Michael Bay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Bay

Michael Benjamin Bay (Los Angeles, 17 de Fevereiro de 1965) é um diretor e produtor de cinema americano.[1] [2] [3]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Depois de lançar sua carreira como diretor de vídeo e música comercial foi logo premiado, Michael rapidamente emergiu como um dos diretores de Hollywood mais ousadas de longa-metragem. Caracterizado por suas sequências de estilo visual e de ação de alta octanagem agressivos que se tornaram sua assinatura cinematográfica, os filmes que Michael dirigiu e produziu através de suas duas empresas de produção já arrecadaram 6,5 bilhões de dólares em todo o mundo.

Seu currículo como diretor inclui os filmes "Bad Boys" e "Bad Boys 2", "A Rocha", "Armagedom", "Pearl Harbor", "A Ilha", bem como quatro "Transformers" . A franquia já arrecadou mais de 2,4 bilhões dólares; a mais recente foi "Transformers: A Era da Extinção", aberto em um escalonamento 300 milhões dólares em todo o mundo e quebrou recordes de bilheteria na China.

Bay também tem três programas de televisão na produção, e está produzindo quatro filmes adicionais. Ele é o fundador e sócio-diretor da Platinum Dunes, uma empresa de produção originalmente concebida para dar talentosos diretores comerciais e vídeo a oportunidade de entrar no mundo do recurso.

Formado pela Universidade de Wesleyan e Art Center College of Design, Bay ganhou praticamente todos os prêmios principais no setor comercial, incluindo Cannes 'Golden Lion, o Grande Prêmio Clio, e o "Directors Guild of Diretor Comercial of America". Sua campanha "Got Milk?" Reside na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Um nativo de Los Angeles, Michael chamou Miami casa para os últimos três anos. Bay Films agora opera a partir de South Beach, enquanto Platinum Dunes de Santa Monica.

Como diretor[editar | editar código-fonte]

Como produtor[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Curtis, Brian (2005-06-15). The Bad Boy of Summer Slate.com The Slate Group. Visitado em 2010-07-03.
  2. Sobel, Ian (2009-06-23). The Michael Bay Explosion Tournament ScreenJunkies.com. Visitado em 2010-07-03.
  3. a b c d e Pomerantz, Dorothy (2009-06-22). Michael Bay: Making Movies, Enemies and Money Forbes.com Forbes. Visitado em 2010-07-03. Cópia arquivada em 2012-09-03.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Michael Bay



Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.