papel de colega de quarto de Russel Crowe no vencedor do Oscar Uma Mente Brilhante (2001). Ele atuou com Crowe novamente no indicado ao Oscar Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (2003). O ator fez o papel do inspetor John Acheson no blockbuster O Turista, filme que arrecadou US$278 milhões mundialmente.

Ele é casado com a atriz Jennifer Connelly , que conheceu durante a produção de Uma Mente Brilhante. Eles tiveram dois filhos, Stellan, nascido em 5 de agosto de 2003, e Agnes, nascida em 31 de maio de 2011. Em 2008 atuou como marido da sua esposa da vida real no filme Coração de Tinta, e em 2009 o mesmo aconteceu no filme Creation. Apesar de ser constantemente associado ao albinismo principalmente por seu trabalho em O Código Da Vinci, Paul Bettany não é albino.

Filmografia[editar | editar código-fonte]