Royal Academy of Dramatic Art

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O teatro da academia

A Royal Academy of Dramatic Art (RADA, Real Academia de Arte Dramática) é uma escola de arte dramática inglesa, fundada em 1904 por Sir Herbert Beerbohm Tree, considerada uma das melhores do mundo.

A RADA é afiliada do Conservatoire for Dance and Drama e os seus diplomas mais elevados são validados pela King's College de Londres. O seu diretor atual é Edward Kemp. O presidente é Sir Stephen Waley-Cohen e o vice-presidente é Alan Rickman.

Nas instalações da RADA existem cinco teatros e um cinema, a sede fica em Gower Street e existe um segundo edifício em Chenies Street. Além dos teatros e do cinema, a RADA possui ainda uma biblioteca com mais de 30 000 livros sobre vários temas, tais como guarda-roupa, cinema, crítica, belas-artes, poesia, História social, cenografia, técnicas de teatro, História do teatro, guiões e ainda cerca de 10 000 peças de teatro e biografias. Além disto, possui uma oficina de arte, uma sala de guarda-roupa, estúdios de dança e luta, estúdios de design, oficinas de trabalhos em madeira e metal, um estúdio de gravação, salas de ensaio e um bar exclusivo para estudantes e funcionários da RADA.

Todos os anos a RADA aceita 28 novos estudantes para o seu curso de 3 anos em representação. Os alunos são selecionados através de uma audição. Além da representação, a RADA possui ainda cursos de mais curta duração em técnicas e direção teatral e formações em produção teatral, guarda-roupa, cenografia, construção de cenários e design elétrico e iluminação teatral. Oferece ainda um mestrado em Estudos de Guião e Representação em conjunto com a Birkbeck College da Universidade de Londres.

Antigos alunos[editar | editar código-fonte]

Alguns dos atores mais conhecidos que estudaram na Royal Academy of Dramatic Art incluem:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.